A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Utilização de Metodologias Ativas no Ensino Superior

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Utilização de Metodologias Ativas no Ensino Superior"— Transcrição da apresentação:

1 Utilização de Metodologias Ativas no Ensino Superior
Observatório de Inovação e Criatividade no Processo de Ensino e de Aprendizagem UFLA Nov/2014 Profa. Dra. Dilmeire Sant`Anna Ramos Vosgerau

2 Múltiplas Abordagens para Aprender necessitam de Múltiplas Abordagens para Ensinar?

3 Agenda Contextualização Aporte Teórico Noções Gerais
Nossa Caminhada - PUCPR

4 Compreendendo o contexto ....

5

6 quem recebemos em sala de aula?
Aluno Professor Contextos diferenciados Situações socioeconômicas e culturais diversas Diferentes estágios de desenvolvimento cognitivo A familia não educa A escola não ensina A igreja não dá limites Estado não desenvolve a cidadania O vestibular não seleciona

7 Além disso.....As pressões Currículo Formal Práticas de Aprendizagem
Informal Práticas de Alto Impacto Currículo Formal Cultura Participativa Co-currículo Experiencial A familia não educa A escola não ensina A igreja não dá limites Estado não desenvolve a cidadania O vestibular não seleciona (Bass, 2012)

8 A questÃO é.... A questão é.....

9 PORQUE OS alunos BUSCAM APRENDER?
A finalidade da aprendizagem para cada um destes alunos é a mesma? Podemos garantir esta aprendizagem, se nem sabemos a sua finalidade, com uma mesma abordagem de ensino para todos os conteúdos ensinados e para todos os alunos?

10 Finalidade da aprendizagem Para os alunos
Profunda Superfície Êxito (ENTWISTLE and RAMSDEN, 1983; MARTON and SALJO, 1976)

11 Visões do professor sobre o ENSINO
Perspectivas Descrição Transmissão Entregando o conteúdo Aprendizado Modelando os modos de ser Desenvolvimento Cultivando formas de pensar Encorajamento Facilitando o desenvolvimento pessoal Reforma social Buscando uma sociedade melhor (PRATT, 1998)

12 como buscar o equilíbrio ?
Finalidade Para o aluno Visão do Professor Prática Pedagógica

13 O Que escolher ? Teoria Social Teoria Comportamentalista
Teoria Espiritualista Teoria da Aprendizagem Significativa Teoria Sociocognitivista Aprendizagem Ativa Teoria da Aprendizagem Situada Teoria Social Aprendizagem por projetos Teoria Acadêmica Aprendizagem por resolução de problemas Teoria Construtivista

14 Aporte Teórico ....

15 relação entre teoria e prática
Conjunto de conceitos, definições e de proposições em relação a um fenômeno, especificando a relação entre as variáveis existentes, tendo por objetivo explicá-lo ou predizê-lo. Prática Aplicação de maneiras de proceder relativas a um setor da atividade humana. (LEGENDRE, 1993)

16 relação entre teoria e prática
Princípios Teoria Abordagem Forma geral de perceber, de estudar uma questão, de abordar um projeto, de resolver um problema ou de se atingir um objetivo. Metodologia Conjunto de métodos utilizados em um setor de atividade; Estudo empírico ou teórico de métodos de aprendizagem ou de ensino. Método Conjunto de técnicas ideias, ordenadas segundo regras e implementações conscientes para atingir um objetivo. Prática Visão Planejamento Instrumentos Metodologia ( conjunto de estratégias) Criar um slide exemplo Fazer Legendre (1993)

17 relação entre teoria e prática
Portanto..... Para se desenvolver as competências dos estudantes em um processo de ensino e aprendizagem, o professor deve saber situar a teoria que fundamenta sua prática, escolher a abordagem coerente com essa teoria, configurar uma metodologia de trabalho que contemple os princípios da abordagem escolhida  e executar os métodos mais apropriados a cada contexto, utilizando técnicas e instrumentos adequados. Metodologia no lugar de estrategia

18 Pedagogia Universitária /
campos de estudos Para quem ensinamos? Com o que ensinamos? Para que ensinamos? Pedagogia (Séc. XVII) Andragogia (1833 – Alexander Kapp Déc Malcolm Knowles ) Pedagogia Universitária / Higher Education (1970 – De ketele; Lebrun) Foco da prática: criança, o adulto em processo de formação continuadas, o adulto do ensino superior

