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PASSO 1 Planejamento Estratégico do Negócio Missão Visão Valores

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Apresentação em tema: "PASSO 1 Planejamento Estratégico do Negócio Missão Visão Valores"— Transcrição da apresentação:

1 PASSO 1 Planejamento Estratégico do Negócio Missão Visão Valores Descrição do Negócio Políticas

2 VISÃO Ser uma empresa inovadora, líder e respeitada no Brasil e Exterior. MISSÃO Criar oportunidades de negócios para nossos clientes com produtos que encantem e satisfaçam os consumidores, proporcionando retorno aos acionistas e desenvolvimento aos nossos profissionais. NEGÓCIO Produção com tecnologia gráfica e distribuição de produtos para educação, comunicação, organização e registro de informações, comercializados principalmente no segmento de papelarias. VALORES 1 – Respeito e valorização do ser humano. 2 – Crença na força de trabalho em equipe. 3 – Crença no aperfeiçoamento contínuo (kaizen) como lema diário. 4 – Busca de inovação e criatividade em todos os processos. 5 – A ética, honestidade e justiça devem orientar as relações/atitudes. 6 – Todos devem ser responsáveis pela preservação da Terra.

3 Visão Refere-se ao cenário de futuro que queremos construir para a organização. Posição que queremos que a organização ocupe, seja em negócios existentes, seja na nova composição de negócios.

4 Ter visão é prever e se preparar para mudanças, como agente
Ter visão é prever e se preparar para mudanças, como agente. Isto significa: Ter postura pessoal, profissional e organizacional de se antecipar, prever, inovar e de se preparar para novas oportunidades e desafios vindouros; Ter posicionamento positivo para enfrentar dificuldades, riscos, incertezas e ameaças, de forma proativa e Antever novos mercados, produtos, parcerias, concorrência.

5 Uma declaração de Visão:
É uma declaração de onde a empresa deseja estar no futuro, em termo de negócio e sua sustentabilidade; É mais filosófica do que operacional; Deve ser otimista, inspiradora e desafiadora; Precisa ser compartilhada por todos e integrada à estratégia operacional; Deve ajudar o entendimento das atividades atuais em conexão com o futuro, em termos de negócios; Deve ser escrita de forma clara para ser uma afetiva ferramenta de comunicação; É mais perene do que a Missão, embora ambas podem ser atualizadas.

6 Por Que a Visão é Importante?
Pelas seguintes razões (Scott et al., 1998): Reúne as pessoas em torno de um sonho e realizações comuns; Coordena os esforços e recursos de indivíduos e equipes de forma sinergética (sinergia significa a contribuição e colaboração de todos para que a organização atinja os seus objetivos planejados); Contribui na tomada de decisão, visando a não perder o foco e a direção dos negócios de forma ética e socialmente responsável; Constrói a base para o planejamento organizacional; Torna o comportamento incongruente mais perceptível.

7 Exemplos de definição de Visão
da Polibrasil Resinas S A (POLIBRASIL,2005): Ser uma empresa bem-sucedida no mercado de polipropileno na América do Sul. da Petrobras – Visão 2015 (PETROBRÁS, ); A Petrobras será uma empresa integra de energia com forte presença internacional e líder na América Latina, atuando com foco na rentabilidade e na responsabilidade social e ambiental.

8 Anhanguera Institucional
Ser a maior instituição de ensino superior do Brasil e que ofereça aos seus alunos a melhor relação CUSTO X QUALIDADE

9 Missão Uma empresa não se define pelo seu nome, estatuto, ou produto que faz; ela se define pela sua missão. Somente uma definição clara da missão é a razão de existir da organização e torna possíveis, claros e realistas os objetivos da empresa. (Peter Druker).

10 É a razão da existência da organização e delimita as atividades dentro do espaço que ela deseja ocupar e fora dele. Representa um compromisso e uma orientação objetiva de como a organização deve atuar para cumprir o que está contido no pensamento estratégico, na visão e na definição do negócio. É a proposta para a qual, ou a razão pela qual, a organização existe.

11 Missão Representa o papel desempenhado pela empresa em seu negócio. Por isto, descrever a Missão definir bem negócio, cliente, mercado, tecnologia, tipo de diferenciação, postura social etc. (Pagnocelli e Vasconcelos Filho, 1992). Como exigência da ISO, a Missão deve ser orientada para a busca da qualidade e da estratégia. No primeiro caso, o foco da Missão deve-se voltar para a qualidade dos processos, produtos e serviços. Em termos de estratégia, o foco da Missão deve ser dirigido para a preservação do Meio Ambiente e o exercício da Responsabilidade Social.

12 Características da declaração da Missão:
É um caminho para se chegar à Visão; É uma declaração de identidade e dos fundamentos da empresa; Deve ser mais prática e operacional do que filosófica; Define o negócio onde a empresa está; Estabelece as bases para a definição das metas e objetivos; Deve ser escrita de forma clara para ser uma efetiva ferramenta de comunicação.

13 Exemplos de definição de Missão
da Petrobrás (PETROBRÁS, 2005); Atuar de forma segura e rentável, com responsabilidade social e ambiental, nas atividades da indústria de óleo, gás e energia, nos mercados nacionais e internacionais, fornecendo produtos e serviços adequados às necessidades dos seus clientes e contribuindo para o desenvolvimento do Brasil e dos países onde atua.

