A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo."— Transcrição da apresentação:

1 Seminário de Pesquisa Aula 4

2 Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo necessário produzir com regularidade trabalhos de análises e balanço sobre o estado da pesquisa, entendido como mecanismo de auto-avaliação. Inexistência deste tipo de trabalho. A Arquivologia é uma disciplina autônoma, afirmando a especificidade da sua teoria e da sua metodologia.

3 Ainda hoje o arquivista é um elemento de ligação entre o investigador e as fontes de pesquisa. Dificuldade para a pesquisa: –Acesso as publicações; –Falta de publicações e dispersão geográfica; –Trabalho solitário / isolamento profissional Superar as dificuldades e iniciar um proces- so sistemático de pesquisa na área. A pesquisa em Arquivologia se exerce sob condições de multidisciplinaridade.

4 Arquivologia como Ciência A Arquivologia têm: –Objeto: a informação orgâni- ca e registrada; –Método: aplicação de méto- dos particulares; –Finalidade: a conservação para posterior utilização da informação para diferentes fins das quais e para as quais foram produzidas e –Utilidade social: difusão e acesso a informação.

5 Caracterização da Pesquisa em Arquivologia Para Muñoz a pesquisa em Arquivologia deve ter em conta: –Ser um projeto com objetivos concretos a serem perse- guidos; –Deve-se preocupar com a utilização dos resultados e –O custo deve ser avaliado. Para Gracy a pesquisa deve ter em conta 5 condições: –Ir além da simples descrição de fatos, necessita de uma metodologia adequada; –A natureza arquivística da informação deve se constituir em campo de pesquisa prioritário; –A Pesquisa em arquivística deve recorrer a Ciência da Informação; –A pesquisa deve tomar uma dimensão internacional e –Busca de financiamentos.

6 Metodologia da Pesquisa em Arquivologia A pesquisa em Arquivologia deve consagrar bastante atenção aos seus métodos. Utilização dos métodos qualitativos e quan- titativos. O método histórico ocupa lugar privilegiado para as pesquisas em Arquivologia. Atualmente também conta-se com os méto- dos utilizados pela Administração a fim de responder às exigências da gestão de ar- quivos.

7 Difusão da Pesquisa Sem difusão a pesquisa não chegaria ao seu objetivo último: de saber avançar os conhecimentos na disciplina de onde elas são derivadas. Comunicar as pesquisas: –Artigos em periódicos; –Monografias, dissertações e teses, relatórios de pesquisa, comunicações em colóquios e congressos. Divulgação dos resultados das pesquisas é vital para a saúde da profissão.

8 Campos de Pesquisa Teóricos: –Objeto, teorias e finalidade; –História e Ética –Funções (Organização, classificação, avaliação, eliminação) Tecnologias: –Os arquivos eletrônicos, documentos digitais. Políticas Arquivísticas; Serviços: –Administração dos serviços; –Papel social dos arquivistas; –Difusão cultural; –Usuários. Problemas relativos aos arquivos

9 Desafios Richard Cox identifica 7 desafios que se colocam aos arquivistas hoje: –A necessidade de produzir continuamente teoria arqui- vística; –Existência de mais oportunidade de pesquisa; –Necessidade de apoio na disseminação da literatura profissional; –Ultrapassar as hesitações e dúvidas sobre sua própria identidade; –As limitações da formação arquivística; –A necessidade de uma maior divulgação dos trabalhos produzidos e –Necessidade de escreverem para um maior público.


Carregar ppt "Seminário de Pesquisa Aula 4. Pesquisa em Arquivologia “O desenvolvimento (...) de um campo de conhecimento passa pela pesquisa.” Garon1990,p.18 Sendo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google