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FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Modelo de Gallahue

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Apresentação em tema: "FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Modelo de Gallahue"— Transcrição da apresentação:

1 FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR Modelo de Gallahue

2 Desenvolvimento Motor Infância (0 a 2 anos)

3 Após o nascimento ocorre o maior crescimento no ser humano
CRESCIMENTO INFANTIL Após o nascimento ocorre o maior crescimento no ser humano AO NASCER: ser pequeno, sem defesa e relativamente sedentário. AOS 2 ANOS: ser maior, autônomo e ativo.

4 O crescimento físico do Bebê apresenta influências sobre o seu Desenvolvimento Motor:
O tamanho da cabeça influencia nas habilidades de equilíbrio; O tamanho das mãos influencia no modo de contato com objetos de diferentes tamanhos; O desenvolvimento da força promove o aparecimento da locomoção.

5 PERÍODO NEO-NATAL (Do nascimento ao primeiro mês)
RECÉM-NASCIDO: de 48 a 53cm, com a cabeça representado ¼ desse comprimento (dificulta o equilíbrio). As variações do peso do recém-nascido pode ser influenciada por fatores ambientais e hereditários. O peso ao nascer está relacionado ao estado Sócio-econômico e Nutricional da mãe. O crescimento ideal requer Saúde , Nutrição Apropriada e Ambiente Estimulante. CONTUDO, bebês de baixo peso e pequenos para a idade, tendem a alcançar os níveis de sua faixa etária, se as deficiências não forem demasiadamente graves e se as estratégias de intervenções corretivas tenham sido implantadas

6 FLUTUAÇÃO AUTO REGULADORA: a mínima interrupção do ritmo normal do crescimento é compensada por processo ainda inexplicável que torna a criança capaz de alcançar seus companheiros da mesma idade. (GALLAHUE E OZMUN – 2005) Se um bebê for moderadamente mal nutrido ou doente, o ritmo de crescimento vai diminuir e, então, com dieta adequada ou o sumiço da doença, acelerará alcançar sua trajetória desenvolvimentista normal. Embora a trajetória aproxime-se da curva normal, crianças com baixo peso ao nascer permanecem de algum modo menores do que crianças com termo total ao longo da vida. (Tanner, 1978)

7 INÍCIO DA INFÂNCIA (De quatro meses até 1 ano)
O crescimento é mais rápido do que qualquer outro período (1º estirão). No 1º ano há rápidos ganhos de peso e comprimento. Nos primeiros seis meses, o crescimento é principalmente um processo de “preenchimento” – a aparência enrugada muda para rechonchuda. O peso no 5º mês já é o dobro em relação ao nascimento, quase o triplo no 1º ano e o quádruplo aos 2,5 anos de idade. O comprimento aumenta para cerca de 76 cm no 1º ano.

8 INÍCIO DA INFÂNCIA (De quatro meses até 1 ano)
No nascimento, a cabeça é grande em proporção ao resto do corpo, e continuará a crescer. É a ocasião em que o cérebro e o sistema nervoso estão se desenvolvendo rapidamente, sendo importante o fornecimento de nutrientes para um desenvolvimento mental normal. Apresenta músculos pouco desenvolvidos, gordura e esqueleto com alto percentual de cartilagem.

9 Apresentam movimentos reflexos involuntários:
(Fase Motora Reflexa) dos 4 meses dentro do útero até a 1 ano de idade pós natal. Estágio de codificação de informações : Reunião primária de informações no córtex em desenvolvimento. Centros cerebrais inferiores são mais desenvolvidos que o centros cerebrais superiores. Estágio de decodificação de informações: Inibição dos centros cerebrais inferiores e maior controle do córtex sobre os movimentos.

10 Reflexos Primitivos de Sobrevivência:
São movimentos involuntários que tem por objetivo a busca por alimentos e proteção. Moro: Proteção ( Movimentos do pescoço e sons). Sucção: Alimentação ( Pressão na boca). Preensão Palmar: Proteção ( pressão na palma da mão). Babinski: Proteção ( Pressão na planta do pé).

11 Reflexos Posturais: São movimentos involuntários com a função de preparar e adaptar o sistema neuromotor para o desenvolvimento das categorias de movimento de locomoção, manipulação e estabilização. Labiríntico/Visual: Manter a posição ereta. Amortecimento: Proteger de quedas Corretivo de pescoço: Corpo acompanha a cabeça. Caminhar/Engatinhar: Locomoção. Nadar: Locomoção.

12 Diagnóstico de Desordens no Sistema nervoso
Reflexos ausentes ou desiguais podem indicar disfunções neurológicas, tais como: Completa ausência de reflexos. Reações muito fortes ou muito fracas. Reflexo além dos 12 meses pós natal no qual deveria ter sido inibido.

