A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Técnicas de Redação Prof.ª Alice de Alencar.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Técnicas de Redação Prof.ª Alice de Alencar."— Transcrição da apresentação:

1 Técnicas de Redação Prof.ª Alice de Alencar

2 Objeto de trabalho – O TEXTO
Texto é uma sequência verbal oral ou escrita que forma um todo que tem sentido para um determinado grupo de pessoas em uma determinada situação. O texto só terá sentido se houver interação entre o leitor e o texto; O texto não é uma produção constituída somente de palavras; Quem dá sentido ao texto é o leitor; O texto é produzido dentro de determinado contexto.

3 A produção do tipo dissertativo argumentativo
Gênero: textos que circulam a sociedade Tipo: forma como o texto se organiza. Os tipos são: Narrativo; Descritivo; Injuntivo; Dissertativo. O tipo que é cobrado nos concursos públicos é o tipo Dissertativo argumentativo.

4 Definição: O texto dissertativo argumentativo é um texto opinativo que se organiza na defesa de um ponto de vista sobre determinado assunto. Nele, a opinião é fundamentada com explicações e argumentos, para formar a opinião do leitor ou ouvinte, tentando convencê-lo de que a ideia defendida está correta. É preciso, portanto, expor e explicar ideias. Daí a sua dupla natureza: é argumentativo porque defende uma tese, uma opinião, e é dissertativo porque se utiliza de explicações para justificá-la.

5 O que é dissertar: Dissertar é refletir, debater, discutir, questionar a respeito de um determinado tema, expressando o ponto de vista de quem escreve em relação a esse. A argumentação é o elemento mais importante de uma dissertação. A dissertação, embora seja voltada para a opinião ela preza pela impessoalidade e objetividade. Essa impessoalidade é marcada pelos verbos empregados em 3ª pessoa. Outro aspecto importante é clareza e coerência. Seu texto deve poder ser lido por qualquer tipo de pessoa.

6 Estrutura de um texto dissertativo argumentativo
O texto é constituído de três partes que se apresentarão de forma COESA e CORENTE: Introdução - Na introdução você explicita o assunto que vai ser discutido com a apresentação de uma TESE, de um ponto de vista que você irá defender. Desenvolvimento - É a parte que você desenvolve, defende seu ponto de vista. Para tanto você deve argumentar, citar exemplo. Fornecer dados, etc. Conclusão - É a parte em que você dá um fecho coerente com o desenvolvimento e com os argumentos apresentados. Em geral, retoma-se a ideia apresentada na introdução, agora com mais ênfase, de forma conclusiva.

7 Modelo de texto: Tema: Alto consumo versus sustentabilidade
Um modo de vida ecologicamente sustentável é o que todos almejam no século XXI, mas ao mesmo tempo ninguém quer diminuir o padrão elevadíssimo de consumo atual. Conciliar esses interesses será a tônica do porvir, porém dependerá, cada vez mais, de políticas públicas que eduquem a população, investimento em pesquisas de produtos menos impactantes ao meio ambiente e também apostar na promoção da reciclagem ainda mais.

8 Toda mudança positiva tem que perpassar necessariamente pela educação e pela cultura. Nada se atinge de objetivo se não for feito um trabalho sério de políticas públicas voltadas para o esclarecimento e a mudança de hábitos do povo. É desde a mais tenra idade que o cidadão aprende a dar importância ao mundo que o cerca, assim como ao todo. Por isso, projetos e programas – governamentais e não-governamentais – implantados nas escolas são urgentes: elucidarão e criarão novas formas de agir logo nas primeiras idades. Além disso, é sumamente interessante que a ciência mundial encontre alternativas de produtos industrializáveis/comercializáveis que sejam menos degradantes ao ambiente. Aperfeiçoamento tecnológico, pesquisas científicas em universidades e empresas devem se dar as mãos para lutar por energia limpa, alimentos orgânicos, ingestão e uso consciente de água potável, entre tantas outras coisas que beneficiariam as gerações vindouras.

9 Da mesma forma, vê-se que o engenho e apetrechos da reciclagem se encontram incipientes. O trabalho de limpeza e de reaproveitamento de materiais que seriam destrutivos à natureza é uma forte saída para diminuir os danos do consumo mundial, pois alguns compostos inutilizados demoram-se décadas ou séculos para se decomporem, como o plástico. Incentivos fiscais a tais empresas, valorização e reconhecimento profissionais podem dar bons frutos nas cooperativas de catadores e no setor fabril que utiliza o material recolhido como matéria-prima. Enfim, a tendência, daqui para um futuro não muito distante, é que essa preocupação com a ecologia saia das pautas do “modismo” naturalista para se tornar uma necessidade mundial.E aliar isso à compulsão consumista das massas será realmente o grande desafio do amanhã que já se aproxima. Enquanto as pessoas não aprenderem a preservar e a serem conscientes quanto às questões ecológicas do planeta, o meio ambiente irá agonizar um pouco mais!

