A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP)"— Transcrição da apresentação:

1 DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP)
Disciplina de Núcleo Comum da 1a. Série Informações Gerais FACULDADE ANHANGUERA DE JOINVILLE UNIDADE II

2 DATA DE ABERTURA DOS TEMAS DE AULA
2º. Bimestre

3 ATIVIDADES DA DISCIPLINA
LEGENDA: Atividade Colaborativa = EM GRUPO Aula –Tema 07: Elaboração de currículo – (Entregue ao professor)

4 ATIVIDADE COLABORATIVA – 2º. Bimestre
RELATÓRIO FINAL – ORIENTAÇÕES GERAIS A Human Nature é uma ONG internacional que trabalha na preparação de jovens profissionais para o mercado de trabalho, visando aliar capital humano (pessoas) e oportunidades de aplicá-lo (nas organizações). Essa ONG está se instalando no Brasil, em função do momento de estabilidade pelo qual o país passa, além de uma expectativa de que haja um desenvolvimento acentuado nos próximos anos. Essa ONG contratou uma empresa de pesquisa, que é a sua equipe, para ajudá-la a identificar qual deve ser o foco de seu trabalho no país. Para isso, a ONG encomendou uma pesquisa com relação ao mercado de trabalho com o objetivo de obter um RELATÓRIO FINAL com as seguintes informações: Análise das questões fundamentais do mundo contemporâneo e seu reflexo no mundo do trabalho, com foco no contexto brasileiro. Mapeamento do perfil dos estudantes universitários (ingressantes em 2011). Mapeamento das oportunidades futuras (tendências) para o mercado de trabalho brasileiro. Identificação de competências técnicas e comportamentais que essas oportunidades vão demandar.

5 RELATÓRIO FINAL O resultado esperado é que sua equipe apresente um RELATÓRIO de conclusão do trabalho desenvolvido durante o semestre no qual conste: Passo 01 Organize as informações das atividades colaborativas desenvolvidas nas aulas anteriores (abaixo) O seguinte conteúdo deve estar incluído no relatório final: a) Análise das questões fundamentais do mundo contemporâneo e seu reflexo no mundo do trabalho, com foco no contexto brasileiro. Essa informação consta na Tarefa 1 (itens 3 e 4). Aula-Tema 1-Visão de Mundo (Atividade Colaborativa) b) Mapeamento do perfil dos estudantes universitários (ingressantes em 2010). Essa informação consta na Tarefa 2 (item 2). Aula-Tema 2 – Projeto de Vida (Atividade Colaborativa) c) Mapeamento das oportunidades futuras (tendências) para o mercado de trabalho brasileiro. Essa informação consta na Tarefa 3 (item 2). Aula-Tema 3 – Empregabilidade (Atividade Colaborativa) d) Identificação de competências técnicas e comportamentais que essas oportunidades vão demandar. Essas informações constam na Tarefa 4 (item 4) – Aula Tema 4 – Marketing Pessoal (Atividade Colaborativa) Tarefa 5 (item 3) - Aula Tema 5 – Comunicação (Atividade Colaborativa) Tarefa 6 (item 3) – Aula-Tema 6: Convívio Social (Atividade Colaborativa) ** As informações sobre cada item acima estão contidas nas lâminas de 7 a 13 **

6 DATA DA ENTREGA: 04 DE JUNHO
RELATÓRIO FINAL DATA DA ENTREGA: 04 DE JUNHO Passo 2 Verifique se todas as informações solicitadas para o relatório final estão descritas de forma clara e objetiva Passo 3 Realize os ajustes e complementações necessárias Passo 4 Produza um TEXTO, entre 15 e 20 linhas com a CONCLUSÃO geral da equipe sobre o aprendizado obtido por meio da execução das tarefas. Este TEXTO deve ser consenso da equipe. Passo 5 Entregar o RELATÓRIO: a) Digitado; Contendo: a) CAPA nome da instituição, nome do trabalho, nome dos integrantes da equipe, nome do curso; c) Fazer uma Introdução; d) Colocar no final a bibliografia utilizada. BASES DE PESQUISA: Capítulos do PLT – 1 a 8 Bibliografias de cada capítulo Opinião dos integrantes da equipe.

7 Questões Fundamentais
AULA TEMA 1 – VISÃO DE MUNDO TAREFA 1 1) Leia o capítulo 1 do livro-texto (Visão de Mundo, item 1.2), que aborda as Questões Fundamentais do Mundo Contemporâneo. 2) Debata com a sua equipe quais são as tendências do mundo contemporâneo. ITEM: 3 - Avalie com sua equipe o grau de importância das questões fundamentais do Mundo Contemporâneo, atribuindo, para cada uma, um número de 1 (menos importante) a 5 (mais importante). ITEM: 4 - Considerando apenas a questão avaliada pela equipe como sendo de maior importância, responda a seguinte pergunta: De que forma essa questão pode ser desenvolvida na atuação profissional? Bases de pesquisa: Capítulo 1 do livro texto. Questões Fundamentais Importância Educação Diversidade Cultural Ética Responsabilidade Socioambiental Espiritualidade