13 INFÂNCIA POSTERIOR (DE UM A DOIS ANOS)
O crescimento durante o segundo ano de vida diminui (86cm-meninas e 89cm-meninos) O peso (triplicado no 1º ano) chega a quatro vezes no 2º ano (12kg p/ meninas e 12,7kg p/ meninos). O aumento no tamanho das partes do corpo é desigual. O crescimento da cabeça torna-se lento da infância em diante, o tronco em ritmo moderado, dos membros acelerado, e o das mãos e pés mais rápido ainda. Portanto, da infância à puberdade, a maior quantidade de crescimento acontece nas porções distais dos membros.

14 Período da infância posterior (12º a 24º mês)
Representa um período de prática e domínio das muitas tarefas rudimentares iniciadas no primeiro ano (Fase Motora Rudimentar). O bebê começa a controlar os seus movimentos nesse estágio de inibições dos reflexos e um pré-controle maior.

15 No estágio de Pré-controle o bebê começa a obter maior controle e precisão no movimento. A integração dos processos sensoriais e motor tornam-se mais altamente desenvolvidos. O bebê deve ser incentivado a fazer tentativas objetivas mesmo rudimentares em realizar inúmeras tarefas motoras. Um ambiente que forneça estímulos suficientes através de oportunidades motoras pode ser benéfico, pois acelera o desenvolvimento das habilidades motoras rudimentares (estabilizadoras, locomotoras e manipulativas).

16 No período do 12º ao 15º meses o bebê:
Anda com orientação Anda sozinho (com as mãos para o alto) Anda sozinho (com as mãos abaixadas) Soltura básica das mãos (Rudimentar)

17 No período do 15º ao 24º meses o bebê:
Anda com controle crescente na coordenação Movimentações acíclicas (anda, para, abaixa, senta, levanta e anda). Soltura controlada nas mãos (18º mês)

18 Evolução de Movimentos
Dorsal, lateral, ventral, rastejar, engatinhar, sentar, ajoelhado c/apoio, ajoelhado, em pé com apoio, em pé com a retirada do apoio e andar. Seqüência de aquisição das habilidades motoras estabilizadoras Características do primeiro ano de vida da criança: Controle da cabeça, controle do tronco, controle do quadril e ficar em pé.

19 Desenvolvimento motor Infância (2 a 10 anos)

20 INFÂNCIA (Dos 2 aos 10 anos)
Dos 2 aos 9 anos, a média anual de ganho de peso é de aproximadamente 2,270 Kg O ganho médio de altura é cerca de 3,8 a 5 cm por ano até a adolescência. A composição corporal muda durante a infância: A- A gordura do bebê desaparece, B- Os músculos aumentam, C- Os ossos calcificam-se.

21 INFÂNCIA (Dos 2 aos 10 anos)
As proporções corporais também se tornam semelhantes à forma adulta, assim como o alongamento das pernas a uma velocidade rápida, enquanto que o crescimento da cabeça diminui. A coordenação motora progride velozmente, tal como o desenvolvimento intelectual.

22 À medida que as crianças aproximam-se do seu segundo aniversário, alterações notáveis podem ser observadas. Elas já dominam as habilidades motoras rudimentares desenvolvidas na infância posterior. Essas habilidades motoras formam a base sobre a qual cada criança desenvolve ou refina padrões motores (Fase Motora Fundamental).

23 Nesta fase a Locomoção não é mais básica (limite do berço, cercadinho) são capazes de explorar os potenciais motores do corpo, à medida que tem possíveis de um novo espaço proporcionado. Estabilização: não mantêm uma luta contra a força da gravidade, desenvolvimento crescente do controle através do aumento da musculatura. Manipulação: Não precisa mais se contentar com os atos rudimentares e ineficientes de alcançar, segurar e soltar peculiares a primeira infância. Estão desenvolvendo rapidamente a habilidade de fazer contato controlado e preciso com os objetos do seu ambiente.

24 A Fase dos Movimentos Fundamentais é possuidora de três estágios separados, mas sobrepostos: INICIAL, ELEMENTAR E MADURO

25 Estágio Inicial Representado pelas primeiras tentativas com objetivo de desempenhar uma habilidade fundamental (crianças com 2 anos). O movimento é caracterizado por elementos que faltam ou que apresentam uma seqüência imprópria, marcados pelo uso limitado ou exagerado do corpo e coordenação deficiente.

26 Estágio Elementar Representado com maior controle e melhor coordenação rítmica dos movimentos. Aprimoramento dos elementos temporais e espaciais. Os padrões de movimento neste estágio são ainda geralmente restritos ou exagerados, embora mais bem elaborados (crianças de 3 ou 4 anos). Muitas crianças e indivíduos adultos, não vão além do estágio elementar em muitos padrões de movimentos.

