A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aula 1 Por Um Novo Ensino em Saúde Profa.Dra. Silvia Helena Cardoso Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aula 1 Por Um Novo Ensino em Saúde Profa.Dra. Silvia Helena Cardoso Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini."— Transcrição da apresentação:

1 Aula 1 Por Um Novo Ensino em Saúde Profa.Dra. Silvia Helena Cardoso Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini

2 Objetivo da Aula Promover uma reflexão sobre a importância e a necessidade de repensar o ensino em saúde no milênio que se inicia, e como as novas tecnologias da informação como a Internet poderão contribuir nesse processo

3 A Evolução do Ensino em Saúde

4 O volume de informações médicas publicadas está duplicando a cada quatro anosO volume de informações médicas publicadas está duplicando a cada quatro anos Carga horária excessiva. Estudantes se formando com um conhecimento cada vez mais superficial.Carga horária excessiva. Estudantes se formando com um conhecimento cada vez mais superficial. Problemas do Ensino em Saúde

5 Cerca de 50 % dessas informações está obsoleta após a graduaçãoCerca de 50 % dessas informações está obsoleta após a graduação A maioria dos recém-formados declara-se sentir inseguros e com pouco conhecimento prático ao iniciar sua prática clínicaA maioria dos recém-formados declara-se sentir inseguros e com pouco conhecimento prático ao iniciar sua prática clínica

6 Metodologia de ensino obsoleta e ineficienteMetodologia de ensino obsoleta e ineficiente Bibliotecas deficientes e mal utilizadasBibliotecas deficientes e mal utilizadas Professores mal formados e desatualizadosProfessores mal formados e desatualizados

7 Repercussões dos Problemas no Ensino da Saúde Criação indiscriminada de novas faculdades com qualidade questionada;Criação indiscriminada de novas faculdades com qualidade questionada; Notícias constantes de erros médicos e de processos de pacientes;Notícias constantes de erros médicos e de processos de pacientes;

8 Contestação do saber médico, perda de status do profissional na sociedade;Contestação do saber médico, perda de status do profissional na sociedade; Má qualidade dos profissionais recém formados;Má qualidade dos profissionais recém formados; Salários aviltados, excesso de profissionais nas grandes cidades; desvalorização da profissão.Salários aviltados, excesso de profissionais nas grandes cidades; desvalorização da profissão.

9 Qual é a solução para esses problemas? Formação profissional mais aperfeiçoada e com maior rigor Formação profissional mais aperfeiçoada e com maior rigor Educação e treinamento continuados por toda a vida Educação e treinamento continuados por toda a vida

10 Mudando o Ensino em Saúde É necessário mudar o foco e as práticas do ensino graduado em saúde: –ajudar os estudantes a desenvolverem estratégias para lidarem com o grande e cambiante volume de informação, conceitos, princípios e habilidades

11 Perfil do Profissional do Século XXI Precisará ser capaz de aprender o resto da vida (“life- long learner”)Precisará ser capaz de aprender o resto da vida (“life- long learner”) Sua competência profissional e conhecimento serão recertificados periodicamenteSua competência profissional e conhecimento serão recertificados periodicamente

12 Perfil do Profissional do Século XXI Solução para o life-long learner: valorizar e incrementar a educação continuada em SaúdeSolução para o life-long learner: valorizar e incrementar a educação continuada em Saúde Dominar o uso de tecnologias de informação com a finalidade de melhorar o acesso à informação disponível de forma eletrônicaDominar o uso de tecnologias de informação com a finalidade de melhorar o acesso à informação disponível de forma eletrônica

13 Recertificação As associação profissionais avaliam a possibilidade de obrigatoriedade da renovação do título a cada cinco anos.As associação profissionais avaliam a possibilidade de obrigatoriedade da renovação do título a cada cinco anos. Essa renovação se dará através de comprovação curricular de cursos de reciclagem, congressos, etc.Essa renovação se dará através de comprovação curricular de cursos de reciclagem, congressos, etc.

14 Novos modelos do ensino médico Ensino Baseado em ProblemasEnsino Baseado em Problemas Ensino Verticalizado (ensino básico e clínico juntos)Ensino Verticalizado (ensino básico e clínico juntos) DesdepartamentalizaçãoDesdepartamentalização Integração Docente- AssistencialIntegração Docente- Assistencial

15 Como acessar a informação O acesso tradicional à informação dificulta a educação continuada

16 Como acessar a informação Os meios eletrônicos facilitam e aumentam a velocidade de acesso à informação e o aprendizado contínuo

17 Meios Digitais Software educacionalSoftware educacional CD-ROMCD-ROM VideodiscoVideodisco Realidade VirtualRealidade Virtual VideoconferênciaVideoconferência InternetInternet

18 A Tecnologia como um Novo Paradigma Como a EAD pode oferecer subsídios para um novo modelo de ensino em saúde? Substituição de grande parte do ensino presencial por ensino apoiado por computador, presencial ou a distância, independente e individualizadoSubstituição de grande parte do ensino presencial por ensino apoiado por computador, presencial ou a distância, independente e individualizado