14 GRUPO GERDAU – organização empresarial focada na siderurgia, com a missão de satisfazer as necessidades e de criar valor para os acionistas, comprometida com as pessoas e o com o desenvolvimento sustentável ;

15 FUNDAÇÃO GETULIO VARGAS – avançar nas fronteiras do conhecimento das ciências sócias e afins, produzindo e transmitindo idéias, dados e informações, além de conserva-las e sistematizá- las, contribuindo para o desenvolvimento sócio- econômico do país, a melhoria dos padrões éticos nacionais, uma governança responsável e compartilhada e a inserção do país no cenário internacional;

16 O BOTICÁRIO – criar produtos e serviços que enalteçam a beleza e promovam o bem-estar das pessoas, traduzindo essa intenção em valores percebidos pelos clientes, para conquistar sua fidelidade e assegurar o crescimento e a rentabilidade do negócio;

17 SADIA – atender às necessidades de alimentação do ser humano, com produtos saborosos e saudáveis, criando valor para o acionista e para o consumidor e contribuindo para o crescimento e a felicidade das pessoas;

18 MARCOPOLO – oferecer soluções, bens e serviços para satisfazer clientes e usuários, com tecnologia e performance, remunerar adequadamente o investimento, atuando para que seja priorizado o transporte coletivo de passageiros e contribuindo para melhoria da qualidade de vida dos colaboradores e da sociedade;

19 Instituição de ensino Educar e formar cidadãos para obter sucesso na vida, sendo competentes no mercado de trabalho, responsáveis socialmente e atuantes na preservação do meio-ambiente, tendo como referência a ética, o diálogo e o respeito com as gerações futuras”

20 Anhanguera Institucional
Promover o ENSINO de forma eficiente, com um grau de qualidade necessário ao bom desempenho das futuras atividades profissionais dos educandos, para que, de forma competente e ética, possam desenvolver seus PROJETOS DE VIDA como cidadãos conscientes dos seus direitos, deveres e responsabilidades sociais.

21 Valores Convicções básicas de que um modo específico de conduta ou de valores finais é individual ou socialmente preferível a um modo oposto.

22 Os Valores costumam ser relativamente estáveis e duradouros.

23 Vejamos alguns exemplos de valores:
GRUPO GERDAU – cliente satisfeito; pessoas realizadas; segurança total no ambiente de trabalho; qualidade em tudo que faz; segurança e solidez; seriedade com todos os públicos e lucro como medida de desempenho;

24 O BOTICÁRIO – respeito e comprometimento mútuos; participação e trabalho em equipe; objetivos e metas claros e definidos; reconhecimento pela contribuição dos resultados; desenvolvimento profissional e pessoal; valorização da vida e do meio ambiente; inovação e qualidade; empreendedorismo e ousadia;

25 SADIA – cliente (contato permanente para orientar nossas ações); lucro (essencial para o desenvolvimento e perpetuação da empresa), mercado (liderança permanente), ser humano (respeitado, comprometido e valorizado, é a segurança para o nosso sucesso), comunicação (ágil, clara e objetiva), imagem (patrimônio a ser preservado e fortalecido);

26 NATURA – para a Natura, a vida é um encadeamento de relações; nada no universo existe por si só, tudo é interdependente; a empresa crê na importância das relações e da oportunidade de uma grande revolução humana na busca da harmonia, da beleza do ser; acredita que a busca permanente do aperfeiçoamento promove o desenvolvimento das organizações e da sociedade; o compromisso com a verdade é o caminho para a melhoria da qualidade das relações; a vida se manifesta através da diversidade; a busca da beleza, enquanto aspiração da alma, da mente e do corpo, deve estar livre de preconceitos e manipulações.

27 Anhanguera Institucional
1. Que o bom ensino, ministrado de forma eficiente, com qualidade e com seriedade, traduz-se numa aprendizagem eficaz, útil ao estudante, para que desenvolva suas habilidades e competências com vistas ao seu projeto de vida; 2. Que o ensino superior de qualidade, além de atender aos interesses e anseios dos educandos, baseia-se também na qualidade dos professores e de outros agentes educacionais que interagem na formação discente; 3. Que a educação continuada dos docentes, agentes formacionais de excelência, bem como sua estabilidade emocional e funcional, são fundamentais para sua qualificação, capacitação e atualização; 4. Que o bom ensino superior, para uma aprendizagem eficaz, deve ter embasamento teórico e prático, quer pelo emprego de metodologias apropriadas, quer pelo uso de tecnologias educacionais e da informática, como multimeios auxiliares, além do uso sistemático do Livro-Texto em cada disciplina;

28 DEFINIÇÃO DE NEGÓCIO

29 Vejamos alguns exemplos de definição de negócios:
Editora Abril – informação, cultura, entretenimento e educação; Nike – atitude Kopenhagem – Presentes finos Serasa – soluções em informações; Enciclopédia Britanica – distribuição de informação; Empresa de gás liquefeito – qualidade de vida e energia.

30 Empresa Negócio Míope Negócio Estratégico Amil Assistência Médica
Saúde Arroz Tio João Arroz Soluções em alimentos Água de Cheiro Perfumes Beleza Sebrae-MG Consultoria Resultado


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