A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar"— Transcrição da apresentação:

1 Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar
Processos de descontextualização do conhecimento escolar

2 Descontextualização dos saberes e das práticas:
Impressão de que o conhecimento está pronto e acabado e impermeável a discussões. Fica fora dos livros didáticos os debates, discordâncias, questionamentos e revisões que marcaram o conhecimento. Perdem o sentido: perdem a conexão com o mundo social onde foi construído. Não permite um ensino reflexivo e uma aprendizagem significativa. Não evidencia como os saberes e práticas envolvem questões de identidade social, interesses, relações de poder e conflitos interpessoais.

3 A subordinação dos conhecimentos escolares sobre o desenvolvimento humano
Os conhecimentos escolares são selecionados e organizados com base nos ritmos e propostas pela psicologia. Normalmente os professores selecionam conteúdos adequados a certa etapa em que supostamente encontra-se um aluno. A consequência é ignorarmos os alunos com os tempos de aprendizagem diferenciados, como os que aprendem mais rápido.

4 Avaliação dos conhecimentos escolares
Tendemos a ensinar conteúdos que possam ser avaliados de algum modo. Os considerados mais importantes historicamente costumam ser avaliados mais rigorasamente Permite que as vozes dos docentes de determinadas disciplinas sejam ouvidas, nos Conselhos de Classe, com mais intensidade que as de docentes de disciplinas em que o processo de avaliação não se centra em provas ou testes escritos.

5 O conhecimento escolar e as relações de poder
O currículo sofre uma hierarquia, em que se valoriza diferentemente os contecimentos escolares. Supervalorizam as disciplinas científicas, secundarizando-se os saberes referentes às artes e ao corpo. Separam-se a razão da emoção, a teoria da prática, o conhecimento da cultura Legitimam saberes socialmente reconhecidos e estigmatizam-se saberes populares. Reforçam-se as relações de poder favoráveis à manutenção das desigualdades e das diferenças que caracterizam nossa estrutura social.

6 De que modo a compreensão dos processos de construção do conhecimento escolar é útil ao professor?
Se o professor entende como o conhecimento escolar se produz, saberá melhor distinguir em que momento os mecanismos aplicados nessa produção estão favorecendo ou atravancando o trabalho docente. A compreensão do processo de construção do conhecimento escolar facilita ao professor uma maior compreensão do próprio processo pedagógico, o que pode estimular novas abordagens, na tentativa tanto de bem selecionar e organizar os conhecimentos quanto de conferir uma orientação cultural ao currículo.


Carregar ppt "Esclarecendo o que entendemos por conhecimento escolar"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google