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SETOR AGROALIMENTAR.

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Apresentação em tema: "SETOR AGROALIMENTAR."— Transcrição da apresentação:

1 SETOR AGROALIMENTAR

2 ESPECIFICIDADE DO SETOR
Produção local, vinculada a condições climáticas, biológicas e socioculturais específicas X Distribuição e consumo globais Produção de alimentos para mercado global (em que nunca há escassez) exige alto investimento de capital e concede muito poder para produtroes de alimentos transnacionais e grandes varejistas Provoca também distúrbios ambientais: Exploração excessiva dos ecossistemas Aplicação de fertilizantes químicos Aplicação de inseticidas químicos Manipulação genética Transporte de alimentos de alto valor por vastas distâncias Tudo isso torna o setor muito sensível, central em disputas na OMC e outras organizações internacionais. Cultura/ética: Segurança dos alimentos (mal da vaca louca, gripe aviária, aftosa) e transgênicos afetam questões comerciais

3 CIRCUITOS DE PRODUÇÃO São muito diversificados, dependem do produto (não é como em automóveis ou semicondutores, em que o circuito é homogêneo para todo do setor) Integrados: permite quase um sistema just in time, com controle sobre qualidade do produto e segurança do alimento (produção de frango nos EUA) Alternativos: agricultura orgânica, comércio justo: “redistribuem o valor através da rede contra a lógica da produção de commodities em massa, recuperam a confiança entre produtores e consumidores de alimento e articulam novas formas de associação política e controle de mercado”. são muito diversificados, dependem do produto (não é como em automóveis ou semicondutores, em que o circuito é homogêneo para todo do setor) Alguns setores, como a produção de frangos nos EUA, são altamente integrados: permite quase um sistema just in time, com controle sobre qualidade do produto e segurança do alimento Em outros, há circuitos alternativos: agricultura orgânica, comércio justo: “redistribuem o valor através da rede contra a lógica da produção de commodities em massa, recuperam a confiança entre produtores e consumidores de alimento e articulam novas formas de associação política e controle de mercado”.

4 PROCESSOS DE PRODUÇÃO Processos de produção especializada e padronizada respondendo a padrões econômicos de eficiência e competitividade Processos de produção especializada e localizada tentando negociar com base em qualidades ambientais, nutritivas e de saúde

5 TENDÊNCIAS Globalmente: crescem produtores do Hemisfério Sul, que baseiam sua vantagem no clima (estações alternadas em relação ao Norte): imensos fluxos de longa distância. Regionalmente: áreas de produção mais exótica dentro dos principais mercados da América do Norte, Europa e Leste Asiático leva a fortes fluxos de comércio intraregionais de alimentos de alto valor. Localmente: interesse cada vez maior em redes de alimentos alternativos gera movimentos mais curtos segmentos de alto valor da produção e comércio agrícola: frangos, frutas e vegetais frescos e café Globalmente: crescem produtores do Hemisfério Sul, que baseiam sua vantagem no clima (estações alternadas em relação ao Norte): imensos fluxos de longa distância. Regionalmente: áreas de produção mais exótica dentro dos principais mercados da América do Norte, Europa e Leste Asiático leva a fortes fluxos de comércio intrarreginais de climentos de alto valor.

6 TENDÊNCIAS Espaços especializados de produção
Opções e resistência do consumidor Mudanças tecnológicas na produção alimentar Regulamentação da produção de alimentos agrícolas Concentração e consolidação

7 ESTRATÉGIAS CORPORATIVAS
Domínio de poucas empresas transnacionais Metade do mercado de semente é controlado por 10 empresas Mercado de pesticida é controlados por 10 empresas (1/5 do mercado) 4/5 do mercado alimentos embalados é controlado por 10 empresas 1/4 do mercado de alimentos é controlado por 10 empresas