10 Ordem de organização do texto:
TEMA TESE INTRODUÇÃO TEXTO DESENVOLVIMENTO CONCLUSÃO TÍTULO

11 Esquema do texto 1° Parágrafo Tese + argumento 1 + argumento 2 + argumento 3 Introdução 2° Parágrafo Desenvolvimento do argumento 1 3° Parágrafo Desenvolvimento do argumento 2 4° Parágrafo Desenvolvimento do argumento 3 5° Parágrafo Expressão inicial + reafirmação da TESE + observação final. Conclusão

12 Modelo de texto: Tema: Usinas hidrelétricas versus nucleares
Atualmente, o Brasil apresenta a energia hidrelétrica como principal fonte de energia. No entanto, existem questionamentos sobre qual seria a forma de geração de energia mais adequada para o nosso país, e neste cenário, as usinas nucleares despontam como opção. O Brasil apresenta grande potencial para geração de energia hidrelétrica, devido a suas características geográficas. Mas a cada construção de uma nova usina hidrelétrica, temos um grande impacto ambiental, provocado pelo desmatamento e alagamento de grandes áreas de nosso território. O caso mais recente é o projeto de construção da usina Belo Monte, que tem provocado muitas manifestações alertando sobre o impacto ambiental que será causado na região da Amazônia.

13 Modelo de texto: Tema: Usinas hidrelétricas versus nucleares
Por outro lado, temos a opção da energia nuclear. Esta apresenta como vantagem um menor custo na geração de energia quando comparada às hidrelétricas. A sua desvantagem é o risco relacionado ao armazenamento de material radioativo. Temos como exemplo recente, o vazamento nuclear que ocorreu no Japão, devido aos impactos causados pelo tsunami na estrutura da usina. Mas quando avaliamos este risco no Brasil, ele pode ser considerado muito menor, pois o Brasil está localizado em uma região estável, sem histórico de terremotos de grande impacto. E também, este risco pode ser minimizado por meio de uma rígida regulamentação sobre segurança na construção e manutenção das usinas nucleares.

14 Modelo de texto: Tema: Usinas hidrelétricas versus nucleares
Portanto, percebe-se que o impacto ambiental das usinas hidrelétricas é uma certeza, enquanto o das usinas nucleares é apenas uma possibilidade, que é minimizada por medidas de segurança. Além disso, no aspecto econômico, as usinas nucleares também são mais vantajosas. Então, podemos considerar que as usinas nucleares são uma opção interessante para geração de energia no Brasil. FONTE:<: (Proposta adaptada)

15 Modelos 1. Introdução – modos de iniciar
Cogita-se, com muita frequência, de... Muito se tem discutido, recentemente, acerca de... Muito se debate, hoje em dia... O (A)... é de fundamental importância em... É de fundamental importância o (a)... É indiscutível que... / É inegável que... Comenta-se, com frequência, a respeito de...

16 Modelos 2. Desenvolvimento
Ao se examinarem alguns..., verifica-se que... . Pode-se mencionar, por exemplo,... Em consequência disso, vê-se, a todo instante, ... Alguns argumentam que.... Além disso... . Isso sem contar que... Antigamente, quando... , percebia-se que... Dentre os inúmeros motivos que levaram o... A observação crítica de fatos históricos revela o porquê de... Fazendo um estudo de... ,percebe-se, por meio de... , ...

17 Modelos 3. Conclusão Em virtude dos fatos mencionados...
Dessa forma... Dado o exposto... Em vista dos argumentos apresentados... Levando-se em conta o que foi observado... Por todos esses aspectos... ... é imprescindível que todos se conscientizem de que... ... faz-se necessário que... ...somos levados a acreditar que...

18 Produzindo o texto I – apresentar uma tese: desenvolver justificativas para comprovar essa tese e uma conclusão que dê um fecho à discussão elaborada no texto, compondo o processo argumentativo. Cada argumento deve responder à pergunta “por quê?” em relação à tese defendida. II – utilizar estratégias argumentativas para expor o problema discutido no texto e detalhar os argumentos utilizados.

