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Produção de Design Instrucional

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Apresentação em tema: "Produção de Design Instrucional"— Transcrição da apresentação:

1 Produção de Design Instrucional
Foco : aprendizagem

2 O que é um DI? Organização das situações de ensino para favorecer a aprendizagem. Como será a aprendizagem ? Autogerida Coletiva Conectivista

3 Aprendizagem autogerida
autônoma, motivada, orientada para um objetivo em um tempo determinado relação entre aprendizagem autogerida e materiais autoinstrucionais Aprendiz : planeja, desenvolve, regula e usa os recursos disponíveis para aprender Abordagem: behaviorista e construtivista Exemplos : máquina de ensinar, instrução programada (behaviorista) tartaruga de Pappert, simuladores, micromundos (construtivista)

4 Suportes, materiais e tecnologia Acompanhamento (Tutoria)
Aprendizagem autogerida Abordagem Suportes, materiais e tecnologia Acompanhamento (Tutoria) Indicações Behaviorista Variados Mais comuns: hipertexto e hipermídia Responder questões Procedimentos operacionais (atualizações de softwares, preenchimento de formulários, etc.) Construtivista Mais comuns: micromundos, simuladores, jogos Depende das regras (micromundos, simuladores etc.) Diagnósticos de doenças, defeitos em equipamentos, decisões frente a situações de emergência, etc.

5 Facilita construção do conhecimento
Aprendizagem colaborativa Colaboração e cooperação Processos de ensino contam com a participação dos aprendizes, com a interdependência de objetivos e recursos. Valorização da interação e do diálogo para construção do conhecimento. Situações de ensino em que todos aprendem com todos Ausência de hierarquia formal Respeito às diferenças individuais e liberdade para exposição de ideias e questionamentos. Combinação entre objetivos pessoais e coletivos. Vantagens Diminui a sensação de solidão Aumenta o pertencimento a um grupo Presença cognitiva e social Diminui evasão Facilita construção do conhecimento

6 Materiais Acompanhamento/ Indicações
Aprendizagem colaborativa Materiais Prever possibilidade de interação Recursos (textos, vídeos, jogos, etc.) devem facilitar o diálogo Informação é necessária, mas não suficiente Atividades são tão importantes como o conteúdo Aspectos cognitivos são tão importantes como os sociais Estratégias para o uso das ferramentas integrando aspectos cognitivos e sociais Uso de diversas ferramentas (chat, fórum, comunidade prática, metaversos, micromundos entre outras) Acompanhamento/ Tutoria Acompanhamento cognitivo e social Diversos papéis ( facilitador, organizativo, social, intelectual, técnico, avaliativo) Maior tempo para tarefas dos aprendizes (garantir a possibilidade de interação) Maior dedicação no acompanhamento Indicações Ações educativas voltadas para o desenvolvimento de valores ( ética, segurança, responsabilidade, etc.) Desenvolvimento de aspectos como saber ouvir o outro, ser solidário, cooperativo.

7 Conectivismo novas formas de comunicação mudam a leitura, o acesso à informação e a organização do pensamento a tecnologia potencializa a aprendizagem, conecta áreas do conhecimento e as pessoas em comunidades. deslocamento do papel do professor/tutor para o aprendiz Redes substituem os materiais didáticos Rizoma: modelo de educação - todos aprendem com todos – não há hierarquia.

8 comunidades virtuais e de prática MOOCs
Conectivismo Ambiente de partilha: informal e não estruturado: flexível para criar de acordo com as necessidades; rico em ferramentas: diálogo e conexão entre os usuários; consistente e perdurável: deve evoluir constantemente. confiável: sentimento de confiança e conforto. simples: na seleção de ferramentas e na estrutura da comunidade. descentralizado, apoiado e conectado tolerante: incentiva riscos de experimentação e não pune o fracasso. metaversos comunidades virtuais e de prática MOOCs

9 Obrigada ! Ivete Palange


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