A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue."— Transcrição da apresentação:

1 Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue.
FASES DO DESENVOLVIMENTO MOTOR FASES DO DESENVOLVIMENTO

2 Dr. David Gallahue

3 Aspectos do desenvolvimento
No seu sentido mais puro, refere-se às mudanças no nível de funcionamento dos indivíduos ao longo do tempo. (Gallahue) Alteração adaptativa em direção à habilidade. (Keogh e Sugden) É um processo permanen-te que inicia na concepção e cessa somente na morte. Inclui toda alteração desenvolvimentista: - Mudanças positivas associada a infância e à adolescência - Mudanças que ocorrem com o processo regressivo do envelhecimento

4 O desenvolvimento é relacionado à idade, mas não depende dela
As faixas etárias representam escalas de tempo aproximadas, nas quais certos comportamentos podem ser observados. Idade cronológica oferece estimativa aproximada do nível de desenvolvimento do indivíduo

5 Classificações etárias do desenvolvimento
Idade cronológica: Idade do indivíduo. índice no processo de maturidade: morfológica (tamanho e altura), óssea, dental ou sexual. Idade emocional – potencial mental do indivíduo (aprendizagem e auto-percepção)

6 CLASSIFICAÇÃO CONVENCIONAL DA IDADE CRONOLÓGICA

7 Período Escala aproximada de idade I Vida pré-natal Período de zigoto Período embrionário Período fetal (da concepção ao nascimento) Concepção – 1 semana 2 semanas – 8 semanas 8 semanas - nascimento II Primeira infância Período neonatal Início da infância Infância posterior (Nascimento aos 24 meses) Nascimento – 1 mês 1 – 12 meses 12 – 24 meses III Infância Período de aprendizagem Infância precoce Infância intermediária/avançada ( anos) 24 – 36 meses 3 – 5 anos 6 – 10 anos

8 Escala aproximada de idade IV Adolescência pré-pubescência
Período Escala aproximada de idade IV Adolescência pré-pubescência Pós-pubescência (10 – 20 anos) 10 – 12 anos (F); 11 – 13 anos (M) 12 – 18 anos (F); 14 – 20 anos (M) V Idade adulta jovem Período de aprendizagem Período de fixação (20 – 40 anos ) 20 – 30 anos 30 – 40 anos VI Meia idade Transição para a meia idade Meia idade (40 – 60 anos) 40 – 45 anos 45 – 60 anos VII Terceira idade Inicio da terceira idade Período intermediário senilidade (60 + anos) 60 – 70 anos 70 – 80 anos 80 + anos

9 Aspectos do desenvolvimento
DESENVOLVIMENTO MOTOR: Alteração contínua no comportamento motor ao logo da vida, realizada pela interação entre as exigências da tarefa e a biologia do indivíduo e as condições do ambiente. (Gallahue)

10 O Desenvolvimento Motor é altamente específico:
habilidade superior em uma área motora não garante habilidade similar em outra lembrar da individualidade do aprendiz (cada indivíduo tem um tempo para aquisição e para o desenvolvimento de habilidades motoras)

11 Educação Física Desenvolvimentista
Objetivos Intenção Influenciadora Metas Proposta em longo prazo Aprender a mover-se Aprender através do movimento Aquisição de habilidades motoras Melhoria da atividade física e aptidão física Aprendizagem cognitiva Crescimento afetivo

12 Objetivo Aprender a mover-se Aprender através do movimento

13 Educação Física Desenvolvimentista
Utiliza estratégias instrucionais e experiências de aprendizado que são apropriadas individualmente e por faixa etária (fornece apenas orientações gerais para a seleção de atividade) Insiste na apropriação individual do desenvolvimento de experiências motoras Focaliza a aquisição de habilidades motoras, atividade física e melhoria da aptidão. Diversidade de experiências motoras Promove padrões individuais de sucesso e alcance que maximizem o sucesso e minimizem a falha. Estratégias de avaliação apropriadas ao programa

14 Pessoa Fisicamente Instruída
Tem habilidades necessárias para executar uma variedade de atividades físicas; É fisicamente saudável; Participa regularmente de atividades físicas; Conhece as implicações e os benefícios do envolvimento em atividades físicas; Valoriza a atividade física e suas contribuições para um estilo de vida saudável.

15 Terminologia utilizada no desenvolvimento motor
Crescimento – aumento da estrutura do corpo Desenvolvimento – alterações no nível de funcionamento Maturação – alterações qualitativas que capacitam o indivíduo a progredir para níveis mais altos de funcionamento Experiência – fatores ambientais que podem alterar o aparecimento de várias características desenvolvimentistas no decorrer do processo de aprendizagem

16 Modelo de desenvolvimento de Gallahue

17 Definindo alguns termos
HEURÍSTICA: AMPULHETA HEURÍSTICA: Regras práticas ou modelos que fornecem orientações e indicações para a busca de respostas para determinado problema. (Gallahue) Representação visual concebida para auxiliar na conceituação do processo complexo do desenvolvimento motor humano, combinando fases e estágios descritivos com um modelo de sistemas dinâmicos exploratório. (Gallahue)

18

19 I D A D ES ESTÁGIOS (faixas etárias) (estágios de desenvolvimento)
Fases do desenvolvimento

20 FASES DO DESENVOLVIVENTO MOTOR:
Processo permanente de alteração de controle motor, observado em padrões típicos de comportamento que se devem a fatores intrínsecos à tarefa motora em si, a biologia do indivíduo e às condições do ambiente. (Gallahue)

21 ESTÁGIOS DE DESENVOLVIMENTO:
Refere-se a períodos no desenvolvimento de uma pessoa, que são caracterizados por determinados tipos de comportamento que refletem um estado neural e todo o tipo de processamento cognitivo que orientará determinada ação. (Gallahue, modificado de Langer, 1969).

22 Modelo de desenvolvimento de Gallahue


Carregar ppt "Concepção desenvolvimentista Segundo Gallahue."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google