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PublicouGustavo Barco Alterado mais de 9 anos atrás
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Desenvolvimento, implementação e avaliação de objetos de aprendizagem e estratégias instrucionais mediadas por TICs na área de saúde Brasília (DF), Abril de 2013
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"The total global expenditure for health professional education is about US$100 billion per year, again with great disparities between countries. This amount is less than 2% of health expenditures worldwide, which is pitifully modest for a labour-intensive and talent-driven industry". Frenk et al (2010). Health professionals for a new century: transforming education to strengthen health systems in an interdependent world, v. 376, p. 1923-1958
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Justificativas para o trabalho Poucos estudos na área do ensino na saúde. Inexistência de trabalhos brasileiros que testem teorias instrucionais e de desenho instrucional para construção de objetos de aprendizagem em cursos de saúde. Necessidade de se avaliar se o uso de objetos de aprendizagem multimídia e interativos facilitam a aquisição de conhecimento.
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Justificativa para o trabalho Estratégias instrucionais diferenciadas devem ser implementadas para reduzir o desequilíbrio entre as competências dos profissionais de saúde e as necessidades da população Existe um incentivo global e também no Brasil para o uso de TICs na educação, com a finalidade de modernização das práticas nas áreas de educação e de saúde
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Referencial teórico A saúde é resultado mas também condição para o desenvolvimento de uma sociedade, sua segurança e busca por direitos (Frenk et al., 2010). O Brasil ainda tem um longo caminho a percorrer até atingir os níveis de saúde vigentes nas nações mais prósperas (Victora et al., 2011)
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Melhorias nas condições de sáude -Financiamento da assistência -Cuidados primários de saúde -Regulação e responsabilização do cuidado -Recursos humanos em saúde -Pesquisa em saúde -Universidades e outras instituições formadoras (Victora et al., 2011)
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Frenk et al (2010). Modelo Sistêmico
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Frenk et al (2010).
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Definição de competência Conjunto de características individuais observáveis, como conhecimentos, habilidades, objetivos e valores, capazes de predizer e/ou causar um desempenho efetivo ou superior no trabalho ou em outras situações da vida. Na área de saúde: “Competência é o uso habitual e criterioso de comunicação, conhecimento, habilidades técnicas, raciocínio clínico, emoções, valores e reflexão na prática diária para o benefício do indivíduo e/ou comunidades servidos (Epstein e Hundert, 2002).
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1- Redigir objetivos 2-Escolher modalidade 3- Estabelecer seqüência 4-Criar e escolher procedimento 5-Definir critérios de avaliação 6-Testar o desenho
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Tela com objetivos
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Aprendizagem multimídia
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Multimídia
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Teoria da carga cognitiva 1 - Canal Duplo O ser humano possui dois canais distintos para o processamento de informação (visual e verbal). 2 - Capacidade Limitada Há uma capacidade limitada de processamento de informação em cada canal. 3 - Processamento ativo A aprendizagem requer um processamento cognitivo essencial em ambos os canais (Mayer 2001).
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Material instrucional
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Processamento ativo
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Tipos de processamento
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Sobrecarga cognitiva
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O Que facilita a memorização e a retenção? Mensagens curtas Utilização de imagens Junção de texto e imagens Formatação do texto Escolha do tipo de letra Escolha das cores Contraste Utilização de esquemas e gráficos
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7 princípios do desenho multimídia (Mayer, 2001) - Combinação de mídias - estudantes aprendem melhor através da combinação de palavras e imagens do que apenas com palavras.
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-Contiguidade - os estudantes aprendem melhor quando há: -contiguidade espacial: palavras, o texto e as imagens se encontram próximas umas das outras (alinhadas), pois facilitam a construção de um referencial de ligação entre elas -contiguidade temporal: palavras (escritas ou narradas) e imagens emergem em simultâneo
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- Coerência – estudantes desenvolvem uma aprendizagem mais significativa quando as palavras, a informação verbal e as imagens têm uma relação entre si. O uso excessivo e, não diretamente relevante, de diferentes mídias na concepção de materiais educativos pode levar a uma diminuição da aprendizagem.
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-Modalidade – estudantes aprendem melhor quando a informação verbal se estrutura em suporte áudio, em detrimento do suporte textual. -Redundância - a aprendizagem é mais sólida quando a apresentação multimídia combina, em simultâneo, animação e narração. -Diferenças Individuais - amaior ou menor aproximação da linguagem usada pelo indivíduo pode influenciar a forma como este recebe as informações. É importante definir as características do público alvo. Richard Mayer (2001). Multimidia learning. Cambridge University Press.
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Não está clara a quantidade de material que deve ser utilizada (Lee e Anderson, 2012).
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Eventos de instrução - Gagné 1.Criar expectativas de sucesso 2. Informar os objetivos ao aprendiz 3. Estimular a lembrança de pré-requisitos 4. Apresentar estímulo 5. Fornecer orientação de aprendizagem 6. Provocar desempenho 7. Fornecer feedback informativo 8. Avaliar o desempenho 9. Aumentar a retenção e a transferência
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