A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
DATA: INSIRA A DATA PERÍODO: INSIRA O ANO EMPRESA: INSIRA O NOME DA SUA EMPRESA PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO

2 CRONOGRAMA SUGERIDO DIA 1:
10 min | 1. Alinhamento da equipe com o conteúdo do Planejamento 60 min | 2. Análise de Resultados do negócio até hoje 90 min | 3. Análise FOFA (Forças e Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) 15 min | 4. Pausa para café, banheiro, refresque a cabeça 60 min | 5. Cultura Organizacional 60 min | 6. Pausa para Almoço 60 min | 7. Espaço para ideias pessoais da sua equipe 90 min | 8. Meta Geral 15 min | 9. Pausa para Ideias 90 min| 10. Estratégia Geral 90 min | 11. Metas por Área DIA 2: 60 min | 11. Café da Manhã com “Recap do dia anterior”. 120 min | 12. Objetivos por Área (1 objetivo macro SMART para cada área) 60 min | 13. Pausa para Almoço 120 min | 14. Cronograma de Ações Macro para o Mês 15 min | 15. Pausa para Ideias 90 min | 16. Orçamento Anual 60 min | 17. Equipe (futuras contratações, avaliação de desempenho, metas pessoais) 30 min | 18. Fechamento e encerramento

3 1. Alinhamento com Equipe
Aproveite para iniciar o planejamento estratégico do seu negócio com o "pé direito". Além de alinhar o cronograma com todos os participantes, você pode fazer uma atividade simples para todos entenderem o que pode e o que não pode durante os 2 dias de planejamento. SIM Ex: Foco Tomar café Comer Ir no banheiro discutir educação ouvir aceitar opinião, mesmo não concordando NÃO Ex.: Falar no celular… sem piadas ficar com dúvidas porradas "alugar o tempo" guardar o que tem pra falar

4 2. RESULTADOS

5 NOME DO GRÁFICO 1 Insira seu gráfico aqui.

6 NOME DO GRÁFICO 2 Insira seu gráfico aqui.

7 NOME DO GRÁFICO 3 Insira seu gráfico aqui.

8 ESTATÍSTICAS GERAIS INDICADOR 1: INDICADOR 2: INDICADOR 3:
INDICADOR "n”:

9 Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças
3. ANÁLISE FOFA Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças

10 OPORTUNIDADES Oportunidades podem trazer benefícios ao seu negócio, porém você não consegue influenciá-las ou gerenciá-las. Você poderá apenas adaptar seu negócio para fazer melhor uso delas. Ex.: Lei de incentivo no seu segmento, Aumento do uso de smartphones, Ampliação do acesso e uso da internet, etc... Liste as oportunidades relacionadas ao ambiente do seu negócio aqui.

11 AMEAÇAS Assim como as oportunidades, as ameaças são aspectos externos ao seu negócio e você não pode influenciá-las significativamente. Neste caso, você deverá pensar em estratégias e ações para mitigar ou reduzir o impacto destas ameaças em seu negócio. Ex.: Carga tributária, entrada de novos concorrentes no mercado, etc. Liste as ameaças ao seu negócio aqui.

12 FRAQUEZAS Fraquezas são aspectos inerentes ao seu negócio e você possui total controle sobre elas. Aqui é importante ser o mais verdadeiro possível e listar toda e qualquer ponto que você identifica como ruim ou que precisa ser melhorado. Ex.: Demora na produção, Qualidade no Acabamento do Zíper, Tempo de deslocamento para comprar matérias-primas, etc. Liste as fraquezas do seu negócio aqui.

13 FORÇAS Forças são verdadeiros diferenciais do seu negócio. Aqui é o lugar de você listar tudo aquilo em que você é realmente muito bom. Ex.: Qualidade do produto, Tempo de entrega, Avaliações positivas de clientes. Liste as forças do seu negócio aqui.

14 4. PAUSA p/ IDEIAS

15 5. CULTURA ORGANIZACIONAL

16 Cultura Organizacional
Qual a essência do seu negócio? Como seria o melhor ambiente de trabalho para você? Como você pode produzir mais em menos tempo? Como gerar mais resultado para o negócio? Como podemos bater as metas? Qual o perfil das pessoas que trabalham com você?

