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PSICOLOGIA APLICADA À GESTAO

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Apresentação em tema: "PSICOLOGIA APLICADA À GESTAO"— Transcrição da apresentação:

1 PSICOLOGIA APLICADA À GESTAO
Capítulo 1 2012/1 ELI CLEUSA DO NASCIMENTO PERCÍLIO

2 Estudo da Psicologia Aplicada
O Estudo da Psicologia na Administração focaliza o comportamento humano no ambiente organizacional e objetiva proporcionar uma visão sistêmica de fatores capazes de afetá-lo, valendo-se a vida Psicologia enquanto ciência dedicada ao seu estudo. Neste sentido, pode se destacar alguns dos objetivos deste estudo:

3 Estudo da Psicologia Aplicada
o Transmitir conhecimentos sobre Psicologia, úteis ao gerenciamento de pessoas; Capacitar o administrador para reconhecer fatores, que influenciam o comportamento humano e possibilidades de atuação,utilizando o profissional de Psicologia, para obter maior eficiência e eficácia; Integrar conceitos que favorecem a visão sistêmica de assuntos ligados à aplicação da Psicologia, nas Organizações, sob a do Administrador.

4 O que é Psicologia? É a ciência que estuda o comportamento humano e os processos mentais com o objetivo de “entender por que as pessoas pensam, falam e agem da maneira que o fazem”.

5 Aplicações da Psicologia na Administração
Comportamento das pessoas em diferentes situações de trabalho. Efeitos das condições de trabalho sobre o desempenho. Alterações em desempenho e relações interpessoais ocasionadas pela presença, no ambiente de trabalho, de profissionais com transtornos mentais.

6 Aplicações da Psicologia na Administração
Aspectos psicológicos relacionados com seleção e desenvolvimento de pessoas; Relações interpessoais no ambiente de trabalho; Questões ligadas à liderança, à motivação e ao trabalho em equipe.

7 Objetivos da Psicologia
A Psicologia como ciência, possui quatro objetivos principais: desenvolver, explicar, predizer e modificar o comportamento.

8 Principais áreas de atuação
Psiquiatria Psicanálise Psicologia Psiquiatria É uma especialização da medicina voltada ao tratamento do transtorno mental. Psicanálise Método de investigação que consiste essencialmente em evidenciar o significado inconsciente das palavras, das ações, das produções imaginárias de um sujeito.

9 Concepção do Ser Humano
O conceito de mundo da pessoa determina o seu comportamento; Importância da Análise da Estrutura de percepção e da situação da pessoa no presente.

10 RESUMO Vasta gama de possibilidades para a utilização da Psicologia voltada para a Administração, objetivando ganhos de produtividade e melhorias na qualidade de vida nas Organizações. Ações efetivas relacionadas a trabalhos em equipes, redução de conflitos, ajuste do profissional às condições de trabalho, seleção, adequação e desenvolvimento de pessoas.

11 RESUMO Visão holística do homem em seu ambiente, considerando aspectos socioculturais, além dos inerentes ao indivíduo, sua formação e seus valores. Conceitos que se ajustam às modernas técnicas de Gestão de Pessoas, contribuindo para a eficiência e eficácia das Organizações.

12 BIBLIOGRAFIA Psicologia para Administradores – Integrando teoria e Prática. Editora Atlas, São Paulo, 2006.

13 ASPECTOS COMPORTAMENTAIS DA GESTÃO DE PESSOAS
Capítulo 1 Disciplina: Psicologia Aplicada à Gestão

14 MUDANÇAS COMPORTAMENTAIS
Objetivos do Capítulo Trazer reflexões críticas sobre as mudanças que “desabaram” sobre o ambiente organizacional e a relação de emprego. Refletir sobre a necessidade de as pessoas reavaliarem suas prórpias crenças como meio de qualidade de vida e até mesmo sua identidade humana.

15 MUDANÇAS EM TODOS OS NÍVEIS
Na maioria das vezes, as pessoas só se dão conta da avalanche de mudanças que ocorre no ambiente organizacional quando já estão sendo esmagadas por ela.

16 MUDANÇAS EM TODOS OS NÍVEIS
Esse novo mundo será constituído de organizações menores, mais jovens que as suas precedentes e com menos níveis hierárquicos.

17 MUDANÇAS EM TODOS OS NÍVEIS
Com os avanços tecnológicos as organizações precisam de pessoas mais capacitadas e que podem desenvolver suas atividades em jornada de trabalho menores. Contudo, essa mesma tecnologia acaba por “levar o trabalho para casa”: Internet banda larga Notebook Celulares e BlackBerrys

18 MUDANÇAS EM TODOS OS NÍVEIS
E a concorrência acirrada para os melhores empregos e empresas, faz com que o profissional assuma “novos” contratos psicológicos que as remetem a situações semelhantes à “prisões psíquicas”: Preconceitos Assédio moral Atitudes antiéticas Medos Esteríótipos

19 MUDANÇAS EM TODOS OS NÍVEIS
Os profissionais competentes e “antenados” acabam se tornando “pessoas de portifólio”. Pessoas de Portifólio sabem que suas habilidades são vendáveis, independente do porte da empresa, do perfil de trabalho e das relações trabalhistas. O próprio conceito de emprego vem sendo rapidamente substituído pelo de “habilidades portáteis”, aquelas que as pessoas podem utilizar em diferentes conceitos.

