Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O documento histórico como recurso didático
2
► recorrer ao uso de documentos nas aulas de História pode ser importante por favorecer a introdução do aluno no pensamento histórico ► cuidado para não ter como ambição transformar o aluno em “historiador” → dificuldades ao ensino ► contraria os objetivos da disciplina: desenvolver autonomia intelectual capaz de propiciar análises críticas da sociedade em uma perspectiva temporal
3
► documentos escritos: jornais, literatura, registros paroquiais, diários, biografias testamentos, gráficos, cartas
4
► documentos não escritos → materiais: utensílios, mobiliários, roupas, moedas, armas, construções
5
→ visuais/audiovisuais: pinturas, caricaturas, fotografias, filmes
6
→ orais: entrevistas, programas de rádio, lendas contadas → história em quadrinhos:
7
► o documento pode ser usado como → ilustração: para servir como instrumento de reforço de uma ideia expressa na aula pelo professor ou pelo livro didático → fonte de informação: explicitando uma situação histórica, reforçando a ação de determinados sujeitos → situação-problema: introduzir o tema de estudo, para que o aluno identifique o objeto de estudo ou o tema histórico a ser pesquisado
8
► o uso de documentos nas aulas de História justifica-se pelas contribuições que pode oferecer para o desenvolvimento do pensamento histórico → facilita a compreensão do processo de produção do conhecimento histórico pelo entendimento de que os vestígios do passado se encontram em diferentes lugares, fazem parte da memória social e precisam ser preservados como patrimônio da sociedade
9
→ cuidado para com as diferentes linguagens, pois os documentos são registros produzidos sem intenção didática e criados por intermédio de diferentes linguagens que expressam formas diversas de comunicação
10
REFERÊNCIA BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes
REFERÊNCIA BITTENCOURT, Circe Maria Fernandes. Ensino de história: fundamentos e métodos. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2009.
11
Atividade prática para ser elaborada e apresentada em 29 de setembro
em grupo de, no máximo, 4 integrantes selecionar e trazer um documento histórico elaborar uma aula a partir de um conteúdo de História integrante do currículo dos anos iniciais do Ensino Fundamental
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.