17 Cultura Organizacional
Exemplos: Se sentir bem no ambiente de trabalho por acreditar na nossa causa. Ter amor pelo que faz, ansiedade por ver pronto. Não confundir liberdade com falta de responsabilidade. Visão do todo, da empresa. Liste as características da sua cultura organizacional aqui.

18 6. ALMOÇO

19 7. IDEIAS PESSOAIS

20 TÍTULO DA IDEIA 1 by NOME DA PESSOA

21 TÍTULO DA IDEIA 2 by NOME DA PESSOA

22 TÍTULO DA IDEIA 3 by NOME DA PESSOA

23 8. METAS GERAIS

24 METAS GERAIS Meta é um resultado ideal que você considera positivo e importante para seu negócio. Em meta geral, você deverá definir até 3 indicadores os quais serão acompanhados ao longo do ano por você em periodicidade que você considera viável. É importante que você mensure seus resultados, ao menos, 1 vez por mês. Esta meta será acompanhada por você e por todos em sua equipe. Ela, necessariamente, impacta a vida de todos os funcionários e sócios. Ex.: Vendas, Lucro, Despesas.

25 METAS GERAIS (até 3) META 1: NOME META 2: NOME META 3: NOME JAN: FEV:
MAR: ABR: MAI: JUN: JUL: AGO: SET: OUT: NOV: DEZ: META 2: NOME JAN: FEV: MAR: ABR: MAI: JUN: JUL: AGO: SET: OUT: NOV: DEZ: META 3: NOME JAN: FEV: MAR: ABR: MAI: JUN: JUL: AGO: SET: OUT: NOV: DEZ:

26 9. PAUSA IDEIAS

27 10. ESTRATÉGIA GERAL

28 ESTRATÉGIA GERAL Imagine sua estratégia geral como uma diretriz que ajudará você a se manter na linha ao longo do ano. Ela é o como você irá atingir aquela meta geral definida anteriormente. Ela deve apresentar os meios pelos quais todos deverão trabalhar e se esforçar. Uma sugestão para facilitar o processo de criação de estratégia é você listar inicialmente em tópicos e depois elaborar uma redação para finalizar. Mais importante do que o texto é sua estratégia ser viável, inteligente e acessível a todos da sua equipe.

29 EXEMPLO DE ESTRATÉGIA GERAL
"Em 2015, venderemos 2 mil unidades de produtos com ticket médio de R$50,00 e alcançaremos 1,5 mil clientes. Trabalharemos em 3 frentes prioritárias: (a) melhoria na qualidade dos nossos produtos, (b) atendimento excelente e prioritário e (c) atração e retenção de novos clientes."

30 11.METAS por ÁREA

31 ÁREAS DIRETORIA VENDAS PRODUÇÃO COMUNICAÇÃO ADMINISTRATIVO CONTÁBIL FINANCEIRO RH Defina as áreas prioritárias da sua empresa. Este é um exercício importante para você realizar e alinhar sua equipe.

32 VENDAS Insira aqui as metas da área de vendas. Importante definir metas específicas para esta área. Utilize a metodologia SMART para fazer com que as metas sejam criadas de forma inteligente: S - Specific (Específica) M - Mensurable (Mensurável) A - Attainable (Alcançável) R - Relevant (Relevante) T - Timely (Temporal) Exemplo: Pedidos: / mês por representante Vendas: R$ / semana por representante

33 PRODUÇÃO Insira aqui as metas da área de produção. Importante definir metas específicas para esta área. Utilize a metodologia SMART para fazer com que as metas sejam criadas de forma inteligente: S - Specific (Específica) M - Mensurable (Mensurável) A - Attainable (Alcançável) R - Relevant (Relevante) T - Timely (Temporal) Exemplo: Capacidade Produtiva: / mês Prazo de Produção de 1 peça: 2 horas

34 COMUNICAÇÃO Insira aqui as metas da área de comunicação. Importante definir metas específicas para esta área. Utilize a metodologia SMART para fazer com que as metas sejam criadas de forma inteligente: S - Specific (Específica) M - Mensurable (Mensurável) A - Attainable (Alcançável) R - Relevant (Relevante) T - Timely (Temporal) Exemplo: Visitas no Site: visitantes únicos / mês Clientes na Base de s: novos clientes / semana cadastrados na news.