19 Estratégias argumentativas
Recursos utilizados para desenvolver os argumentos, de modo a convencer o leitor: Exemplos; Dados estatísticos; Pesquisas; Fatos comprováveis; Citações ou depoimentos de pessoas especializadas no assunto; Alusões históricas; e Comparações entre fatos, situações, épocas ou lugares distintos.

20 Estratégias argumentativas Causa e Consequência
Por que ao tema. CONSEQUÊNCIA O que acontece em razão disso.

21 “Nosso país contraiu uma dívida externa de proporções Inimagináveis.”
CAUSA “O Brasil tem enfrentado, nestes últimos anos, Gravíssimos problemas econômicos”. TEMA “Duramente muito tempo canalizaremos uma enorme verba para o pagamento dessa dívida, ao invés de utilizar esse capital em obras que beneficiem a população” CONSEQUÊNCIA

22 “A maioria dos parlamentares preocupa-se muito mais com
a discussão dos mecanismos que os fazem chegar ao poder do que com os problemas reais da população.” CAUSA “A maior pare da classe política brasileira não goza de muito prestígio e confiabilidade por parte da população.” TEMA “Os grandes problemas que aflimgem o povo brasileiro Deixam de ser convenientemente discutidos.” CONSEQUÊNCIA

23 O problema das correntes migratórias
Exemplo O problema das correntes migratórias Todos sabemos que, em nosso país, há muito tempo, observa-se um grande número de grupos migratórios, os quais, provenientes do campo, deslocam-se em direção às cidades, procurando melhores condições de vida.

24 Ao examinarmos algumas das causas desse êxodo, verificamos que a zona rural apresenta inúmeros problemas, os quais dificultam a permanência do homem no campo. Podemos mencionar, por exemplo, a seca, a questão de distribuiçãp da terra e a fatla de incentivo à atividade agrária por parte do governo. Em consequência disso, vemos, a todo instante, a chegada desse enorme continente de trabalhadores rurais no meio urbano. As cidades encontram-se despreparadas para absorver esses migrantes e oferecer-lhes condições de subsistência e de trabalho. Cresce, portanto, o número de pessoas vivendo à margem dos benefícios oferecidos por uma metrópole; por falta de opção, dirigem-se para as zonas periféricas e ocasinam a proliferação as favelas.

25 Por tudo isso, só nos resta admitir que a existência do êxodo rural somente agrava os problemas do campo e da própria cidade Fazem-se, portanto, necessárias algumas medidas para tentar fixar o homem na terra. Assim, os cidadãos rurais e urbanos deste país encontrariam, com certeza, melhores condições de vida.

26 O trabalho com a proposta
Ler a proposta; Fugir do texto motivador; Refletir sobre o tema proposto; Esquematizar o texto; Desenvolvimento coerente, articulado e consistente; Tópico frasal; Ligação entre as parte constituintes do texto; Reflexões inéditas e originalidade; Manter-se no tema.

27 TÓPICO FRASAL A idéia central do parágrafo é enunciada através do período denominado tópico frasal. Esse período orienta ou governa o resto do parágrafo; dele nascem outros períodos secundários ou periféricos; ele vai ser o roteiro do escritor na construção do parágrafo; ele é o período mestre, que contém a frase-chave.

28 Exemplo de tópico frasal
Ao cuidar do gado, o peão monta e governa os cavalos sem maltratá-los. O modo de tratar o cavalo parece rude, mas o vaqueiro jamais é cruel. Ele sabe como o animal foi domado, conhece as qualidades e defeitos do animal, sabe onde, quando e quanto exigir do cavalo. O vaqueiro aprendeu que paciência e muitos exercícios são os principais meios para se obter sucesso na lida com os cavalos, e que não se pode exigir mais do que é esperado.

29 Tópico frasal por enumeração
“A televisão, apesar das críticas que recebe, tem trazido muitos benefícios às pessoas, tais como: informação, por meio de noticiários que mostram o que acontece de importante em qualquer parte do mundo; diversão, através de programas de entretenimento (shows, competições esportivas); cultura, por meio de filmes, debates, cursos.”

30 Tópico frasal por exemplificação
“A imaginação utópica e inerente ao homem, sempre existiu e continuará existindo. Sua presença é uma constante em diferentes momentos históricos: nas sociedades primitivas, sob a forma de lendas e crenças que apontam para um lugar melhor; nas formas do pensamento religioso que falam de um paraíso a alcançar; nas teorias de filósofos e cientistas sociais que, apregoando o sonho de uma vida mais justa, pedem-nos que "sejamos realistas, exijamos o impossível". (Teixeira Coelho, adaptado).

