Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Sustentabilidade Empresarial
2
Sustentabilidade Empresarial
Pressupostos Objectivo Continuar a criar valor para todos os Stakeholders no longo prazo Estratégia Através do aperfeiçoamento de práticas e processos de negócios em três áreas (triple bottom line): Económica Ambiental Social Sustentabilidade Empresarial Sustentabilidade Empresarial
3
Sustentabilidade Empresarial
Pressupostos Princípios orientadores de actuação .Estratégia Europeia para o Desenvolvimento Sustentável .United Nations Global Compact .European Telecommunication Network Operators .World Business Council for Sustainable Development .Legislação Portuguesa Apresentação de indicadores .In accordance with Global Reporting Initiative Sustentabilidade Empresarial Sustentabilidade Empresarial
4
Orientação estratégica
Sustentabilidade Empresarial é parte integrante da estratégia do Negócio e coerente com o core business do Grupo Pilares da sustentabilidade para o Grupo : Económico, Social, Ambiental Transversalidade da orientação estratégica a todas as empresas do Grupo, a nível nacional Gestão da Sustentabilidade – Comité de Sustentabilidade Sucessiva identificação e alinhamento com as melhores práticas Monitorizar e avaliar a implementação da estratégia Dinamização da Responsabilidade Social – Fundação Portugal Telecom Sustentabilidade Empresarial
5
Sustentabilidade Empresarial
Dimensões de actuação Dimensão Económica Dimensão Ambiental Dimensão Social . Modelo de Governo . Gestão de Risco e de Crise . Códigos de Conduta . Costumer Relationship Management . Gestão de Marca . Desenvolvimento de Serviços . Impacte Ambiental (Eco-Eficiência) . Relato Ambiental . Política Ambiental / Sistema de Gestão . Estratégia Energética . Políticas de Recursos Humanos . Atracção e Retenção de Talentos . Voluntariado . Cidadania / Filantropia . Relacionamento com Stakeholders .Modelo para Fornecedores .Impacte serviços telecom .Inclusão Digital Sustentabilidade Empresarial
6
Enfoque da actuação Até 2005 Depois de 2005
. Adopção de princípios . Códigos de conduta . Optimização de processos . Procedimentos . Sistematização de indicadores . Quantificação . Processos de controle . Periodicidade . Planos de acções correctivas Ética + Transparência + Rigor + Comparabilidade Sustentabilidade Empresarial
7
Stakeholders identificados
Comunidade financeira Clientes Entidades reguladoras Fornecedores Media Colaboradores Sociedade Sustentabilidade Empresarial
8
Sustentabilidade Empresarial
Atitude Sustentável Modelo de Actuação Sociedade Parceiros Informar Compromissos Comunicar Clientes Formar Entidades Reguladoras Dialogar Comunidade Financeira Media Colaboradores Sustentabilidade Empresarial
9
Sustentabilidade Empresarial
Atitude Sustentável Conduta de actuação Forma de actuação Relacionamento com stakeholders Transparência Canais de Comunicação Relatório Sustentabilidade Rigor Ética Fundação Portugal Telecom Sustentabilidade Empresarial
10
Performance Mensurável Sustentabilidade Empresarial
Resultado esperado Performance Mensurável Económica Ambiental Social = Valor do Grupo Sustentabilidade Empresarial
11
Sustentabilidade Empresarial
Factos relevantes Nomeação do Comité de Sustentabilidade, transversal ao Grupo Criação da Fundação Portugal Telecom Divulgação do 1º e 2º Relatório de Sustentabilidade da PT Integração da PT e da PTM no FTSE 4 GOOD Índex Recepção do Prémio de Empresa Familiarmente Responsável Recepção dos Prémios de Melhor CFO do Sector das Telecomunicações e Melhor Investor Relations Officer do Sector das Telecomunicações Recepção do Prémio de Cidadania Empresarial – Sustentabilidade Económica Obtenção de certificação ambiental em 4 empresas do Grupo Sustentabilidade Empresarial
12
Sustentabilidade Empresarial
Relatório Sustentabilidade Empresarial
13
Compromissos de Sustentabilidade
.Maior eficiência energética e de gestão de resíduos .Parcerias de I&D para estudos de impacte ambiental .Crescimento financeiro com respeito pela sociedade e ambiente .Reforço dos canais de Interacção com os stakeholders .Construção da Sociedade da Informação e Conhecimento .Apoiar a Comunidade .Atrair e reter talentos Económico Ambiental Social Sustentabilidade Empresarial
14
Objectivos de Desenvolvimento do Milénio
