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Aeronave Completa 1. Introdução Objetivos:

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1 Aeronave Completa 1. Introdução Objetivos:
Modelamento simples das interferências das partes da aeronave Determinação do centro aerodinâmico Influencia da margem estática na estabilidade da aeronave Determinação das incidências da asa e empenagem horizontal Compensação de uma aeronave e influencia da posição do CG Parâmetros importantes necessários em aerodinâmica Procedimento para alcançar os objetivos: Determinação da curva CL x α da aeronave Determinação da curva Cm x CL da aeronave Compensação da aeronave no ponto de projeto Compensação da aeronave fora do ponto de projeto

2 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa
Forças em uma aeronave Lw Lh

3 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa Forças em uma aeronave b df

4 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa Adimensionalização Definição de Coef . de sust. Onde:

5 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa Empenagem Horizontal Asa

6 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa Empenagem Horizontal Asa

7 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa Lw Lh

8 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa Lw Lh h ih Empenagem Horizontal h

9 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa Lw Lh h ih Empenagem Horizontal h

10 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa

11 Aeronave Completa 2. Determinação da curva CL x α de uma Aeronave Completa CL 0 CL0

12 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa
Lw Xref Mref X Xcaw Dw Lh Dh Xcah Lf Xcaf Momento em relação a um ponto de referencia genérico (Xref)

13 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Momento em relação a um ponto de referencia genérico (Xref) conjunto asa-fuselagem

14 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Momento em relação a um ponto de referencia genérico (Xref) Adimensionalização (  qSC )

15 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Coeficiente de momento em relação a um ponto de referencia genérico (Xref)

16 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Coeficiente de momento em relação a um ponto de referencia genérico (Xref) Adimensionalização da EH (  )

17 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Coeficiente de momento em relação a um ponto de referencia genérico (Xref)

18 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Coeficiente de momento em relação a um ponto de referencia genérico (Xref)

19 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Coeficiente de momento como uma função de α Asa Empenagem Horizontal

20 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Coeficiente de momento como uma função de α Empenagem Horizontal Asa

21 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Coeficiente de momento como uma função de α Isolando α

22 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Centro Aerodinamico da Aeronave (XCA) Definição: Centro aerodinâmico é o ponto (Xref) onde o momento (CMref) não varia com α

23 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Centro Aerodinamico da Aeronave (XCA) Aeronave completa

24 Aeronave Completa 3. Determinação da curva Cm x α de uma Aeronave Completa Coeficiente de momento no centro aerodinamico da Aeronave (CMCA) Definição: Centro aerodinâmico é o ponto (Xref) onde o momento (CMref) não varia com α Qdo. Xref = XCA CMref = CMCA

25 Durante todas as fases de vôo a aeronave deve estar compensada
Aeronave Completa 4. Cálculo das Incidências da Asa (iw) da Empenagem Horizontal (ih) iw ih Durante todas as fases de vôo a aeronave deve estar compensada Ex.: Cruzeiro L=W Forças D=T Momento Xref = Xcg

26 Aeronave compensada – Ponto de Projeto
Aeronave Completa 4. Cálculo das Incidências da Asa (iw) da Empenagem Horizontal (ih) Aeronave compensada – Ponto de Projeto No. de Equações: 2 No. de Incógnitas: 4 Problema Indeterminado Peso Altitude Velocidade Posição do CG Âng. de Ataque Caracterizado pelos Parametros: Ponto de Projeto

27 Aeronave Completa 4. Cálculo das Incidências da Asa (iw) da Empenagem Horizontal (ih) Ângulo de downwash

28 Aeronave compensada – Ponto de Projeto
Aeronave Completa 4. Cálculo das Incidências da Asa (iw) da Empenagem Horizontal (ih) Aeronave compensada – Ponto de Projeto No. de Equações: 3 No. de Incógnitas: 3 Problema determinado

29 Aeronave Completa Incidência das superfícies sustentadoras
5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto Formas de realizar a compensação da aeronave: Incidência das superfícies sustentadoras - Empenagem horizontal (ih) - Canard (ic) Deflexão das superfícies de controle - Profundor (e) - Canardvator (c)

30 Coeficiente de sustentação - CL
Aeronave Completa 5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto Consequencia da compensação da aeronave: Coeficiente de sustentação - CL

31 Coeficiente de Momento - Cm
Aeronave Completa 5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto Consequencia da compensação da aeronave: Coeficiente de Momento - Cm

32 Aeronave Completa 5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto Incógnitas: Ângulo de ataque (α) Incidencia da Emp. Horiz. (ih) Conhecido: Incidências da Asa (iw) No. de Equações: 3 No. de Incógnitas: 3 Problema determinado

33 Aeronave Completa 5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto Conhecidos: Incidências da Asa (iw) Incidencia da E. H. (ih) Incógnitas: Ângulo de ataque (α) Âng. deflexão profundor (δe) No. de Equações: 3 No. de Incógnitas: 3 Problema determinado

34 Variação da posição do CG
Aeronave Completa 5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto ca Variação da posição do CG Cl Cl Cl Cm

35 Aeronave Completa 5. Compensação da aeronave –
ca 5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto Cl CmGC Deflexão de profundor δe > 0 δe =0 δe < 0 Cl CmCG

36 Aeronave Completa 5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto ca Deflexão de profundor Cl Cm

37 Determinação das curvas CL x  e CL x Cd de uma aeronave compensada
Aeronave Completa 5. Compensação da aeronave – Fora do ponto de projeto Determinação das curvas CL x  e CL x Cd de uma aeronave compensada Cl Cl Cl Cd Cm


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