8 CONCLUSÃO Grande transformação do setor nas últimas décadas – ex.: alimentos de alto valor nutritivo Desenvolvimento de importantes complexos de produção territorial e circuitos de produção - complexa interação entre grandes produtores, varejistas, Estados e grupos de consumidores Produção e distribuição de agroalimentos se tornaram cada vez mais industrializados em termos de tecnologia de produção e distribuição Pressão do consumidor está crescendo Setores com alta regulamentação estatal, além de subsídios e protecionismo Setores dominados pelas grandes empresas transnacionais, produtores e varejistas Geografias da produção, distribuição e consumo de produtos agrícolas se transformaram muito ao longo de poucas décadas Isso se verifica principalmente em alimentos de alto valor nutritivo Desenvolveram-se importantes complexos de produção territorial na produção de alimentos agrícolas nos países desenvolvidos e também nos países recém-agriculturializados Para respaldar esses desenvolvimentos, existe uma complexa interação entre grandes produtores, varejistas, Estados e grupos de consumidores Produção e distribuição de agroalmentos se tornaram cada vez mais industrializadas em termos de tecnologia de produção de alimentos e de como e onde essa produção e distribuição são organizadas Foram desenvolvidos circuitos de produção cada vez mais complexos, nos quais o grau de integração implementada pelos grandes produtores e compradores se aprofundou muito Setores agroalimentares são atividades contestadas por questões éticas, de segurança e ambientais Pressão de consumidores estão crescendo São setores com alta regulamentação estatal, além de subsídios e protecionismo São setores dominados pelas grandes empresas transnacinais, produtores e varegistas

9 Matriz Importância x Incerteza
Clientes Alto grau de diversificação dos mercados (Ex. criadores de suínos, peixes, etc. a empresas de processamento de alimentos) Importância alta / Incerteza baixa B Social / Certificações Preocupa-se com o ambiente social e o entorno que ela ocupa (maiores detalhes no Wiki) Importância alta / Incerteza baixa C Tecnológico Minimiza o efeito do clima sobre a lavoura. Entre outros aspectos tecnológicos podemos destacar: colheitadeiras e tratores Importância alta / Incerteza baixa

10 Matriz Importância x Incerteza
D Jurídico / Tributos Conjuntura tributária mais favorável à exportação de grãos Importância baixa / Incerteza baixa E Concorrência O mercado de commodities agrícolas é um dos setores mais concentrados do mundo Importância baixa / Incerteza baixa F Econômico Muito dependente do mercado externo e do consumo de produtos alimentícios no mercado brasileiro. Oscila em função da flutuação cambial Importância alta / Incerteza alta

11 Matriz Importância x Incerteza
G Político Mudança no governo , reflete alta incerteza Incentivos do governo Importância alta / Incerteza alta H Clima O fenômeno climático La Niña afetará a safra brasileira de soja em 2010/11 Importância alta / Incerteza alta

12 Matriz Importância x Incerteza
B C F G H alta Importância E D baixa baixa alta Incerteza A Clientes C Tecnológico E Concorrência G Político H Clima B Social D Jurídico F Econômico

13 Matriz Importância x Desempenho
Inovação A empresa tem um foco notadamente em inovação pelo fato de se dedicar a produção de proteínas de soja especiais usadas em alimentação animal, como é o caso do SPC (farelo concentrado protéico). Também caracteriza a inovação os processos automatizados de produção de farelo e óleo de soja. Importância alta / Desempenho alto Zona apropriada Custos A empresa busca uma otimização dos custos pela melhoria de seus processos, dando aproveitamento integral a matéria prima manuseada, exemplificado pelo concentração de proteína de soja usada na produção do farelo, que origina como sub-produto  o melaço de soja que é utilizado para a produção do etanol (álcool de soja) e também como combustível para geração de vapor. Importância alta / Desempenho alto Zona apropriada

14 Matriz Importância x Desempenho
Qualidade A área da Qualidade da IMCOPA é chamada de SGI - Sistema de Gestão Integrado sendo a responsável pela manutenção dos sistemas de gestão que garantem à empresa a certificação de organizações internacionalmente reconhecidas, como a BRTÜV e CERT-ID. Entre as atividades coordenadas pelo SGI estão os programas de auditoria interna dos sistemas de gestão e dos fornecedores de matérias-primas, embalagens e serviços. A manutenção dos certificados de gestão exige atualização constante dos colaboradores da IMCOPA. Para isso, o SGI coordena um programa de treinamento para a capacitação nos requisitos destes sistemas. Importância alta / Desempenho alto Zona apropriada

15 Matriz Importância x Desempenho
Sustentabilidade A IMCOPA possui diversos programas sustentáveis. Entre eles destacam-se: programa Pro Terra de Produção Agrícola Sustentável, Cert ID (produtos não transgênicos), Produção de derivados de soja não geneticamente modificados com identidade preservada Importância alta / Desempenho alto Zona apropriada

16 Matriz Importância x Desempenho
Competitividade Em se tratando do mercado de soja não transgênica e seus derivados, a IMCOPA possui uma vantagem sobre seus concorrentes. No mercado varejista, especificamente em se tratando do produto óleo de soja, a marca Leve, não tem reconhecimento fora do mercado da região sul do país. Importância média / Desempenho médio Zona de melhoramento

