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Formulação de Estratégias Funcionais

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Apresentação em tema: "Formulação de Estratégias Funcionais"— Transcrição da apresentação:

1 Formulação de Estratégias Funcionais
Aula 6

2 Conteúdo Programático desta aula
As estratégias funcionais de: - Marketing; - Logística; - Produção; - Finanças - Recursos Humanos; e - Pesquisa e Desenvolvimento.

3 TIPOS DE ESTRATÉGIAS Estratégia Corporativa: Determina as áreas de negócio da empresa, que devem conduzi-la a ingressar ou a sair de um setor, a fim de que tenha um leque de negócios equilibrados. Estratégias Competitivas: Determina quais os movimentos de mercado a empresa deve realizar para posicionar-se favoravelmente diante de seus concorrentes, em um dado setor. Estratégias Funcionais: Determina as atividades, projetos e planos de ação necessários para a execução operacional das estratégias corporativa e competitiva(s) definidas. Estratégia Corporativa -> Estratégias Competitivas -> Estratégias Funcionais

4 ESTRATÉGIA DE MARKETING
São os planos desenhados para atingir objetivos do marketing. Na elaboração de uma estratégia de Marketing deve-se integrar os objetivos, políticas, e sequências de ação (tática) num todo coerente da organização, visando a busca de vantagens competitivas para poder crescer e se perpetuar. O objetivo de uma estratégia de marketing é colocar a organização numa posição de cumprir eficazmente e eficientemente a sua missão.

5 ESTRATÉGIA DE MARKETING
Quanto a dominância de mercado: Estratégia de liderança; Desafiante; Seguidor; Nicho de mercado. Classificação das Estratégias de Marketing

6 ESTRATÉGIA DE MARKETING
Classificação genérica de Michael Porter: Liderança de custos; Diferenciação de produto; Segmentação de mercado. Classificação das Estratégias de Marketing

7 Estratégias Genéricas
A Vantagem Competitiva existe quando a empresa consegue defender-se contra as forças competitivas, manter seus clientes e crescer. Isto pode ser conseguido oferecendo-se bons produtos a preços baixos ou usando a diferenciação e, assim, oferecer um produto melhor, pelo qual o consumidor estará disposto a pagar um preço maior. • Liderança de custo • Diferenciação • Enfoque 7

8 Estratégias Genéricas
Diferenciação Liderança no Custo Total Enfoque

9 Diferenciação Enfoque Liderança de Custo
Controle dos fatores de custo, Reconfiguração da cadeia de valor Diferenciação Desenvolvimento de fatores de diferenciação, características dos produtos, desempenho e/ou facilidades para o comprador Enfoque Custo e/ou diferenciação em determinado nicho de mercado 9

10 Determinantes de custo:
Liderança de Custo Determinantes de custo: Fatores Institucionais Escala Experiência Localização Custos Utilização da capacidade Escolha de políticas Inter-relacionamentos Adequação no tempo Integração

11 Recursos e Habilidades requeridos
LIDERANÇA NO CUSTO TOTAL Acesso ao Capital Boa capacidade em engenharia de processo Supervisão intensa de mão-de-obra Distribuição a baixo custo

12 Requisitos Organizacionais
LIDERANÇA NO CUSTO TOTAL Controle de custo rígido Relatórios de controle frequentes e detalhados Organização e responsabilidades estruturadas Incentivos baseados em metas quantitativas

13 Liderança de Custo Importante Redução de custos como algo
constante na empresa, sem afetar a satisfação do CLIENTE FINAL.

14 Obtendo Diferenciação
do Produto Diferenciação de Preço Diferenciação de Comunicação Diferenciação Diferenciação da Distribuição Diferenciação de Marca

15 Recursos e Habilidades requeridos
DIFERENCIAÇÃO Habilidade de marketing Engenharia de Produto Tino criativo Capacidade em pesquisa Reputação de liderança em qualidade e tecnologia Cooperação dos canais

16 Requisitos Organizacionais
DIFERENCIAÇÃO Coordenação entre funções Ênfase na gestão do conhecimento e atração de talentos altamente qualificados

17 ESTRATÉGIA DE MARKETING
Cada uma das estratégias tem como objetivo enquadrar-se melhor ao estilo do produto, seu mercado, o que a empresa pretende atingir e muitas variáveis que são definidas no planejamento. Porém, para que cada estratégia possa surtir o efeito desejado é importante o conhecimento do produto, seu mercado, o público-alvo e da concorrência. Esses procedimentos são importantes, para evitar “surpresas desagradáveis” e que em muitas situações, pode não existir tempo hábil para mudar a estratégia e corrigir o erro.