31 Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto.
Coesão textual Coesão é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. EXEMPLO “Os sem-terra fizeram um protesto em Brasília contra a política agrária do país, porque consideram injusta a atual distribuição de terras. Porém o ministro da Agricultura considerou a manifestação um ato de rebeldia, uma vez que o projeto de Reforma Agrária pretende assentar milhares de sem-terra.” JORDÃO, R., BELLEZI C. Linguagens. São Paulo: Escala Educacional, 2007, p. 566)

32 Falar em coesão é necessariamente falar em endófora e exófora.
1. ENDÓFORA: Faz remissão a um elemento dentro do texto. 1.1 ANÁFORA "Secretária de Educação escreve pichação com "x". Ela justifica a gafe pela pressa". 1.2 CATÁFORA “Só queremos isto: a aprovação!” 2. EXÓFORA: Faz remissão a elementos fora do texto. “Você está no curso Orvile Carneiro!”.

33 Mecanismos de coesão Referência; Substituição; Elipse; Conjunção;
Lexical.

34 Referência REFERÊNCIA TEXTUAL SITUACIONAL ENDÓFORA EXÓFORA ANÁFORA
CATÁFORA

35 Principais tipos de coesão:
1. Referencial São Paulo é uma cidade onde a poluição atinge níveis muito altos. Raul Pompeia é um escritor cujas obras lemos com prazer. Pedro Álvares Cabral descobriu o Brasil, o que permitiu aos portugueses ampliarem seu império marítimo. O presidente de uma ONG tem inúmeras funções a cumprir. Essas responsabilidades, no entanto, podem ser divididas com outros membros da diretoria. O que me fascina em Machado de Assis é isto: sua ironia.

36 2. Coesão lexical Sinônimos
O presidente do Palmeiras, Silvano Eustáquio, afirmou que o time tem todas as condições para ganhar o campeonato. Segundo o dirigente, com Miudinho na zaga, o gol palmeirense será impenetrável. Na opinião do cartola, a torcida só terá motivos de alegria. Hiperônimos Lucinha estava na poltrona do cinema, esperando o filme começar, quando, de repente, no assento ao lado, uma idosa desmaiou. Perífrase A vigilância policial nos estádios de futebol é sempre necessária, pois as torcidas às vezes agem com violência. Na verdade, não é mais possível a realização de qualquer campeonato sem a presença de elementos treinados para garantir não só a ordem, mas também proteger a segurança dos cidadãos que desejam acompanhar o jogo em tranquilidade.

37 3. Coesão sequencial Ela é muito competente, por isso conseguiu a vaga. Ela conseguiu a vaga, já que é muito competente Paulo tinha tudo para ganhar a corrida, no entanto, no dia da prova, sofreu um acidente de carro. Você pode ir brincar na rua, desde que faça todo o dever Com o intuito de conseguir a vaga na faculdade, Sílvia estudava oito horas todos os dias.

38 Mecanismos de coesão - Palavras de transição
- inicialmente (começo, introdução) - primeiramente (começo, introdução) - enfim (conclusão) - dessa forma (conclusão) - em suma (conclusão) - nesse sentido (conclusão) - portanto (conclusão) - afinal (conclusão) - logo após (tempo) - ocasionalmente (tempo) - posteriormente (tempo) - segundo (semelhança, conformidade) - conforme (semelhança, conformidade) - por isso (causa e consequência) - de fato (causa e consequência) - em virtude de (causa e consequência) - assim (causa e consequência) - naturalmente (causa e consequência) - então (exemplificação, esclarecimento) - por exemplo (exemplificação, esclarecimento) - isto é (exemplificação, esclarecimento)

39 Coerência - Lógica entre as ideias do texto.
Coerência Textual Coerência - Lógica entre as ideias do texto. “A coerência se estabelece a partir das ideias apresentadas no texto e dos conhecimentos dos interlocutores, garantindo a construção do sentido de acordo com as expectativas do leitor. Está, pois, ligada à compreensão, à possibilidade de interpretação dos sentidos do texto. O leitor poderá “processar” esse texto e refletir a respeito das ideias nele contidas; pode, em resposta, reagir de maneiras diversas: aceitar, recusar, questionar, até mesmo mudar seu comportamento em face das ideias do autor, compartilhando ou não da sua opinião.”

