A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento, implementação e avaliação de objetos de aprendizagem e estratégias instrucionais mediadas por TICs na área de saúde Brasília (DF), Abril.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento, implementação e avaliação de objetos de aprendizagem e estratégias instrucionais mediadas por TICs na área de saúde Brasília (DF), Abril."— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento, implementação e avaliação de objetos de aprendizagem e estratégias instrucionais mediadas por TICs na área de saúde Brasília (DF), Abril de 2013

2 "The total global expenditure for health professional education is about US$100 billion per year, again with great disparities between countries. This amount is less than 2% of health expenditures worldwide, which is pitifully modest for a labour-intensive and talent-driven industry". Frenk et al (2010). Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world, v. 376, p. 1923-1958

3 Justificativas para o trabalho Poucos estudos na área do ensino na saúde. Inexistência de trabalhos brasileiros que testem teorias instrucionais e de desenho instrucional para construção de objetos de aprendizagem em cursos de saúde. Necessidade de se avaliar se o uso de objetos de aprendizagem multimídia e interativos facilitam a aquisição de conhecimento.

4 Justificativa para o trabalho Estratégias instrucionais diferenciadas devem ser implementadas para reduzir o desequilíbrio entre as competências dos profissionais de saúde e as necessidades da população Existe um incentivo global e também no Brasil para o uso de TICs na educação, com a finalidade de modernização das práticas nas áreas de educação e de saúde

5 Referencial teórico A saúde é resultado mas também condição para o desenvolvimento de uma sociedade, sua segurança e busca por direitos (Frenk et al., 2010). O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer até atingir os níveis de saúde vigentes nas nações mais prósperas (Victora et al., 2011)

6 Melhorias nas condições de sáude -Financiamento da assistência -Cuidados primários de saúde -Regulação e responsabilização do cuidado -Recursos humanos em saúde -Pesquisa em saúde -Universidades e outras instituições formadoras (Victora et al., 2011)

7 Frenk et al (2010). Modelo Sistêmico

8 Frenk et al (2010).

9 Definição de competência Conjunto de características individuais observáveis, como conhecimentos, habilidades, objetivos e valores, capazes de predizer e/ou causar um desempenho efetivo ou superior no trabalho ou em outras situações da vida. Na área de saúde: “Competência é o uso habitual e criterioso de comunicação, conhecimento, habilidades técnicas, raciocínio clínico, emoções, valores e reflexão na prática diária para o benefício do indivíduo e/ou comunidades servidos (Epstein e Hundert, 2002).

10 1- Redigir objetivos 2-Escolher modalidade 3- Estabelecer seqüência 4-Criar e escolher procedimento 5-Definir critérios de avaliação 6-Testar o desenho

11 Tela com objetivos

12 Aprendizagem multimídia

13

14 Multimídia

15 Teoria da carga cognitiva 1 - Canal Duplo O ser humano possui dois canais distintos para o processamento de informação (visual e verbal). 2 - Capacidade Limitada Há uma capacidade limitada de processamento de informação em cada canal. 3 - Processamento ativo A aprendizagem requer um processamento cognitivo essencial em ambos os canais (Mayer 2001).

16 Material instrucional

17 Processamento ativo

18 Tipos de processamento

19 Sobrecarga cognitiva

20

21

22

23

24

25

26

27

28 O Que facilita a memorização e a retenção? Mensagens curtas Utilização de imagens Junção de texto e imagens Formatação do texto Escolha do tipo de letra Escolha das cores Contraste Utilização de esquemas e gráficos

29 7 princípios do desenho multimídia (Mayer, 2001) - Combinação de mídias - estudantes aprendem melhor através da combinação de palavras e imagens do que apenas com palavras.

30 -Contiguidade - os estudantes aprendem melhor quando há: -contiguidade espacial: palavras, o texto e as imagens se encontram próximas umas das outras (alinhadas), pois facilitam a construção de um referencial de ligação entre elas -contiguidade temporal: palavras (escritas ou narradas) e imagens emergem em simultâneo

31 - Coerência – estudantes desenvolvem uma aprendizagem mais significativa quando as palavras, a informação verbal e as imagens têm uma relação entre si. O uso excessivo e, não diretamente relevante, de diferentes mídias na concepção de materiais educativos pode levar a uma diminuição da aprendizagem.

32 -Modalidade – estudantes aprendem melhor quando a informação verbal se estrutura em suporte áudio, em detrimento do suporte textual. -Redundância - a aprendizagem é mais sólida quando a apresentação multimídia combina, em simultâneo, animação e narração. -Diferenças Individuais - amaior ou menor aproximação da linguagem usada pelo indivíduo pode influenciar a forma como este recebe as informações. É importante definir as características do público alvo. Richard Mayer (2001). Multimidia learning. Cambridge University Press.

33 Não está clara a quantidade de material que deve ser utilizada (Lee e Anderson, 2012).

34 Eventos de instrução - Gagné 1.Criar expectativas de sucesso 2. Informar os objetivos ao aprendiz 3. Estimular a lembrança de pré-requisitos 4. Apresentar estímulo 5. Fornecer orientação de aprendizagem 6. Provocar desempenho 7. Fornecer feedback informativo 8. Avaliar o desempenho 9. Aumentar a retenção e a transferência


Carregar ppt "Desenvolvimento, implementação e avaliação de objetos de aprendizagem e estratégias instrucionais mediadas por TICs na área de saúde Brasília (DF), Abril."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google