1.Erradicar a pobreza extrema e a fome 2.Alavancar a educação primária universal 3.Promover a igualdade do género e capacitar as mulheres 4.Reduzir a mortalidade infantil 5.Melhorar a saúde materna 6.Combater o HIV/SIDA, a malária e outras 7.Assegurar a sustentabilidade ambiental 8.Desenvolver uma parceria global para o desenvolvimento Meta 18 Em cooperação com o sector privado, tornar acessíveis os benefícios das novas tecnologias, em especial das tecnologias de informação e comunicação Sustentabilidade Empresarial
15
Sociedade do Conhecimento
O empenho da PT na construção da Sociedade de Informação e do Conhecimento passa por : Disponibilizar o acesso universal à Banda Larga Criar condições de oferta e incentivos à sua procura / utilização Divulgar, formar e tangibilizar as vantagens da Sociedade da Informação e do Conhecimento Esta é a resposta aos objectivos e aos três eixos de concretização do Plano Tecnológico; Conhecimento, Tecnologia e Inovação contribuindo para o desenvolvimento sócio – económico do país e dos portugueses Sustentabilidade Empresarial
16
Sociedade do Conhecimento
O contributo da PT Actuação a nível nacional Interior / Litoral Programas de sensibilização e formação Disponibilização de acesso à Banda Larga em todo o país Oferta diversificada Escolas Hospitais ONG’s Associações Indivíduos Crianças Seniores Pessoas com necessidades especiais Sustentabilidade Empresarial
17
Sociedade do Conhecimento
Acesso universal à Banda Larga Em todo o território nacional, com base no serviço universal (telefonia fixa básica), acrescentando o acesso à Banda Larga no cabo e no móvel 6ª posição a nível mundial 3º a nível europeu Na taxa de crescimento do ADSL Sustentabilidade Empresarial
18
Sustentabilidade Empresarial
Oferta diversificada Simulador de preços Pré-pagos Soluções adaptadas a cada perfil Produtos/ serviços para pessoas com necessidades especiais Convergência de serviços Planos de preços Descontos para Seniores e reformados Sustentabilidade Empresarial
19
Produtos e serviços especiais
Para pessoas com deficiências Soluções adaptadas Visão Fala Cognição Disfunção neuromotora Audição Telemóvel para cegos Avisador luminoso de chamadas Amplificador portátil Decibel Leitura de textos escritos Telefone com texto Emergência Voz Activa Factura em Braille 118 Braille Linha com destino fixo Programa Aladim Sustentabilidade Empresarial
20
Programas de sensibilização e formação
Promover uma adequada utilização dos serviços Promover uma boa e correcta utilização da Internet Estimular a pesquisa e a criação de conteúdos de qualidade – lúdicos, formativos e informativos Demonstrar as capacidades multimedia da banda larga Aprofundar o universo de conhecimento da população Objectivos Sustentabilidade Empresarial
21
Programas de sensibilização e formação
Projectos a destacar Projecto Estrela A Internet Chega até si PT Escolas Sustentabilidade Empresarial
22
Programas de sensibilização e formação
Projectos a destacar Disponibilização de soluções especiais PT, para pessoas com deficiência, designadamente com paralisia cerebral Projecto Estrela Sustentabilidade Empresarial
23
Programas de sensibilização e formação
Projectos a destacar Sala de formação itinerante dotada de meios e tecnologias de comunicação e de formadores que estimulam a utilização regular da Internet e de aplicações de interesse público A Internet chega até si Sustentabilidade Empresarial
24
Programas de sensibilização e formação
Projectos a destacar Programa em desenvolvimento junto da comunidade escolar que visa combater a info-exclusão e contribuir para a educação no domínio das tecnologias da informação e do conhecimento PT Escolas Sustentabilidade Empresarial
25
A Aventura do Conhecimento
Sustentabilidade Empresarial
26
A Aventura do Conhecimento 2
Sustentabilidade Empresarial
27
A Fundação Portugal Telecom
Sustentabilidade Empresarial
28
Sustentabilidade Empresarial
As suas sugestões A Portugal Telecom reconhece que o seu sucesso a longo prazo depende da forma como se relaciona com a comunidade através do diálogo com todos os stakeholders Agradece, por isso, as sugestões ou comentários que nos queira dirigir por correio electrónico , para continuar a aperfeiçoar a partilha de valor com a comunidade em que está inserida Sustentabilidade Empresarial
29
Sustentabilidade Empresarial
Obrigada pela atenção e interesse Sustentabilidade Empresarial Sustentabilidade Empresarial
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.