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1° Exercício Escolar – AP1 Aula de Revisão

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Apresentação em tema: "1° Exercício Escolar – AP1 Aula de Revisão"— Transcrição da apresentação:

1 1° Exercício Escolar – AP1 Aula de Revisão
Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo

2 Contatos Prof. Guilherme Alexandre Monteiro Reinaldo
Apelido: Alexandre Cordel /gtalk: Site: Celular: (81)

3 Roteiro Design da Informação
Importância, Volume e Credibilidade da Informação Sociedade da Informação Comportamento e Direito Digital Conceito de Sistema

4 Design da Informação

5 Dados DADOS puros não servem para NADA.
Dados sem um contexto, não agregam valor, não auferem resultados. Os dados não estão separados da estrutura, são complementares. Assim, informação é o resultado do processamento, manipulação e organização de dados.

6 Exemplo: Dados vs Informação
O que siginificam os dados abaixo? Rui Barbosa 51 CD CPF: RG: Edifício No Prédio Centro de Distribuição

7 Informação Informação advêm de experiências vividas;
Informação vêm do que nossos sentidos podem captar. Assim como para haver informação tem de haver uma relação, sem relação só temos dados. Contexto é a relação entre o texto com informação e a situação em que ele ocorre, o que nos leva a um conhecimento.

8 Ex: Informação vs Conhecimento
O que siginificam os dados abaixo? Gilberto Silva Rui Barbosa 51 CD Contexto: Ficha de Admissão de Funcionário no Centro de Distribuição I da RM Express. Nome Funcionário CPF: RG: Rua Número Lotação: Centro de Distribuição I RM Express

9 Conhecimento Mesmo sendo pessoal, o conhecimento pode ser compartilhado. “A medida que se torna mais pessoal, o conhecimento não pode ser formalmente compartilhado (acaba por tornar-se sabedoria)”. Shedroff (2001) As percepções, experiências e o tempo são fatores primordiais para alcançarmos a sabedoria através do conhecimento.

10 Sabedoria Pessoal, mas compartilhado Pessoal, mas não compartilhado

11 Importância, Volume e Credibilidade da Informação

12 Volume de Informação

13 Credibilidade da Informação
Grande quantidade de fontes; Fontes de informação pouco confiáveis; Informações produzidas por autores “anônimos” aumentam espantosamente. A credibilidade perpassa por três palavras: autoridade; popularidade e; reputação A credibilidade tem o dom de fidelizar.

14 Credibilidade da Informação
Não se deve confiar em informações de blogs, twiters, sites, fóruns e demais meios na web; Tente recorrer a fontes confiáveis, ou que ao menos tenha histórico de credibilidade;

15 Credibilidade da Informação
Não divulgar informação sem antes averiguar a fidelidade da informação; Citar sempre as referências de todas as fontes; Livros, artigos científicos e documentos oficiais, normalmente são fontes credíveis de consulta.

16 SISTEMA

17 O que é um Sistema? Segundo a Teoria Geral dos Sistemas, proposta por Ludwig Von Bertalanffy, na década de 1930, Sistema é um conjunto de partes interdependentes que interagem, conjuntamente, formam um todo unitário com determinado objetivo e efetuam determinada função, e que podem ou não sofrer influência do ambiente. Exemplos de Sistemas: Corpo Humano, Computador, Automóvel e uma Empresa; 17

18 O que é um Sistema? Componentes de um Sistema:
Elementos: subsistemas que podem ser controlados; Relações entre elementos: os subsistemas se relacionam e estabelecem trocas entre si; Objetivo: subsistemas se associam para cumprir um finalidade Ambiente: é a coleção de elementos que não fazem parte de um sistema, e assim não pode ser controlados, mas que podem influenciar o comportamento do sistema. 18

19 O que é um Sistema? A Teoria Geral dos Sistemas propõe os seguintes Conceitos: Homeostase: sistemas buscam equilíbrio, se uma parte não funciona bem, outras têm que compensar; Sinergia: as partes de um sistemas juntas produzem algo maior do que fariam se trabalhado sozinhas; Contração e Expansão: todo sistema é formado ou é parte de outro; Entropia: todo sistema sofre deterioração; Sintropia: contrário a Entropia, força exercida pelo sistema para que o mesmo continue a existir. 19

20 O que é um Sistema? Classificação dos Sistemas:
Sistemas Abertos: estabelecem relação com outros sistemas, sendo eminentemente adaptativos, ou seja, devem ajustar-se constantemente às condições do ambiente. Exemplos: Sociedade, Empresas. Sistemas Fechados: não se associam, nem se influenciam por outro sistema. Exemplos: Relógio de Pulso, Geladeira. 20

21 Sistema Empresa A Empresa pode ser vista como um Sistema Aberto, onde no Sistema Empresa as funções ou unidades empresariais são os subsistemas (ELEMENTOS), que colaboram (se RELACIONAM) para atingir as metas da organização (OBJETIVOS), de acordo com as influências do mercado e dos concorrentes (AMBIENTE). 21

22 Sociedade da Informação

23 Revolução da Informação
Revolução Industrial Foco no Produto Máquina dita trabalho Valorização do Novato Demissão (RH Perde) Mão-de-obra Gerente Autoritário Subordinação Carreira Lenta Revolução da Informação Foco nas Pessoas Pessoa dita trabalho Valorização do Veterano Demissão (Cia Perde) Capital Intelectual Líder Exemplar Empowerment Carreira Rápida

24 Sociedade da Informação
Conduta/Postura Digital Redes Sociais corporativo Vazamento de Informação Exposição Direito Digital Cybercrime (Insider Threats – ameaças internas) (Outsourcing Threats – ameaças externas) (Social Threats – ameaças sociais) 24


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