40 Coerência textual Para ser coerente, o texto deve apresentar uma relação lógica e harmônica entre suas ideias, que devem ser ordenadas e interligadas de maneira clara, formando, assim, uma unidade na qual as partes tenham nexo. O que deve ser feito: 1. Manter a ordem cronológica; 2. Seguir uma ordem descritiva; 3. Uma informação nova deve se ligar a outra, já enunciada; 4. Evitar repetições; 5. Não se contradizer; 6. Não escamotear a realidade; 7. Evitar generalizações; 8. Utilizar os recursos de coesão textual.

41 Fatores de Coerência Elementos linguísticos; Conhecimento de mundo;
Conhecimento partilhado; Intertextualidade; Inferência; Fatores de contextualização.

42 Circuito fechado - Ricardo Ramos
     Chinelos, vaso, descarga. Pia, sabonete. Água. Escova, creme dental, água, espuma, creme de barbear, pincel, espuma, gilete, água, cortina, sabonete, água fria, água quente, toalha. Creme para cabelo, pente. Cueca, camisa, abotoaduras, calça, meias, sapatos, telefone, agenda, copo com lápis, caneta, blocos de notas, espátula, pastas, caixa de entrada, de saída, vaso com plantas, quadros, papéis, cigarro, fósforo. Bandeja, xícara pequena. Cigarro e fósforo. Papéis, telefone, relatórios, cartas, notas, vales, cheques, memorandos, bilhetes, telefone, papéis. Relógio. Mesa, cavalete, cinzeiros, cadeiras, esboços de anúncios, fotos, cigarro, fósforo, bloco de papel, caneta, projetos de filmes, xícara, cartaz, lápis, cigarro, fósforo, quadro-negro, giz, papel. Mictório, pia, água. [...]

43 Exemplos O morcego entrou pela janela. De repente, o mamífero enroscou-se nos cabelos da professora. Hoje é dia de pagar o carnê. Paulo comprou um Camaro. Então: - Paulo tem um carro/ Paulo tem dinheiro.

44 Atividade – Complete com os elementos necessários
Uma Proibição Necessária Um assunto que vem despertando a atenção não só da comunidade acadêmica, mas da sociedade como um todo, é a proibição do uso de celulares e bonés pelos estudantes na sala de aula. A discussão acirrou-se após a restrição do uso desses objetos em algumas escolas. Apesar da polêmica instaurada, cremos que a vedação é a melhor solução.

45 No que se refere ao celular, a proibição do seu uso em sala de aula é uma medida que se harmoniza com o ambiente em que o estudante está. A sala de aula é um local de aprendizagem, onde o discente deve se esforçar ao máximo para extrair do professor os conhecimentos da matéria. Nesse contexto, o celular é um aparelho que só vem dificultar a relação ensino-aprendizagem, visto que atrapalha não só quem atende, mas todos os que estão ao seu redor. Quanto ao boné, a restrição de seu uso em sala de aula se deve a uma questão de educação e respeito pela figura do mestre. Deve-se ter em mente que o professor - assim como os pais e as autoridades religiosas - merece todo o respeito no exercício do seu ofício, que é o de transmitir conhecimentos. Do mesmo modo que é mal-educado sentar-se à mesa com um chapéu na cabeça, assistir a uma aula usando um boné também o é.

46 Por outro lado, alguns entendem que o Estado não poderia proibir os celulares e bonés em sala de aula, visto que violaria o direito da pessoa de ir e vir com seus bens. Entretanto, devemos ter em mente que não existe direito absoluto, todos são relativos. E sempre que há um conflito entre eles, deve-se realizar uma ponderação de valores, a fim de determinar qual prevalecerá. No caso em análise, o direito da coletividade (alunos e professores) prevalece sobre o direito individual de usar o celular ou o boné na sala de aula. Desse modo, percebe-se que há razoabilidade nos objetivos pretendidos pela proibição, visto que beneficia toda a comunidade acadêmica. Os estudantes devem se conscientizar que escola é sinônimo de aprendizagem, e que todo esforço deve ser feito para valorizar o processo de ensino e a figura do professor.

47 Minha redação pode ser zerada? Quando colocar o título?
Dúvidas frequentes: Minha redação pode ser zerada? Quando colocar o título? O que vem a ser a questão estética e sobre a letra? Qual o limite de linhas? Como meu texto será avaliado? O recurso vale a pena?