20 MUDANÇAS EM TODOS OS NÍVEIS
PORTIFÓLIO PREOFISSIONAL Trabalho por Salário: trabalho com carteira assinada Trabalho por Remuneração: prestação de serviço Trabalho Doméstico Trabalho Voluntário Trabalho de Estudo – capacitação que vai melhorar o portifólio

21 MUDANÇAS EM TODOS OS NÍVEIS
O próprio conceito de emprego vem sendo rapidamente substituído pelo de “habilidades portáteis”, aquelas que as pessoas podem utilizar em diferentes conceitos. As mulheres tendem a ser mais atentas às suas emoções, mais empáticas e aptas ao relacionamento interpessoal, ao passo que os homens são mais autoconfiantes e otimistas, tendo mais facilidade de adaptação e de lidar com o estresse.

22 FATORES DE IMPACTO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
É preciso conhecer a essência do seu humano, desvendar algumas peculiaridades que envolvem sua formação, personalidade, comportamentos e relacionamentos. Somente depois de conhece-lo é que você poderá estabelecer estratégias para gerenciar pessoas dentro das organizações.

23 FATORES DE IMPACTO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
Estímulo com Intenção (verbais) Nascimento + Matriz EU + Percepção + Exemplos ou condutas não (verbais) Emoções Naturais (tristeza, raiva, amor, medo ódio e alegria)

24 FATORES DE IMPACTO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
Através da percepção das situações e de seu entendimento, o indivíduo as acolherá ou as rejeitará, e essas sucessivas interações formarão, por volta dos seis anos, a estrutura básica da personalidade, que poderá ser modificada ao longo da existência do indivíduo, desde que haja uma tomada de consciência para essa mudança, a qual resultará da busca do auto conhecimento.

25 FATORES DE IMPACTO NA FORMAÇÃO DA PERSONALIDADE
O indivíduo é co-responsável pela formação da própria personalidade, pois registra o que percebe, mas isso nem sempre corresponde ao que é explicitado ou vivenciado pelos outros numa dada situação. O meio ambiente influencia, mas não determina, a personalidade humana: Indivíduos que nasceram em “berço de ouro” e foram para a prisão Ou, pessoas que enfrentaram as maiores dificuldades e conseguiram destacar-se

26 A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO HUMANA
Quando bem utilizada, a percepção é uma ferramenta útil nos relacionamentos, fundamental para aguçar na interpretação de sinais interiores e exteriores, permitindo formar impressões de uma outra pessoa, na esperança de compreende-la.

27 As Funções Mentais Superiores
O conhecimento dos princípios que regem o funcionamento das principais funções mentais superiores contribui a base para o estudo do comportamento humano. O cérebro necessita aprender para poder ver!”

28 LADO SOMBRA DA CULTURA ORGANIZACIONAL
Normas não escritas, políticas dissimuladas, orientações confusas, gerentes paradoxais, estratégias inexistentes ou mal definidas, decisões a passos de tartaruga etc. compõem o labirinto organizacional em que modernos Teseus procuram desvendar suas responsabilidades, atribuições e oportunidades.

29 Conceitos de Sensação e Percepção
Segundo Braghirolli et AL. (1988:73), “as informações relativas aos fenômenos do meio externo e ao estado do organismo são processadas em dois níveis: os níveis da sensação e da percepção”.

30 As funções mentais superiores interligam-se e ocorrem simultaneamente.
A percepção requer a atenção e a memória para recuperar informações anteriores e compará-las com as novas. A comparação requer pensamentos que a realizem; estes dependem de uma linguagem, e assim sucessivamente.

31 Conceito de percepção Defini-se percepção como um “processo de transferência de estimulação física em formação psicológica; processo mental pelo qual os estímulos sensoriais são trazidos à consciência” . A percepção, portanto, inclui a sensação.

32 Conceito de percepção Enquanto a sensação depende, em essência, do estimulo e da capacidade do indivíduo de registrá-lo, a percepção depende de acontecimentos anteriores que envolveram o mesmo estímulo e que afetarão a interpretação da sensação pelo cérebro.

33 Por meio da percepção, a pessoa interpreta:
Os fenômenos do mundo que a cerca; Os fenômenos do mundo interno a ela; e A posição que ocupa no espaço Forma (percebem-se melhor sinais de forma e contorno bem delineados) etc.

34 Características particulares do estímulo
Intensidade (tende-se a selecionar estímulos de maior intensidade); Dimensões (presta-se mais atenção a anúncios maiores); Mobilidade (percebem-se estímulos móveis mais facilmente); Cor (um amarelo destaca-se em relação a um cinza). Freqüência (a continuação monótona pode reduzir a receptividade ao estímulo; por exemplo, deixa-se de ouvir o ruído de um relógio). Forma (percebem-se melhor sinais de forma e contorno bem delineados) etc.

35 A IMPORTÂNCIA DA PERCEPÇÃO HUMANA
O Percebedor O Percebido A Situação – conjunto das forças sociais e não sociais no qual se dá o ato da percepção social

36 OUTROS FATORES QUE INFLUEM NO PROCESSO PERCEPTIVO
SELETIVIDADE PERCEPTIVA É impossível percebermos tudo, pois são muitos estímulos. Percebe-se o positivo de quem se gosta, e o negativo naquelas pessoas que já não nos simpatizamos anteriormente

37 OUTROS FATORES QUE INFLUEM NO PROCESSO PERCEPTIVO
CONSCIÊNCIA PRÉVIA E CONSEQUENTE DISPOSIÇÃO PARA RESPONDER Experiências passadas ajudam ou dificultam a percepção de estímulos conhecidos Estímulos conhecidos são mais facilmente comunicáveis

38 OUTROS FATORES QUE INFLUEM NO PROCESSO PERCEPTIVO
CONDICIONAMENTO Condicionamentos anteriores levam as pessoas a perceberem um mesmo fato de maneira bem diferente FATORES SITUACIONAIS Fome, sede, pobreza ou cansaço, são exemplos de fatores que alteram a percepção


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