A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr."— Transcrição da apresentação:

1 Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr. Sandro Braga (orientador). Trabalho de Iniciação Científica - PIBIC. Letras Português/Inglês – Campus Tubarão.

2 Introdução O estudo “Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos estudantes de ensino fundamental e ensino médio” (PIBIC 2009/2010) tem como propostas a análise e a descrição de atividades de compreensão leitora sobre o modo como se organiza estruturalmente o gênero discursivo-jornalístico infográfico, quando aplicado como questionário a 100 alunos da 9ª série do ensino fundamental de uma escola particular de Tubarão/SC.

3 Infográfico Compreende-se Infografia como um gênero discursivo jornalístico que utiliza recursos gráfico-visuais para apresentação sucinta e atraente de determinadas informações. Por isso, a motivação do uso deste gênero jornalístico em sala de aula, como suporte de atividades pedagógicas.

4 Infográfico

5 Objetivos Determinação do perfil de leitor dos 100 estudantes pesquisados da 9ª série do ensino fundamental de uma escola particular do município de Tubarão (SC); Análise da percepção dos sujeitos ao diferenciarem gráfico, tabela e infográfico; Determinação de como os estudantes pesquisados nomeia a gripe surgida em 2009; Percepção dos tipos comportamento dos alunos pesquisados ao responderem a testagem elaborado pelo bolsista, nos dois tipos de avaliação, uma com infografismo, outra só com notícia escrita; Opinião dos alunos quanto à facilidade na leitura de infografia.

6 resultados

7 gráfico, tabela e infográfico:
resultados Análise da percepção dos Sujeitos ao diferenciarem gráfico, tabela e infográfico: 86% identificaram o gráfico; 97% identificaram a tabela; 92% identificaram o infográfico;

8 29% Gripe A; 26% Gripe Suína; 31% H1N1.
resultados Determinação de como os estudantes pesquisados nomeia a gripe surgida em 2009 29% Gripe A; 26% Gripe Suína; 31% H1N1.

9 Percepção de três tipos comportamento dos sujeitos alunos pesquisados:
resultados Percepção de três tipos comportamento dos sujeitos alunos pesquisados: Transcrição total do conteúdo proposto para a resolução da questão, comportamento esse verificado majoritariamente nos estudantes com a avaliação infográfica; Resposta pessoal sem a utilização de elementos informativos propostos, comportamento significativo naqueles avaliados somente com texto escrito; Resposta pessoal utilizando elementos de seu próprio conhecimento somados aos adquiridos no material de leitura utilizado na avaliação, esse comportamento foi verificado nos dois grupos, contudo com menor incidência no grupo que utilizou infografismo.

10 Considerações finais Os resultados evidenciam que o infografismo em sala pode constituir-se mais uma das ferramentas de trabalho do professor. O aluno tem direito a práticas de letramento para o exercício pleno das atividades sociais. A imprensa escrita é o resultado de novas necessidades que emergiram possibilitadas pelo avanço tecnológico da sociedade moderna.


Carregar ppt "Infografia: uma necessidade da escola do século XXI para formação dos Estudantes de Ensino Fundamental e Ensino Médio André Henrique Nunes do Carmo. Dr."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google