A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Juliana Buchatsky Psicóloga Clínica CRP: 06/86329.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Juliana Buchatsky Psicóloga Clínica CRP: 06/86329."— Transcrição da apresentação:

1 Juliana Buchatsky Psicóloga Clínica CRP: 06/86329

2 COMO CONTRIBUIR PARA A APRENDIZAGEM DAS CRIANÇAS: PAPÉIS PEDAGÓGICOS E FAMILIARES
Objetivo: Contribuir para a conscientização da família e profissionais da educação a dinâmica da aprendizagem e esclarecer a postura que profissionais e pais podem assumir para que ela ocorra de forma adequada.

3 Benefícios: Ampliar conhecimento sobre a dinâmica presente na aprendizagem; Fortalecer o adulto quando as atitudes e posicionamentos são necessários em momentos de acompanhamento de lição; Identificar e esclarecer papéis de responsabilidade da escola e da família; Favorecer e fortalecer a parceria e a linguagem comum necessárias entre equipe pedagógica e família.

4 Índice Dinâmica dos papéis sociais; Aprendizagem;
Postura Pais e Escola; Dúvidas Frequentes e Práticas Diárias.

5 Dinâmica dos Papéis Consigna: Separar em grupos;
Cada grupo deve conter pais e professores; Proposta: Desenhar os círculos, conforme exemplo no próximo slide; Palavras devem ser escritas nos círculos que o grupo considerar mais adequado, conforme o que julgarem ser papel da escola, ou papel da família, ou de ambas,

6 Dinâmica dos Papéis Família Escola Nós

7 Dinâmica dos Papéis Lista de palavras a serem inseridas nos círculos;
Educar; Dar limites; Estimular; Propiciar vivências; Socializar; Ampliar repertório; Acolher; Informar; Brincar; Cuidar; Acompanhar lições; Inserir na rotina; Orientar.

8 Dinâmica dos Papéis Espaço para comunicação, troca de informações e observações; Identificação do que há em comum e as diferenças; Difícil identificar e saparar em qual núcleo a ação se encaixa; MEU (família) X SEU (escola) X NOSSO (família + escola) ; Objetivos comuns porém com metodologias, recursos e vínculos diferentes; Nós Família Escola

9 Aprendizagem Características: EDUCAÇÃO ESCOLAR X EDUCAÇÃO FAMILIAR
Inicio da fase escolar: Educação Infantil = se formaliza a educação da criança; Como se faz isso? Currículo que oriente a criança na sua progressiva inserção ao mundo social, da natureza, que propicie oportunidades para que ela desenvolva linguagens, por meio da introdução da música, da expressão corporal, das representações simbólicas e também no mundo da escrita;

10 Aprendizagem Características: EDUCAÇÃO ESCOLAR X EDUCAÇÃO FAMILIAR
Fase em que a criança está se desenvolvendo em várias frentes: motora, convívio social, inserção cultural, etc; A escola propicia o processo formal da inserção da criança na sociedade e em sua cultura; Introdução à escrita é uma parte importante desse processo. Ser inserida ao mundo do impresso; Viabiliza o desenvolvimento da criança socialmente e cognitivamente de forma lúdica.

11 Aprendizagem Características: EDUCAÇÃO ESCOLAR X EDUCAÇÃO FAMILIAR
Criança inserida num contexto familiar. Rodeada pelo clima afetivo; Adultos: Modelos de referência; processo de cópia e imitação; Ambiente de estimulação, afeto, acolhimento, parceria, orientação em suas distintas etapas da infância; Viabiliza o desenvolvimento da criança emocionalmente, possibilitando segurança e boa autoestima;

12 Aprendizagem Rotina Casa Escola Modelos de Referência
Linhas Pedagógicas Situações que viabilizam Informações Contato, Exercício, Repetição Música, Natureza, Letras Viabilizar Experimentações Clima Afetivo Facilitador / Inibidor Clima Afetivo Facilitador / Inibidor Superproteção Indiferença Rejeição Muita Liberdade Acolhimento Segurança Aceitação Acolhimento Orientação Proximidade Tom de voz alto Postura Cobradora Generalização

13 Aprendizagem Casa e Escola Objetivo Comum Produto Comum
Formação do Futuro Jovem e Adulto Seguro X Inseguro Maduro X Imaturo Sociável X Não Sociável Expressivo X Sem se expressar Produto: Dependerá de como foi o PROCESSO

14 Aprendizagem O que é Aprender? Reter na Memória
Como? Por meio da Experimentação (CLIMA) Tipos de Memória: Declarativa ou de longo prazo: armazena o saber que algo se deu, é mais facilmente adquirida mas também mais facilmente esquecida (nomes, fatos, acontecimentos, etc); Não-Declarativa: armazena o como isto se deu, inclui procedimentos motores (andar de bicicleta, desenhar com precisão, “piloto automático”), requer mais tempo para ser adquirida, mas é bastante duradoura. Memória: é a base do conhecimento e precisa ser trabalhada e estimulada. É através dela que damos significado ao cotidiano e acumulamos experiências para utilizar durante a vida.

15 Aprendizagem RESUMO: Atenção ao COMO são viabilizadas as informações e experiências, para que as crianças tenham bons registros na memória; Aprender = repetir, exercício, aprimorar Para isso requer rotina organizada, ferramentas adequadas, disponibilidade pessoal e clima afetivo facilitador para o desenvolvimento.

16 Postura Família e Escola
Pais (responsáveis) e Professores O que desejam? Objetivo comum = formar as crianças, enriquecer as experiências, viabilizar vivências; O que cabe à Escola e à Família? Parceria Um é complementar ao outro Linguagem comum Respeito à metodologia e espaço do outro Cada um possui seus recursos e metodologias. Nós Família Escola

17 Dúvidas Frequentes & Prática Diária
Lição de Casa: Consigna, Informação; Certeza de que foi compreendido em roda na escola; Em casa: ler a proposta da atividade, caso haja necessidade; Organizar ambiente e rotina; Pais não precisam estar ao lado; Oferecer disponibilidade em caso de dúvida; Não fazer a lição pela criança; Professores notaram que pais fizeram a lição, criança refará novamente sem ajuda – informar pais; Processo mais importante do que o produto; Clima gostoso – para viabilizar a expressão; Correção na escola – momento de troca.

18 Dúvidas Frequentes & Prática Diária
Como estimular a responsabilidade? Idade de 5 / 6 anos – já tem autonomia e independência: linguagem falada e escrita; Organização da rotina – lugar adequado; Angústia deve ser da criança e não dos pais ou professores; Clima afetivo - para viabilizar a expressão; Cuidado com cobranças – levam a bloqueios, tensão e angustia; Angústia internalizada e não na relação; Sentir para aprender; Fortalecer as conquistas.

19 Juliana Buchatsky Cel: 99530-9034 Consultório: 3522-6818
Psicóloga Clínica CRP: 06/86329 Cel: Consultório: Endereço: Rua Capote Valente, 870, conj. 6A Pinheiros – Metrô Sumaré


Carregar ppt "Juliana Buchatsky Psicóloga Clínica CRP: 06/86329."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google