17 Matriz Importância x Desempenho
Melhor que Zona de excesso A B C F G H Zona apropriada O Mesmo que Desempenho E Zona de melhoramento D Pior que Zona de ação urgente Menos Importante Qualificador Ganhador de pedido Importância Inovação Qualidade Competitividade Custos Sustentabilidade

18 Análise SWOT Fortes Fracos Oportunidades Ameaças Produto diferenciado;
Mix de produtos Qualidade / Sustentabilidade Versatilidade (vários produtos / mesma matéria prima) Marca Leve não está consolidada no varejo; Mercado de comodities (com pouca diferenciação) Baixo valor agregado Falta de Infraestrutura logística Oportunidades Ameaças Expansão da marca Leve para outras regiões do país Aumento da demanda por soja não transgênica Incentivos ao setor agroindustrial Câmbio prejudica exportação Efeito do clima sobre a colheita Grandes grupos como concorrentes (setor competitivo)

19 Características - IMCOPA
Atuação regional, com 2 plantas integradas de esmagamento e refino. Participa dos mercados internacionais de farelo e óleo bruto e detêm parcela dos mercados regionais de óleo refinado de soja Investiu em plantas de esmagamento com escala suficiente para garantir sua competitividade Enfrenta desvantagem na obtenção de matéria-prima em relação às firmas ligadas a grandes grupos Atua no mercado regional (indústria de óleo refinado)

20 Processos Essenciais Produção
Extração de óleo e farelo feita por um processo quase totalmente automatizado, com altos índices de produção, rendimento e, principalmente, segurança. Capacidade para processar mil toneladas de óleo degomado por dia, sendo uma das maiores plantas em capacidade instalada no Brasil. Estrutura de envase de óleo em garrafas PET, com uma capacidade de caixas de 20 garrafas por mês. Única planta no mundo de a produzir o SPC entre 60% e 70% de teor de proteína (30 mil toneladas / mês).

21 Processos Essenciais Logística
Estrutura de armazenagem e distribuição de produtos de varejo como o óleo Leve para todo o sul do Brasil. Logística para exportação de farelo de soja para Noruega, Chile e outros países; Por meio de seu escritório e instalações sediados na Holanda, que faz o armazenamento e a distribuição de seus produtos nos principais mercados do mundo, garantindo um estoque perene para entrega durante todos os meses do ano, mesmo na entressafra de soja

22 Pesquisa e Desenvolvimento
Processos Essenciais Pesquisa e Desenvolvimento Pesquisa e desenvolvimento de novos produtos, Escalonamento e avaliação da viabilidade de implantação de novos projetos em escala industrial, Gerenciamento de plantas industriais para novos produtos e processos, Melhoria contínua dos processos existentes, redução de custos através do desenvolvimento de novas matrizes energéticas, desenvolvimento de novos produtos a partir de resíduos do processo, redução do consumo de insumos industriais e aumento do rendimento dos processos.

23 Processos Essenciais Recursos Humanos
Assistência Médica, Segurança e Saúde no trabalho, Seguro de Vida e Previdência Privada. Atendimento ao Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional – PCMSO Projeto de incentivo à escolaridade para Ensino Fundamental e Ensino Médio, reembolso para cursos universitários e cursos de idiomas, e investimentos de porte em treinamentos para todas as áreas da empresa. Unidades com refeitório para os colaboradores, com acompanhamento, áreas de lazer com sala de jogos, descontos para compra de produtos da IMCOPA. Pesquisa de clima organizacional e programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR).

24 Processos Essenciais Inovação Comercial Marketing
Os processos de inovação e capacitação tecnológica atuam diretamente no sistema produtivo, exigindo uma ampla capacidade de geração autônoma e disseminação de conhecimento.

25 Ações propostas Gestão Tecnologia
Aquisições e fusões no mercado visando aumento da capacidade produtiva, otimização de custos produtivos e maior market-share. Tecnologia Uso da tecnologia para aumentar a produtividade das unidades fabris. Implantação de sistema ERP para controle dos processos essenciais

26 Ações propostas Pessoas Marketing
Melhorar / ampliar a área de inovação. Promover a capacitação dos funcionários para esta área. Marketing Melhorar a divulgação dos produtos de varejo. Fortalecer a marca “Leve” em todo o pais. Estudar o lançamento de novos produtos associados.


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