19 Teoria da Aprendizagem
TEORIAS Abordagem Pedagógica Teoria da Educação Teoria da Aprendizagem e/ou

20 FONTES DAS teorias da educação
Filosofia Sociologia Antropologia Psicologia Bertrand (1997)

21 Teorias da Educação: DEFINIÇÃO
Toda e qualquer reflexão sobre educação que inclua uma análise dos problemas e das propostas de mudança. Reflexões sobre a finalidade da educação Noção de Aprendizagem Papeis dos docentes Lugar do estudante Alcance dos conteúdos Pertinência Sociocultural da Educação Definições sobre: Bertrand (1998)

22 Fontes Das Teorias da Aprendizagem
Biologia Computer Science Educação Psicologia Driscoll (2000)

23 Teorias da Aprendizagem: DEFINIÇÃO
um conjunto de construções que associam as mudanças desempenho observadas com o que é planejado para promover essas mudanças. Resultados O mudou no desempenho e que pode ser explicado pela teoria? Meios Quais os processos que levam aos resultados? Entradas Que estímulos disparam os processos? Quais os recursos ou experiências formam a base da aprendizagem? Definições sobre: Driscoll (2000)

24 Polos das Teorias da Educação
Teorias Acadêmicas (Conteúdos) Teorias psicocognitivas, tecnológicas e sociocognitivas (Interações) Teorias espiritualistas e personalistas (Sujeito) Teorias Sociais (Sociedade)

25 Teorias da APRENDIZAGEM
Aprendizagem e Comporta-mento Radical Behavio-rismo Aprendizagem e Cognição Teoria Cognitiva do Tratamen-to da Informa-ção Teoria da Aprendizagem Significativa Teoria da Cognição Situada Aprendiza- gem e Desenvol-vimento Desenvolvimento da Cognição e do Desenvolvimento Teorias Interacionais do Desenvolvimento Cognitivo Aprendizagem e Biologia Bases Biológicas para a Aprendizagem e Memória Aprendizagem e Motivação Motivação e Autorregulação na Aprendizagem Aprendizagem e Instrução Teoria Instrucional de Gagné Construtivismo

26 Metodologias ativas - abordagens recenseadas
Aprendizagem Colaborativa Aprendizagem Cooperativa Instrução por pares (Peer Instruction) Aprendizagem Ativa Aprendizagem reflexiva Mastery learning (aprendizagem de mestria) Flipped class/learning (aprendizagem/aula invertida) Problem-based learning (aprendizagem baseada em problemas) Project-based learning (aprendizagem baseada em projetos) Inquiry-based learning (aprendizagem por pesquisa) Case study-based learning (aprendizagem baseada em estudo de caso) Guide discovery learning (aprendizagem pela descoberta guiada).

27 Noções Gerais ....

28 Metodologias ATivas Os elementos principais da aprendizagem ativa são a atuação e o comprometimento dos alunos no processo de aprendizagem. A aprendizagem ativa é muitas vezes contrastada com a aprendizagem tradicional em que os alunos recebem informações do professor passivamente (PRINCE, Michael, 2004 p.1. Tradução: DTE). A aprendizagem ativa transfere o foco do que o professor deveria ensinar ou passar para os alunos para o que o professor espera que os alunos sejam capazes de fazer com o conteúdo (FSU, 2011). O professor trabalha com a aprendizagem ativa quando: faz perguntas; apresenta um problema ou propõe um tipo de desafio; pede para seus alunos trabalharem individualmente ou em pequenos grupos, afim de encontrarem respostas; dá a eles um tempo para encontrarem respostas; interrompe e chama um ou mais alunos ou grupos para dividir as respostas (Felder, 2009).

