A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 12 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 12 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE."— Transcrição da apresentação:

1 Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 12 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius cvalves@senacrs.edu.br SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE TECNOLOGIA SENAC PELOTAS

2 Viabilidade Econômico- Financeira o Primeiro passo: Tomada de Decisão oExiste uma “ação” que fazemos todos os dias, mesmo que inconscientemente, e não temos como evitar. O que é? Fazer escolhas! Tomar decisões! Resumindo, decisões são escolhas. Uma boa tomada de decisão é resultado de uma boa escolha. O que caracteriza um bom gestor são suas boas tomadas de decisões.

3 Viabilidade Econômico- Financeira o 5W2H

4 Viabilidade Econômico- Financeira o Processo: 1. Defina o problema; 2. Defina seu objetivo; 3. Crie o maior número de alternativas de solução possível; 4. Desenvolva um plano de ação; 5. Faça uma análise de impacto do plano de ação; 6. Comunique o plano; 7. Monitore a execução do plano.

5 Viabilidade Econômico- Financeira o Elaboração do Fluxo de Caixa de Projetos oObjetivo de uma empresa; oPlanejamento financeiro; oA empresa e clientes, fornecedores, acionistas e credores.

6 Viabilidade Econômico- Financeira o Projetando o Fluxo de Caixa do Projeto oInvestimento inicial; oFase de operação do projeto que gera os fluxos de caixa líquidos anuais; oRegime de caixa e competências; oFluxo de caixa incremental; oRepresentação dos fluxos de caixas (entradas e saídas de caixa).

7 Viabilidade Econômico- Financeira o Riscos oRisco isolado: risco do projeto, ignorando tudo ao redor... ou seja, não interfere nos ativos da empresa; oRisco da empresa: interfere nos ativos da empresa... Risco da empresa em relação ao projeto; oRisco do mercado: efeito do projeto sobre a variabilidade do mercado...

8 Viabilidade Econômico- Financeira o Cuidados... oEmpréstimos... oAcionistas... oInvestidores...

9 Viabilidade Econômico- Financeira o Seu Projeto é Viável ??? oViabilidade técnica, estratégica e econômico- financeira oNinguém ou nenhuma organização deseja investir tempo e esforço (inclui-se aí os recursos humanos, máquinas e equipamentos) com projetos que não apresentem viabilidade. oAssim, projetos passam por um estudo ou análise de viabilidade, que pode ser técnica, estratégica e econômica-financeira.

10 Viabilidade Econômico- Financeira o Seu Projeto é Viável ??? oViabilidade Técnica oNa viabilidade técnica observa-se se o projeto atende aos requisitos técnicos, tais como: oExistência de conhecimento e tecnologia necessários para a realização do projeto oAdequação às leis e normas, tanto do estado e país onde o projeto será realizado, como às normas internas da própria organização.

11 Viabilidade Econômico- Financeira o Seu Projeto é Viável ??? oViabilidade Estratégica oNa viabilidade estratégica observa-se se o projeto atende aos requisitos estratégicos, tais como: oAdequação ou contribuição aos objetivos estratégicos traçados no planejamento estratégico da organização, se o projeto for corporativo; oAdequação ou contribuição aos objetivos estratégicos da área ou unidade de negócio, se o projeto for tático ou operacional; oAdequação ou contribuição aos objetivos pessoais de médio e longo prazo, quando o projeto é pessoal.

12 Viabilidade Econômico- Financeira o Seu Projeto é Viável ??? oViabilidade Econômica-Financeira oNa viabilidade econômica-financeira observa-se se o projeto atende aos requisitos econômico e financeiros, tais como: oExistência de fontes de financiamento disponíveis e acessíveis no mercado, para assegurar os recursos financeiros necessários para a realização do projeto. oDisponibilidade de recursos financeiros suficientes para realizar o projeto e manter o produto/serviço do projeto operando. oO fluxo de desembolso do projeto é factível. oO retorno esperado com o produto/serviço do projeto é adequado ao investimento realizado no projeto.

13 Vamos trabalhar... oTrabalho... oNovamente... cvalves@senacrs.edu.br


Carregar ppt "Gerência de Projetos 5ºSemestre Aula 12 – Parte 2 Prof. Carlos Vinícius SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM COMERCIAL FACULDADE DE."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google