18 ESTRATÉGIA LOGÍSTICA Pode ser definida como sendo um processo unificado, compreensivo e integrado para alcançar vantagem competitiva através de valor acrescido e do serviço ao cliente o qual resulta numa satisfação superior do cliente, antecipando a demanda futura por serviços logísticos e administrando os recursos de toda a cadeia de suprimentos. A Estratégia Logística é um processo que requer uma compreensão de como diferentes elementos e atividades de logística interagem em termos de troca e o custo total para a empresa.

19 ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO
Pode ser entendida como sendo um padrão de decisões e ações estratégicas que definem o papel os objetivos e as atividades da produção. Outra visão é que, o processo da estratégia da produção refere-se aos procedimentos que são ou podem ser conduzidos para formular aquelas estratégias de produção que a empresa deve adotar.

20 ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO
As decisões estratégicas das empresas, quando se trata de processo de produção, se relacionam ao planejamento da utilização da capacidade instalada, com os processos de manufatura e produção e com as necessidades de estoques. Outros dois fatores devem ser considerados: a estrutura e controle dos custos de produção e a qualidade dos produtos/serviços que são ofertados.

21 ESTRATÉGIA DE PRODUÇÃO
O conteúdo da estratégia de produção deve abranger os seguintes pontos: • Perspectiva de cima para baixo (top-down): o que a empresa (grupo ou negócio) deseja fazer. • Perspectiva de baixo para cima (bottom-up): quando as melhorias cumulativas da operação constroem a estratégia. • Perspectiva dos requisitos de mercado: quando os requisitos de mercado constroem a estratégia. • Perspectiva dos recursos da produção: quando a estratégia da produção envolve explorar a capacidade dos recursos.

22 ESTRATÉGIA FINANCEIRA
A área financeira é responsável pela previsão e planejamento das finanças da empresa, avaliação de propostas de investimentos, garantia de acesso a capital externo e pelo controle dos recursos de capital. As estratégias financeiras devem contemplar às decisões acerca das melhores formas de captação de recursos junto ao mercado, de como investir esses recursos, com o objetivo de que a empresa consiga obter uma excelente lucratividade suficiente para o seu desenvolvimento e remunerar os seus investidores.

23 ESTRATÉGIA FINANCEIRA
Destacam que uma grande contribuição em termos estratégicos que o setor financeiro deve fazer é no controle do resultado obtido pelas estratégias e atividades de todos os setores da empresa. O setor financeiro deve gerar informações aos demais setores da empresa, para que os mesmos possam conduzir ações em busca de resultados.

24 ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS
Cabe ao gestor da área de Recursos Humanos o planejamento de necessidades futuras de recursos humanos, recrutamento de funcionários, atribuição de cargos e compensações, avaliações de desempenho, desenvolvimento eficiente das qualidades pessoais e melhoria do ambiente de trabalho. Na elaboração das estratégias funcionais de recursos humanos deve constar a capacitação de seus colaboradores, o desenvolvimento técnico e de habilidades gerenciais, além da existência de uma política de remuneração e benefícios aos empregados.

25 ESTRATÉGIAS DE RECURSOS HUMANOS
É importante destacar, que as estratégias de recursos humanos visam manter atualizada e reter o seu capital intelectual, que são responsáveis pelo desenvolvimento das inovações, que se transformarão em vantagem competitiva.

26 ESTRATÉGIAS DE PESQUISA
E DESENVOLVIMENTO A área de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) atua em duas frentes: de produtos/serviços e de processos. Nos produtos/serviços, as empresas devem se concentrar seus esforços em melhorias e inovações. Nos processos os esforços devem se concentrar na redução dos custos de operações e também torná-los mais eficientes.

27 ESTRATÉGIAS DE PESQUISA
E DESENVOLVIMENTO A área de Pesquisa e Desenvolvimento é responsável pela geração de inovação e de onde surgem as maiores ideias, passou a ter posição de destaque na construção das estratégias das organizações, visto que frequentemente esta define o portfólio a ser desenvolvido em um determinado período.

28 ESTRATÉGIAS DE PESQUISA
E DESENVOLVIMENTO A P&D de produtos/serviços busca a competitividade de mercado, enquanto a de processos, a competitividade nos custos. É bom lembrar que existem riscos associados: ● As inovações em processos, podem ser tecnologicamente muito sofisticadas, que impedem a sua implementação com eficácia, ou podem não ser utilizadas; ● Os produtos/serviços novos lançados, podem ter pouca aceitação no mercado.

29 ESTRATÉGIAS DE PESQUISA
E DESENVOLVIMENTO As ações estratégicas do setor de pesquisa e desenvolvimento devem estar afinadas com a filosofia da empresa no que se refere à agressividade no mercado. As estatísticas mostram que somente um em cada sete novos produtos/serviços criados é realmente lançado no mercado e que cerca de 35% dos novos produtos lançados fracassam.


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