27 Estágio Maduro É caracterizado por desempenhos mecanicamente eficientes, coordenados e controlados. A aquisição de habilidades motoras fundamentais sugere que as crianças podem e devem atingir o estágio maduro aos 5 ou 6 anos de idade.

28 Fase dos Movimentos Especializados
As habilidades motoras especializadas são resultados da fase de movimentos fundamentais. O movimento torna-se uma ferramenta aplicada às atividades motoras complexas presentes na vida diária, na recreação e nos objetivos esportivos. Combinações e elaborações refinadas dos movimentos locomotores, estabilizadores e manipulativos para o uso de situações crescentemente exigentes.

29 A Fase de Movimentos Especializados é possuidora de três estágios:
Estágio Transitório Estágio de Aplicação Estágio de Utilização Permanente

30 Estágio Transitório No período dos 7 ou 8 anos de idade as crianças entram em um estado transitório combinando e aplicando habilidades motoras fundamentais ao desempenho de habilidades especializadas nos esportes e em ambientes recreacionais. As habilidades transitórias são padrões de movimentos fundamentais em formas mais específicas e mais complexas. O objetivo dos pais e professores deve ser o de ajudar as crianças a aumentar o controle motor e a competência em inúmeras atividades.

31 Estágio de Aplicação Aproximadamente dos 11 aos 13 anos, mudanças na sofisticação cognitiva crescente e certa base ampliada de experiências de fatores (individuais, da tarefa e ambientais) tornam o indivíduo capaz de tomar numerosas decisões a favor ou contra sua participação em certas atividades que aumentam a probabilidade de obter satisfação e sucesso.

32 Estágio de Utilização Permanente
Começa por volta dos 14 anos e continua por toda a vida adulta, representa o auge do processo de desenvolvimento motor de todos os estágios e fases precedentes. Caracterizadas pelo uso de movimentos adquiridos pelo indivíduo por toda a vida e aplicados nas atividades cotidianas e esportivas.

33 Desenvolvimento motor
Adolescência (10 anos em diante)

34 Adolescência é uma etapa intermediária do desenvolvimento humano, entre a infância e a fase adulta. Este período é marcado por diversas transformações corporais, hormonais e até mesmo comportamentais. Ao componente biológico das transformações características da adolescência dá-se o nome de puberdade. A puberdade não é, portanto, sinônimo de adolescência, mas uma parte desta etapa, compreendendo o período desde o aparecimento dos caracteres sexuais secundários (broto mamário, aumento do testículo e/ou desenvolvimento de pêlos pubianos), até o completo desenvolvimento físico e parada de crescimento.

35 A idade de início da puberdade apresenta ampla variação individual, ocorrendo no sexo feminino mais freqüentemente entre 10 e 13 anos e no sexo masculino entre 12 e 14 anos de idade A evidência mais marcante na adolescência é apresentada no aumento do peso e altura e na maturação sexual.

36 PUBERDADE Ocorre o 2º período mais rápido de crescimento – 2º estirão - (meninas – 10,5 aos 13 anos meninos – 13 a 16 anos). As meninas crescem cerca de 7,6cm por ano e os meninos 10cm. Dos 13 aos 16 as meninas continuam a crescer em menor velocidade. Em contraste, a taxa de crescimento dos meninos declina com menos rapidez, eles continuarão a crescer até o final da adolescência.

37 PUBERDADE O estirão ocorre em todas as direções; no comprimento e peso dos ossos, na massa muscular, na deposição da gordura corporal, no alargamento dos ombros dos meninos e quadril das meninas, além dos órgãos genitais. Mãos e pés crescem primeiro, seguidos dos quadris, tórax e ombros. Aumento da altura devido ao crescimento dos ossos longos – fêmur e tíbia , ocorrendo até que as epífises ósseas se juntem ao final da puberdade. Quando os nutrientes são inadequados para permitirem um bom crescimento dos ossos longos, a baixa estatura pode ser encontrada.

38 PUBERDADE O estirão na adolescência pode ser diminuído pela limitação de nutrientes, especialmente proteínas. A associação de cálcio ao crescimento ósseo, normalmente aceita, precisa de proteína de boa qualidade para o crescimento ósseo antes que ocorra a calcificação. A idade biológica neste período faz uma avaliação mais fidedigna para o desenvolvimento e crescimento do que a idade cronológica.

39 Devemos parar de considerar as crianças como adultos em miniatura que podem ser programados em desempenhar atividades estressantes, fisiológicas e psicologicamente tão questionáveis como campeonatos oficiais. Os objetivos básicos da educação é tornar os indivíduos felizes e mais saudáveis, qualificando-os como membros efetivos da sociedade.


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