29 Metodologias ATivas O professor não trabalha com a aprendizagem ativa quando: dá uma aula expositiva e faz perguntas que os mesmos poucos alunos sempre respondem; conduz discussões que engajam somente uma pequena parte da classe. A intenção não é evitar aulas expositivas, mas mesclá-las com atividades em que os alunos possam trabalhar e refletir sobre o que estão fazendo. (Felder, 2009)

30 Metodologias ATivas O ambiente de aprendizagem ativa e colaborativa tem como propósito envolver o aluno ativamente na aprendizagem, com o auxílio de tecnologias educacionais e de metodologia adequada para o ambiente. Vantagens: possibilitam ao aluno o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem; proporcionam a ampliação da aprendizagem por pares; facilitam a inserção da pesquisa no processo de aprendizagem; proporcionam o desenvolvimento cognitivo e da expressão; estimulam o pensamento crítico, análise e a resolução de problemas; facilitam a imersão cognitiva e social; proporcionam a ampliação da aprendizagem significativa; proporcionam a ampliação da aprendizagem por meio de experimentações ativas; possibilitam discussões reflexivas.

31 Metodologias ATivas

32 Metodologias ATivas O ambiente de aprendizagem ativa e colaborativa tem como propósito envolver o aluno ativamente na aprendizagem, com o auxílio de tecnologias educacionais e de metodologia adequada para o ambiente. Vantagens: possibilitam ao aluno o desenvolvimento da autonomia da aprendizagem; proporcionam a ampliação da aprendizagem por pares; facilitam a inserção da pesquisa no processo de aprendizagem; proporcionam o desenvolvimento cognitivo e da expressão; estimulam o pensamento crítico, análise e a resolução de problemas; facilitam a imersão cognitiva e social; proporcionam a ampliação da aprendizagem significativa; proporcionam a ampliação da aprendizagem por meio de experimentações ativas; possibilitam discussões reflexivas.

33 Metodologias ATivas Mediação do professor
Aula centrada no aluno e não no professor; Maior proximidade do aluno; Predominância de aula com discussão e interação; Aumento no entendimento conceitual dos alunos; Obtenção de feedback instantâneo dos alunos sobre a aprendizagem; Utilização das tecnologias no desenvolvimento das atividades. (C.P. Lim; C.S. Chai, 2008; Whiteside; Fitzgerald, 2009; Brooks, 2012; DORI, Yehudit Judy et al, 2003) Relação entre alunos Alta interatividade e colaboração entre os alunos; Atuação e comprometimento dos alunos no processo de aprendizagem; Aprendizagem por pares; Alunos realizam atividades significativas e raciocinam (refletem) sobre o que estão fazendo; Trabalhando com os colegas, sem interferência do professor, alunos desenvolvem autonomia . (Brooks,2012; PRINCE, Michael, 2004; C.P. Lim; C.S. Chai, 2008; Bonwell, C.C.; J. A. Eison, 1991; BRESLOW, 2000) Estrutura física da sala De acordo com os autores do artigo Designing Spaces for Active Learning (Whiteside; Fitzgerald, 2009) , uma pesquisa sobre Active Learning Classroom, realizada na Universidade de Minnesota, pôde obter previamente respostas positivas de professores e alunos sobre a sala de aula de aprendizagem ativa. Em relação ao espaço físico foi relatado que: Mesas redondas: oferecem um ambiente colaborativo e permite aos alunos criar comunidades de aprendizagem com rapidez e facilidade. Design da sala: aproxima mais o professor dos alunos do que em uma sala de aula tradicional. Disposição dos móveis: as mesas beneficiam as discussões em grupo e os quadros ao redor da sala possibilitam a construção e exposição de ideias. Conforto e comodidade: o espaço, os móveis e suas disposições , e a conexão wireless oferecem conforto e comodidade aos alunos. Disponibilidade e acesso à tecnologia: a disponibilidade da tecnologia na sala de aula auxilia na aprendizagem e ajuda os alunos tornarem-se eficientes e eficazes. Quadros branco (vidro): auxilia os alunos nas atividades colaborativas.

