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Universidade de Brasília Logística Empresarial Prof. Guillermo Asper Grupo 08E: Pedro H. Hatsuia 09/0128516 Rudá Roessler 09/0131916 Daniel Castro 09/0109937.

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1 Universidade de Brasília Logística Empresarial Prof. Guillermo Asper Grupo 08E: Pedro H. Hatsuia 09/0128516 Rudá Roessler 09/0131916 Daniel Castro 09/0109937 Thiago Raymon 09/0133978

2  O ECR, ou resposta eficiente ao consumidor, refere-se a uma estratégia na qual distribuidores e fornecedores trabalham em conjunto para proporcionar maior valor ao consumidor;  Possui como objetivo o estabelecimento de um fluxo de informações e produtos que seja consistente e se incluem bidirecionalmente na cadeia logística integrada, considerando o fluxo de abastecimento do ponto de venda a custos baixos e em estoques adequados.

3  O valor ao consumidor é criado por meio de melhores produtos, melhor disposição e produtos mais frescos.  Para a indústria oferecer maior valor ao consumidor, precisa conseguir economias por meio de melhorias de eficiência, giros mais rápidos de estoque, menor nível de inventário e perda de produtos reduzida.

4  Quatro estratégias de ECR:  Introdução eficiente de novos produtos  O distribuidor é envolvido em todas as etapas do teste (preparação, implementação, avaliação e decisão) e, consequentemente, está comprometido com o resultado. Seu interesse é total nesse processo e faz parte do novo tipo de relacionamento simbiótico de fornecedor e cliente.  Sortimento eficiente da loja  Processo colaborativo entre fornecedor e distribuidor, com o objetivo de determinar o nível de oferta ótimo de um produto, dentro de uma categoria, que atinja o objetivo de satisfação do consumidor e melhore os resultados do negócio.

5  Quatro estratégias de ECR:  Promoção eficiente  Visa simplificar os acordos promocionais entre os integrantes da cadeia de distribuição e negociar um preço, chamado de desconto contínuo.  Reposição eficiente  É a ligação de toda a cadeia de distribuição do ECR em um único fluxo por meio dos seguintes elementos:  Recebimento eletrônico na loja;  Sistema de inventário perpétuo;  Leitura por código de barra, no ponto de venda;  Pedido emitido por computador.

6  Ferramentas que dão suporte à visão global e às estratégias do ECR:  Gerenciamento de categoria:  Forma de os varejistas gerenciarem categorias de produtos para maximizar a eficiência e a lucratividade;  Reposição contínua:  Metodologia just in time ;  Custeio baseado em atividade:  Forma de entender os custos e a rentabilidade associados aos produtos, serviços, canais, clientes e processos da empresa;  Benchmark das melhores práticas;  Maneira de as empresas compararem suas performances em certas áreas com as melhores práticas da indústria;  Pedido acompanhado por computador:  Automação da emissão de pedido por computador e movimentação de mercadorias realizada por leitura óptica e recebimento eletrônico.

7 Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  Implementação de um projeto de Reposição Eficiente entre uma indústria de grande porte e uma rede varejista de pequeno/médio porte.  Gessy Lever, um fornecedor de expressão nacional;  Galassi, um pequeno varejista de expressão regional.  A ferramenta ECR utilizada foi a reposição Eficiente de Mercadorias, modalidade VMI (Vendor Managed Inventory)  O fornecedor abastece o varejista nas quantidades necessárias, por meio de informações de estoque e venda de produtos que este transfere eletrônica e periodicamente àquele, eliminando- se assim o pedido tradicional emitido pelo comprador e encaminhado ao vendedor.

8 Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  A Galassi se utilizava do modelo tradicional de abastecimento, que gerava alguns problemas, como erros no processamento dos pedidos, que resultavam em recebimentos de produtos que não faziam parte da linha de comercialização.  A implementação teve momentos de grande dificuldade em função da mudança cultural que provocou, principalmente na rede Galassi, que, por exemplo, enfrentou dificuldades em assimilar a necessidade de compartilhar informações de estoque com a Gessy Lever.

9 Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  A troca de informações entre os parceiros permitiu o início do projeto;  A mudança da priorização da entrega favoreeu o processo e a Galassi passou a receber os produtos num prazo de 24 horas, o que  Gerou efeito positivo, os primeiros resultados começaram a aparecer em função da redução do estoque.

10 Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  Antes:

11 Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  Depois:

12 Caso prático: Gessy Lever/ Galassi  A revisão dos parâmetros de unitização e otimização de cargas garantiu o êxito do processo e eliminou o receio do excesso de estoque.  Resultados:  O aumento de disponibilidade de produtos provocou um aumentos significativo do volume de vendas.  Conclusão:  A parceria entre fornecedor e distribuidor é condição essencial para a viabilidade do projeto, não fosse a troca de informações e a interação entre ambas as empresas tais resultados não seriam alcançados, ou seja, o trabalho deve ser feito a quatro mãos, com ambas as empresas objetivando ganhos para o consumidor.

13  Definido como uma operação do sistema de distribuição em que os produtos são recebidos, selecionados e encaminhados para outro veículo.  Necessita de grande exatidão quanto ao tempo de entrada e saída de produtos.  Investimento em estoques é reduzido pela eliminação de múltiplos locais de estocagem.  Sicronização é obtida com a otimização da utilização dos recursos do armazém.  Ativos substituídos por informações.

14 Referências:  Hong Yuh Ching. Gestão de Estoques na Cadeia de Logística Integrada : Supply Chain. São Paulo: atlas, 2010. 4ª ed.. Pg. 54 a 66, 137 a 141.  O caso Gessy/Galassi. Reposição Eficiente. Pg. 18 a pg. 27. Créditos:  Subgrupo 2  Pedro H Hatsuia  Thiago Raymon


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