48 O que NÃO fazer em sua dissertação
Nada de gírias; “Todo mundo sabe da gravidade que tem, hoje em dia, o problema das drogas na nossa sociedade. Muita gente e até a polícia tentam fazer alguma para acabar com as drogas, mas muitos caras, a maioria gente da pesada, se negam a deixar de curtir seu baratinho, não dando a mínima para os meganhas que seu encalço.”

49 O que NÃO fazer em sua dissertação
2. Nada de provérbios e ditos populares; “O problema da violência é algo do qual não podemos mais fugir. Por décadas sucessivas, assistimos ao abandono de um número incontável de menores carentes. Grande parte destas crianças, condenadas à marginalidade, tornaram-se bandidos perigosos. Hoje, é muito comum o fato de alguns menores, perambulando pelas ruas por falta de escolas ou um lugar melhor para ficar, serem influenciados por estes pequenos delinqüentes, aos quais acabam se unindo pa¬ra praticarem delitos. Afinal, já dizia meu avô: “Dize-me com quem andas, que eu te direi quem és”.

50 O que NÃO fazer em sua dissertação
3. Não se inclua no texto; “Todos nós, apreensivos, observamos que o mundo moderno caminha para o caos. Vemos que a confusão, o desentendimento entre habitantes metropolitanos, os conflitos entre as nações e a ameaça de uma guerra atômica podem perfeitamente levar o homem à sua própria destruição. Eu vejo por mim mesma. Mal tenho tempo de dormir. Levanto de madrugada para pegar aqueles ônibus super-lotados. Trabalho o dia inteiro e qua¬se não tenho tempo de estudar as matérias para as provas do meu colégio noturno. Além de tudo isso, meu patrão não me autoriza a ir ao médico, quando necessito.”

51 O que NÃO fazer em sua dissertação
4. Nada de doutrinas ou ideologias; “Nas últimas décadas, o mundo tem assistido, com muita apreensão, a conflitos localizados que emergem em diferentes pontos geográficos. Muitos temem que estas guerras, embora restritas a determinadas regiões, acabem por envolver as duas grandes potências, desencadeando uma guerra de caráter mundial. Para combater esta contínua ameaça, só há uma solução: Jesus Cristo. O homem precisa lembrar que Deus mandou seu único filho a fim de morrer na cruz para nos salvar. Ele derramou Seu sangue por nós, para livrar a humanidade de seus pecados. Só com Jesus poderemos sobreviver, pois Ele é nosso mestre e Senhor.”

52 O que NÃO fazer em sua dissertação
5. Nada de exageros em suas colocações; “Os noticiários apresentam-nos todos os dias crimes bárbaros cometidos por verdadeiros animais, que deveriam ser exterminados, um a um, pela sua perversidade sem fim. Estas criaturas monstruosas atacam, nas ruas escuras da periferia, pobres mulheres indefesas e as matam, impiedosamente. Amaldiçoados criminosos, andam por aí disseminando a podridão de suas almas, que hão de arder para sempre no fogo do inferno. Pessoas como essas, que assassinam inocentes criancinhas, deveriam ser postas em cadeiras elétricas, o mais rápido possível. Morte aos monstros do crime!”

53 6. Exemplos somente de domínio público ou de voz de autoridade;
“Aqui mesmo nas costas brasileiras testemunhamos a construção e funcionamento destas plataformas que, em sua maioria, contribuem para aumentar as nossas reservas petrolíferas. O filho de minha vizinha, Dona Laura, trabalhava em uma dessas pla-taformas. Ela levou um susto incrível quando houve um acidente há pouco tempo atrás. Seu filho sofreu algumas queimaduras e foi internado às pressas em estado grave. Dona Laura ficou a seu lado o tempo todo e felizmente ele sobreviveu ao terrível incêndio que praticamente destruiu aquele local e causou prejuízos enormes.”

54 7. Não utilize abreviações e evite palavras estrangeiras;
8. Não repita a mesma palavra; 9. Não misture as letras; 10. Não aborde somente uma face do problema; 11. NUNCA fuja ao tema proposto; 12. NUNCA entregue seu texto sem revisão; 13. Não cometa vícios de linguagem.

55 Alguns vícios de linguagem nas redações
1. Barbarismo “ (...) nesse caso, caberia somente ao meretíssimo tomar a decisão.” 2. Solecismo “ (...) haviam inúmeros motivos para que se tomasse tal decisão.” “ (...) É necessário que haja o combate as drogas”. “ (...) Ele não perdoou a ele”.