19 Uso de novas tecnologias para suporte e extensão do ensino presencialUso de novas tecnologias para suporte e extensão do ensino presencial Compartilhamento de conteúdos educacionais entre instituições: o surgimento dos consórcios educacionaisCompartilhamento de conteúdos educacionais entre instituições: o surgimento dos consórcios educacionais Implementação da educação continuada a distância: um “casamento feito no céu”Implementação da educação continuada a distância: um “casamento feito no céu”

20 Educação versus Informação On-Line Os verdadeiros cursos de educação continuada à distância se diferenciam dos demais recursos de informação na Web em quatro pontos:

21 A instrução é oferecida de forma estruturada, e otimizada para facilitar o auto-aprendizado;A instrução é oferecida de forma estruturada, e otimizada para facilitar o auto-aprendizado; Existe intensa interação entre professor e aluno, e entre alunos;Existe intensa interação entre professor e aluno, e entre alunos; Existe um gerenciamento do processo instrucional, ou seja, o controle da progressão do aluno, e a avaliação do seu aprendizado e do desempenho em curso, etc.Existe um gerenciamento do processo instrucional, ou seja, o controle da progressão do aluno, e a avaliação do seu aprendizado e do desempenho em curso, etc.

22 Vantagens da EAD na Educação em Saúde São flexíveis quanto ao espaço e ao tempoSão flexíveis quanto ao espaço e ao tempo Não exigem os custos nem o tempo gasto com viagens e estadiasNão exigem os custos nem o tempo gasto com viagens e estadias Não roubam o tempo de atendimento profissionalNão roubam o tempo de atendimento profissional

23 Podem ser seguidos a partir de qualquer lugar, bastando possuir um computador e acesso à Internet;Podem ser seguidos a partir de qualquer lugar, bastando possuir um computador e acesso à Internet; Permitem uma grande individualização do ensino; ao permitir que cada um escolha o que quer aprender, em que profundidade, em quanto tempo, e em que ritmo.Permitem uma grande individualização do ensino; ao permitir que cada um escolha o que quer aprender, em que profundidade, em quanto tempo, e em que ritmo. Permitem também o acesso direto ao instrutor, e a avaliação do aluno à distânciaPermitem também o acesso direto ao instrutor, e a avaliação do aluno à distância

24 “A Internet será a maior revolução na educação de todos os tempos. O potencial educacional da Internet se manifesta em múltiplas áreas e processos. O primeiro impacto ocorrerá na disponibilização de informação para o aprendiz, através das publicações eletrônicas e dos "sites" especializados” Marvin Minsky MIT/USA

25 A característica interativa da Internet Permite a transmissão de informação entre dois pontos quaisquer ligados à rede, em ambos os sentidos, com grande velocidade.

26 Permite simular praticamente qualquer situação que ocorra num contexto educacional: aulas magistrais e palestrasaulas magistrais e palestras sessões de tira-dúvidassessões de tira-dúvidas discussões de casos clínicosdiscussões de casos clínicos exames orais ou escritosexames orais ou escritos trabalho em grupotrabalho em grupo transmissão de vídeo ou de áudiotransmissão de vídeo ou de áudio

27 A característica interativa da Internet Depende de uma comunicação eficazDepende de uma comunicação eficaz Insucesso se dá por falhas de comunicação na relação com estudantesInsucesso se dá por falhas de comunicação na relação com estudantes

28 Professores e alunos devem entender que o conhecimento é criado na interação entre pessoasProfessores e alunos devem entender que o conhecimento é criado na interação entre pessoas A educação é um processo social e não um mero acesso a um acervo de conhecimentoA educação é um processo social e não um mero acesso a um acervo de conhecimento A formação de comunidades virtuais é o resultado direto da facilidade da intercomunicação virtual e onipresenteA formação de comunidades virtuais é o resultado direto da facilidade da intercomunicação virtual e onipresente

29 Conclusões Não há dúvidas de que o ensino em saúde passa por uma das maiores crises de sua história: uma crise de identidade e de objetivos, mas também uma crise provocada pela avalanche inexorável do progresso científico, que inviabiliza os modelos clássicos de ensinoNão há dúvidas de que o ensino em saúde passa por uma das maiores crises de sua história: uma crise de identidade e de objetivos, mas também uma crise provocada pela avalanche inexorável do progresso científico, que inviabiliza os modelos clássicos de ensino

30 Entre as inúmeras tentativas de reformar e revolucionar o ensino o uso maciço de tecnologias de informação assume grande preponderância, exigindo formação do estudante quanto ao seu uso efetivo e constante;Entre as inúmeras tentativas de reformar e revolucionar o ensino o uso maciço de tecnologias de informação assume grande preponderância, exigindo formação do estudante quanto ao seu uso efetivo e constante; Entre as novas tecnologias de informação, a Internet e a educação a distância representam essa revolução.Entre as novas tecnologias de informação, a Internet e a educação a distância representam essa revolução.

31 A Internet muda tudo, até a saúde Obrigado pela atenção!


Carregar ppt "Aula 1 Por Um Novo Ensino em Saúde Profa.Dra. Silvia Helena Cardoso Prof. Dr. Renato M.E. Sabbatini."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google