34 Metodologias ATivas

35 O Que dizem as pesquisas
Each teaching approach is undergirded by learning theory (Rink, 2001), and each theory describes learning from a different perspective. If teachers have an idea of how they want their students to learn and what objectives they want to accomplish, the task of selecting an approach becomes easier. However, it is apparent that using only one teaching approach is limiting; there is usually more than one objective to accomplish, and students may understand or learn a particular skill more effectively depending on the situation and their developmental readiness. Thus, it makes sense for teachers to learn to use multiple theories to design a new approach or to use multiple approaches sequentially or concurrently during the same lesson in order to make teaching more effective . O Uso de uma abordagem única pode limitar a aprendizagem; Múltiplas teorias podem ser utilizadas para o desenvolvimentos de novas abordagens Most teaching approaches are effective; however, some approaches are more effective in particular situations. When multiple approaches are used in a situation or when multiple theories are used to design a new approach, teachers can more effectively and efficiently accomplish their goals and make their instruction or feedback easier to understand for students. As teachers use the different approaches with different age groups in their specific classrooms, they can acquire pedagogical content knowledge that can help them decide which approach to use to accomplish particular objectives in the future. A decisão da abordagem deve considerar: conteúdo, grupo, objetivos de aprendizagem, competências a serem desenvolvidas

36 Não existe melhor ou pior abordagem!
Que dizem as pesquisas (…) there is not one best teaching approach or one best task design; approaches and designs work differently in different situations. The rule of thumb is that teachers should choose an instructional approach that is based on the objectives that he or she wants to achieve, the developmental characteristics of the students, and the content (Lee, 1991; Rink, 2001). Não existe melhor ou pior abordagem! RUKAVINA, Paul B; Foxworth, K Randell. Using Motor-Learning Theory to Design More Effective Instruction. Journal of Physical Education, Recreation & Dance; Mar 2009; 80, ,37.

37 Algumas considerações
Múltiplas formas de aprender justificam múltiplas abordagens para ensinar? “...devem ser incentivadas todas as abordagens que tenham demostrado previamente sua eficácia [...] a pedagogia do futuro, portanto poderá assumir várias facetas ...[...] [...] no que diz respeito às pedagogias do futuro, parece que se trata de pedagogias sistemáticas, estruturadas explicitas ..." Tadif e Gauthier (2012) Os princípios expressos pelas teorias auxiliam ao professor construir sua própria abordagem, considerando seu próprio contexto de aprendizagems. Driscoll (2000)

38 Algumas consideraÇõES
Múltiplas formas de aprender justificam múltiplas abordagens para ensinar? ” uso das teorias apresenta 3 vantagens: elas nos dizem o que está acontecendo além das coisas que são observáveis, reduzem o ruído, permitindo que nos concentremos naquilo que é relevante [...] elas fazem com que vislumbremos novos caminhos para o nosso pensamento “ Cowan (2002)

39 Nossa Caminhada ....

40 A Experiência da PUCPR Transformação Cultural
Revisão da Proposta Pedagógica Empoderamento Aluno Do Professor

41 Transformação Cultural
A Experiência da PUCPR Transformação Cultural Instituição dos Princípios da PUCPR Discussão com os professores (2014) Discussão com os alunos (2015) Participação facultativa da proposta de Trabalho Discente Efetivo – TDE (2014) Regulamentação do TDE para todas as disciplinas

42 Revisão da Proposta Pedagógica
A Experiência da PUCPR Revisão da Proposta Pedagógica Revisão do PDI Adoção da Abordagem de Competências (outcomes bem definidos)

43 Empoderamento do professor
A Experiência da PUCPR Empoderamento do professor Implementação de Projetos Pilotos Criação do Centro de Ensino e Aprendizagem Revisão das propostas de formação continuada Acompanhamento Agendamento Foco no planejamento (Sequências didáticas – Design Educacional) Criação do Observatório de Inovação e Criatividade no Processo de Ensino e de Aprendizagem Pesquisa Transformação da informação em Conteúdo de Pedagógico

44 A Experiência da PUCPR Prof.ª Elisangela Ferretti Manffra
Experiência da criação do Simpósio Profa. Waléria Adriana Gonçalez Cecílio Avaliação Processual baseada em autocorreção Prof. Bruno Campagnolo de Paula Sala de aula invertida

45 Empoderamento do aluno
A Experiência da PUCPR Empoderamento do aluno Autoavaliação de Hábitos de Estudos Identificação de suas estratégias de aprendizagem Oferta de oficinas de ferramentas de aprendizagem

46 Grata pela atenção!


Carregar ppt "Utilização de Metodologias Ativas no Ensino Superior"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google