56 3. Eco “(...) A sociedade com essa mentalidade nunca sabe da verdade.” “(...) É importante a precaução contra discriminação que leva à exclusão.” 4. Ambiguidade “ (...) O avanço da tecnologia traz à sociedade muitas melhorias, mas sua dessiminação pode acarretar conflitos.” 5. Plebeísmo “(...) Essa coisa deve ser analisada por um ponto de vista mais coerente”.

57 6. Pleonasmo “ (...)É preciso que saibamos conviver juntos em uma sociedade onde parece que o espírito de comunhão se perdeu.” “ (...) O elo de ligação que une os pensamentos de uma sociedade pós moderna podem se romper a qualquer momento.” “Se formos fazer uma panorama geral da situação da sociedade perceberemos que os países do mundo não colaboram uns com os outros”,

58 Competências avaliadas
1. CORREÇÃO FORMAL Ortografia / Acentuação / Propriedade Vocabular; Morfossintaxe; Pontuação / Elementos de Coesão. 2. CORREÇÃO DE CONTEÚDO Desenvolvimento do Tema / Tipologia Textual / Coerência Textual; Seleção de Argumentos / Construção da Argumentação.

59 EXEMPLO 001 NOTA 2,00 TEMA:Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida? Estudar é vantajoso A educação traz mudanças boas para a vida do ser humano. Basta ter o ato de saber educar e estudar. Muitos adolescentes desistem de estudar, outros concluem o ensino médio e poucos chegam à universidade. A falta de amizade da família leva os jovens a serem usuários de droga e ter gravidez inesperada.

60 Todos os pais precisam e devem seguir os passos de seus filhos, desde a infância até a adolescência. É necessário educar, ser amigo, aconselhar e mostrar o caminho certo a seguir. Toda criança e adolescente necessita de dedicação. Por não conhecer a se próprio, estudantes] tem dificuldade de escolher em que área atuar. Este pode conseguir para se uma profissão não sucedida. O profissional bem sucedido tem aspecto de vida melhor, bem estar e um bom convívio com a sociedade.

61 EXEMPLO 002 NOTA 5,5 TEMA:Qual a relação entre o estudo e uma carreira profissional bem sucedida? Antes de discutirmos a importância da educação na carreira profissional, devemos refletir sobre o que vem a ser exatamente a educação. A educação seria somente um curso superior? Ou seria o conhecimento amplo sobre um determinado assunto? Se considerarmos diversos exemplos do dia-a-dia, veremos diversos perfis de pessoas bem sucedidas. Algumas delas alcançaram o sucesso através do trabalho duro e com trabalho árduo; já outras, conseguiram esse sucesso ao inovar em algo, e outros o conseguiram por ter uma personalidade única, que se destacava.

62 Enfim, todos estes perfis, por mais distantes que tenham passado da escola, têm certo nível de habilidade e de conhecimento de como usar suas habilidades para alcançar o sucesso, e é isso que com certeza fez a grande diferença em suas carreiras. A educação (escolaridade) é com certeza um dos fatores mais importantes no momento em que uma empresa vai fazer um recrutamento, entretanto, é importante lembrar que não é um fator decisivo, pois experiência, comportamento e criatividade podem ter um peso grande. É importante para uma pessoa saber usar o conhecimento que ela tem, e é isso que faz grande diferença no mercado de trabalho.

63 Outro ponto importante a se considerar é a satisfação que o seu objeto de trabalho lhe traz. Escolher estudar e trabalhar com algo que não se gosta é algo que geralmente não traz resultados positivos, pois sempre se torna difícil conseguir motivação para superar os obstáculos que aparecem. Fazendo com que a pessoa venha a “congelar” em determinado nível da carreira, o que vem a prejudicar muito a qualidade de vida e autoestima da pessoa. O ideal é focar a carreira ou estudo naquilo em que a pessoa já tem certa habilidade, ou então em uma área que lhe traga prazer (mas também tenha certa rentabilidade, é claro), pois assim é possível manter uma boa qualidade de vida, ser feliz e tornar mais fácil a ascensão na carreira profissional.

64 Redação de GABRIELA ARAUJO ATTIE Uberlândia/MG A imigração no Brasil
EXEMPLO 003 NOTA 1000 TEMA:ENEM 2013 Redação de GABRIELA ARAUJO ATTIE Uberlândia/MG A imigração no Brasil Durante, principalmente, a década de 1980, o Brasil mostrou-se um país de emigração. Na chamada década perdida, inúmeros brasileiros deixaram o país em busca de melhores condições de vida. No século XXI, um fenômeno inverso é evidente: a chegada ao Brasil de grandes contingentes imigratórios, com indivíduos de países subdesenvolvidos latinoamericanos. No entanto, as condições precárias de vida dessas pessoas são desafios ao governo e à sociedade brasileira para a plena adaptação de todos os cidadãos à nova realidade.