35 ADMINISTRATIVO Insira aqui as metas da área administrativa. Importante definir metas específicas para esta área. Utilize a metodologia SMART para fazer com que as metas sejam criadas de forma inteligente: S - Specific (Específica) M - Mensurable (Mensurável) A - Attainable (Alcançável) R - Relevant (Relevante) T - Timely (Temporal) Exemplo: Lucratividade: 23% Orçamento Planejado VERSUS Orçamento Realizado: 95%

36 CRONOGRAMA SUGERIDO DIA 2: DIA 1:
10 min | 1. Alinhamento da equipe com o conteúdo do Planejamento 60 min | 2. Análise de Resultados do negócio até hoje 90 min | 3. Análise FOFA (Forças e Fraquezas, Oportunidades, Ameaças) 15 min | 4. Pausa para café, banheiro, refresque a cabeça 60 min | 5. Cultura Organizacional 60 min | 6. Pausa para Almoço 60 min | 7. Espaço para ideias pessoais da sua equipe 90 min | 8. Meta Geral 15 min | 9. Pausa para Ideias 90 min| 10. Estratégia Geral 90 min | 11. Metas por Área DIA 2: 60 min | 11. Café da Manhã com “Recap do dia anterior”. 120 min | 12. Objetivos por Área (1 objetivo macro SMART para cada área) 60 min | 13. Pausa para Almoço 120 min | 14. Cronograma de Ações Macro para o Mês 15 min | 15. Pausa para Ideias 90 min | 16. Orçamento Anual 60 min | 17. Equipe (futuras contratações, avaliação de desempenho, metas pessoais) 30 min | 18. Fechamento e encerramento

37 11.CAFÉ da MANHÃ

38 12.OBJETIVO por ÁREA 09h00 às 12h00

39 OBJETIVOS SMART Específico Mensurável Atingível Relevante Tempo

40 ÁREA 1: VENDAS "Atingir X mil visitantes únicos em fevereiro e X milhões no ano de 20XX, com XXX mil cadastros. Manter uma taxa de X% de Conversão de Visitantes em Leads por meio das seguintes ações: Aproveite para descrever as principais ações necessárias para implementar este objetivo.

41 ÁREA 1 DESCRIÇÃO DO OBJETIVO ESPECÍFICO.

42 ÁREA 2 DESCRIÇÃO DO OBJETIVO ESPECÍFICO.

43 ÁREA 3 DESCRIÇÃO DO OBJETIVO ESPECÍFICO.

44 ÁREA 4 DESCRIÇÃO DO OBJETIVO ESPECÍFICO.

45 13. ALMOÇO

46 15. PLANO DE AÇÃO

47 PLANO DE AÇÃO melhor plano de ação é aquele que funciona diariamente como uma ferramenta para você e sua equipe se organizarem. Você poderá utilizar uma série de ferramentas práticas gratuitas ou super acessíveis neste sentido (Kanbanflow, Gqueues ou uma simples planilha no Excel ou Google Drive). Ao criar seu plano de ação, procure seguir as seguintes orientações: Descreva a ação com maior nível de detalhes. Defina um (e apenas um) responsável, independente de ser uma ação que envolva várias pessoas. Isto ajudará na execução e cobrança desta ação. Defina um prazo de entrega / finalização. Defina um orçamento planejado limite para esta ação. Se a ação for longa ou recorrente, defina sub ações ou entregas parciais para ajudá-lo no acompanhamento do plano.

48 16. PAUSA IDEIAS

49 17. ORÇAMENTO MENSAL e ANUAL

50 ORÇAMENTO MENSAL Você poderá acessar o nosso Blog (blog.olist.com) e consultar o modelo de planilha de Orçamento Mensal disponível. Neste orçamento, você deverá considerar os seguintes fatores: Capacidade financeira da empresa Vendas, despesas e lucro mensal Envolva sua equipe na definição do orçamento para que dêem valor ao dinheiro e entendam a importância de zelar pelo seu orçamento individual. Isto é válido não apenas para grandes empresas, mas principalmente para micro e pequenas empresas onde qualquer economia faz grande diferença no final do dia. Defina um responsável em cada área pelo orçamento

51 18. EQUIPE

52 EQUIPE Aproveite para dimensionar sua equipe em aspectos como:
Plano de Carreira Salários e Remuneração Variável Periodicidade de Avaliação de Desempenho Pesquisa de Clima Organizacional

53 FINITO ;)


Carregar ppt "PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google