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UNIUV – NÚCLEO DE SÃO MATEUS DO SUL ADMINISTRAÇÃO: 7º SEMESTRE PROFESSORA: RENATE IHLENFELD Administração mercadológica aula: 21 de maio de 2010.

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1 UNIUV – NÚCLEO DE SÃO MATEUS DO SUL ADMINISTRAÇÃO: 7º SEMESTRE PROFESSORA: RENATE IHLENFELD Administração mercadológica aula: 21 de maio de 2010

2 Revisão aula 14-05-2010 SIM: entender “porquê” o consumidor compra, as necessidades e desejos (e os inconscientes); compreender os “estímulos” : 4Ps que despertam o interesse por produtos e marca e, as outras forças dos ambientes econômico, tecnológico, político e cultural do comprador. Transformados em respostas observáveis: como a escolha do produto, da marca, do revendedor, da freqüência e do volume de compras.

3 Principais características que afetam o comportamento de compra Culturas e Subculturas; Classe social: grupos de associação, grupos de referência, formadores de opinião, buzz marketing, família, papéis e status; Fatores pessoais: características pessoais, idade, ocupação, situação financeira, estilo de vida, personalidade. Fatores psicológicos: motivação, percepção, atenção seletiva, crença e atitude

4 Processo de decisão do comprador Reconhecimento da necessidade,(estímulos internos ou externos); Busca de informações(anúncios, conversas); Avaliação das alternativas(depende das atitudes, características pessoais,opinião,atributos,design); Decisão de compra (classifica marcas e forma intenções de compra, atitude dos outros e, benefícios do produto, preço); Comportamento pós-compra (satisfeito ou insatisfeito em relação as expectativas); Gera dissonância cognitiva: benefícios ou insatisfação pela escolha.

5 Processo de decisão do comprador para novos produtos; Estágios no processo de adoção; Diferenças individuais relativas à inovação; Influência das características do produto na taxa de adoção;

6 Comportamento do consumidor no mercado internacional Consumidores em diferentes países possuem algumas coisas em comum, porém valores, atitudes e comportamentos variam muito. USA: cereais no café da manhã (Kellogg tenta persuadir os consumidores de que eles precisam comer cereal e investimento em embalagens com informações.. Índia: ao acordar:consumo de frituras ou pula refeições.A Kellogg faz propaganda para convencer a população a tomar um café da manhã mais leve e nutritivo

7 Comportamento do consumidor no mercado internacional Cada país tem seus próprios costumes, normas e tabus; Homem francês médio usa duas vezes mais cosméticos e produtos de beleza do que sua esposa; Alemães e franceses comem mais espaguete empacotado do que os italianos; Crianças italianas comem barra de chocolate entre duas fatias de pão; Mulheres da Tanzânia não dão ovos aos filhos por temer que eles fiquem carecas ou impotentes;

8 Comportamento do consumidor no mercado internacional No Japão abordagens ousadas são ofensivas porque eles preservam a paciência e a humildade como grande virtude; estas diferenças de hábitos pode provocar grande desastre para produtos e programas de marketing internacional.

9 Comportamento do consumidor no mercado internacional Adaptar programas e produtos para atender as culturas e necessidades singulares dos consumidores de vários mercados; Ler p.494 USA: camarão congelado vendido em porções de 100 gramas; Aparelhos de barbear Remington menores para se ajustarem às mãos pequenas dos japoneses;

10 Comportamento do consumidor no mercado internacional Críticos sociais preocupados com estratégias de marketing global argumentam que corporações USA como McDonald’s, Coca-cola, Starbucks, Nike, Microsoft, Disney e a MTV não estão apenas ‘globalizando’ as suas marcas, mas também estão ‘amercianizando’ as culturas do mundo. Filme de Michel Moore;

11 Comportamento do consumidor no mercado internacional Mc Domínio: países estão perdendo suas identidades culturais; Marcas norte-americanas são superestimadas; Hollywood domina o mercado cinematográfico global; Língua inglesa é o maior idioma; Chineses: fazem filas nas lojas da Starbuks por “ser um símbolo de um novo tipo de estilo de vida”.


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