65 A ascensão do Brasil ao posto de uma das dez maiores economias do mundo é um importante fator atrativo aos estrangeiros. Embora o rescimento do PIB (Produto Interno Bruto) nacional , segundo revisões, seja menor em 2012 em relação a anos anteriores, o país mostra um verdadeiro aquecimento nos setores econômicos, representado, por exemplo, pelo aumento do poder de consumo da classe C. Esse aspecto contribui para a construção de uma imagem positiva e promissora do Brasil no exterior, o que favorece a imigração. A vida dos imigrantes no país, entretanto, exibe uma diferente e crítica faceta: a exploração da mão-de-obra e a miséria.

66 Portanto, para impedir a continuidade dessa situação, é imprescindível a intervenção governamental , por meio da fiscalização de empresas que apresentem imigrantes como funcionários, bem como a realização de denúncias de exploração por brasileiros ou por imigrantes. Ademais, é necessário fomentar o respeito e a assistência a eles, ideais que devem ser divulgados por campanhas e por propagandas do governo ou de ONG’s, além de garantir seu acesso à saude e à educação, por meio de políticas públicas específicas a esse grupo.

67 EXEMPLO 004 NOTA 0,0 Polêmica do vestido Quem nunca errou joga a primeira pedra. O excesso de exibição física acarretou uma grande avalanche de revoltas dos alunos da universidade tais como: machismo, intolerância e a má educação. A forma de expressar do ser humano, tanto física ou mental, causa uma série de ações favoráveis ou contrárias que são apresentadas pelas algumas pessoas. No caso da mulher na maneira em que se veste, a certo tipo de roupa, traz honestidade ou lascívia para ela, causando opiniões divididas ou até mesmo machismo por alguns homens através de cantadas.

68 O nível de sensualidade que apresenta em um singelo pano decotado, traz a intolerância e o ciúme de algumas mulheres, acarretando discriminação e revoltas. Assim, basta saber usar em certos tipos de ambientes e locais apropriados. O fenômeno que ocorreu no Brasil o caso da aluna "Geisy de Arruda que foi com vestido curto na universidade", a falta de educação ocorreu nos dois aspectos no caso da aluna e dos alunos: ela não foi bem sucedida no seu vestuário e eles por comportarem como animais no campo de vez a conselha-lá. O fato de sentir-se bem mostrando a sensualidade não é aceitável por algumas pessoas que traz intolerância, má-educação, machismo e discriminação social. Portanto, vivemos em um país livre, sem interferência nos costumes particulares das pessoas, não podemos jogar pedra na vontade do outro, quem nunca errou joga a primeira pedra.

69 Atividades 1. Produza uma tese e três argumentos sobre o tema:
O estado de consciência jurídica da população e o pm SOLUÇÃO TESE: A população tem uma consciência jurídica defasada. Sem conhecer seus direitos e seus deveres, muitas vezes, considera as ações da polícia arbitrárias por não ter um conhecimento adequado. 1. Pouca consciência jurídica da população 2. A má interpretação da lei gera uma instabilidades entre os dois. 3. Isso dificulta o trabalho do PM que muitas vezes é vista como vilã.

70 2. Dê continuidade ao texto:
Há tempos a questão da preservação do meio ambiente entrou no dia-a-dia das discussões do mundo inteiro. O excesso de poluição emitida pelas indústrias e automóveis e a devastação das florestas são as principais causas do efeito estufa e finalmente se tornaram motivo de preocupação. Contudo, até agora, os resultados pró-natureza são insignificantes perto dos prejuízos causados a ela.

71 FONTE BRASIL, Ministério da educação. “Redação do ENEN 2012 – Guia do participante”. Disponível em:< . Acesso 12/02/2013. GRANATIC, Branca. “Técnicas básicas de redação”. Scipione. PUC - RJ. “Provas interativas – Dúvidas frequentes redação”. Disponível em: < . Acesso 24/02/2013. Comunicação em prosa moderna, Othon M. Garcia, 14ª edição, Editora da Fundação Getúlio Vargas. UOL Educação. Banco de redações. Disponível em: < Acesso 16/04/13


Carregar ppt "Técnicas de Redação Prof.ª Alice de Alencar."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google