8 AULA TEMA 2 – PROJETO DE VIDA TAREFA 2
1) Realize uma pesquisa com, pelo menos, 3 estudantes universitários ingressantes no ensino superior no ano de A pesquisa pode ser realizada entre os integrantes da própria equipe e deve identificar: Curso de graduação escolhido, por exemplo: Medicina, Engenharia Civil ou Administração. Área de interesse de atuação/especialidade (futuro), que se refere ao tipo de atividade para a qual o estudante pretende se dedicar. ITEM 2 - Registre as informações, como no Exemplo abaixo: Bases de pesquisa: Capítulo 1 do livro texto. Área de formação (atual) Área de interesse de atuação/ especialidade (futuro) 1) Medicina Geriatria 2) Engenharia civil Construção pesada (pontes, estradas) 3) Tecnologia em Gestão de recursos humanos Consultoria

9 AULA TEMA 3 – EMPREGABILIDADE TAREFA 3
Mapear as tendências de oportunidades profissionais de emprego ou trabalho no contexto brasileiro. Para realizar a tarefa, siga os seguintes passos: 1) Pesquise as oportunidades de trabalho e emprego, para as 3 áreas de atuação que a sua equipe identificou na Tarefa 2. As bases de pesquisa estão indicadas abaixo: ITEM 2 - Organize as informações pesquisadas na tabela como no Exemplo abaixo: Bases de pesquisa: Capítulo 3 do livro texto. Tabela da Tarefa 2. Matéria publicada pela Revista Veja, em Novembro de 2009, sob o título: “Empregos: O que Copa do Mundo, Olimpíada, Pré-Sal significam para o mercado na próxima década”. Acesse o endereço: < Empreendedorismo: acesse o site da Revista Pequenas empresas, Grandes Negócios (disponível em:< e na barra de pesquisa digite uma área de interesse, por exemplo: turismo; ou uma das áreas de oportunidades criadas recentemente, como por exemplo: pré-sal. Você vai encontrar informações atualizadas e importantes sobre as oportunidades de negócios. Área de Atuação Pesquisada Oportunidades de Emprego Geriatria Consultório; Clínicas de Idosos; ONGs.. Construção pesadas (pontes, estradas) Empreiteiras; etccc Consultoria Empresas de segmentos diversos; Empresas de RH; etc

10 COMPETÊNCIAS TÉCNICAS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS
AULA TEMA 4 – MARKETING PESSOAL TAREFA 4 Ao realizar esta tarefa você será capaz de responder o que são competências técnicas e competências comportamentais, exemplificando-as. Para realizá-la, execute os passos a seguir: 1) Leia o material recomendado no item bases de pesquisa (referentes a essa tarefa). 2) Discuta com os integrantes da sua equipe qual é a diferença entre a Competência Técnica e Competência Comportamental. 3) Descreva os conceitos de Competência Técnica e de Competência Comportamental (ou Pessoal) e apresente 1 exemplo de cada. ITEM 4 - Organize as informações, da seguinte forma: COMPETÊNCIAS TÉCNICAS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS CONCEITOS EXEMPLOS

11 AULA TEMA 4 – MARKETING PESSOAL
TAREFA 4..continuação Bases de pesquisa: Capítulo 3 A 8 4 do livro texto. Textos publicados por profissionais de mercado no site do Conselho Regional de Administração (CRA): “Competências Comportamentais: harmonia entre valores e objetivos”, disponível em: - Acesso em: 31 de Jan de 2011. “Competência técnica ou emocional: o que as empresas esperam de você?”, disponível em: - Acesso em: 31 de Jan de 2011. “As 10 atitudes que mais atrapalham durante o trabalho” , disponível em: durante-o-trabalho/20347/ - Acesso em: 31 de Jan de 2011.

12 AULA TEMA 5 –COMUNICAÇÃO TAREFA 5
Identificar as competências técnicas que o mercado de trabalho exigirá dos profissionais. Para realizar essa tarefa siga os seguintes passos: Realize uma discussão com os colegas de equipe, sobre cada uma das oportunidades identificadas na Tarefa 3, e apresente pelo menos uma competência técnica necessária para cada uma delas. Faça uma revisão das suas respostas, a partir das bases de pesquisa citadas na Tarefa 4 ITEM 4 - Organize as informações na tabela abaixo: OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS COMPETÊNCIAS TÉCNICAS NECESSÁRIAS  1- 2- 3

13 OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NECESSÁRIAS
AULA TEMA 6 – CONVÍVIO SOCIAL TAREFA 6 Realizar uma pesquisa de opinião, com o objetivo de identificar quais são as competências comportamentais mais importantes para conquistar as oportunidades de trabalho identificadas pela equipe. A pesquisa pode ser feita com um profissional de Recursos Humanos ou com pessoas que sejam profissionais atuantes no mercado. Para realizar essa tarefa, siga as seguintes recomendações: 1) Antes de fazer as perguntas, esclareça ao entrevistado da pesquisa: a) O objetivo da pesquisa - identificar quais são as competências comportamentais mais importantes para conquistar as oportunidades de trabalho identificadas pela equipe (de acordo com a tarefa 3). b) O conceito de Competências Comportamentais em que a equipe se baseia (conceito elaborado na tarefa 4). ITEM 3 - Organize as informações obtidas na tabela abaixo, registrando as competências mais citadas para cada uma das oportunidades. OPORTUNIDADES IDENTIFICADAS COMPETÊNCIAS COMPORTAMENTAIS NECESSÁRIAS  1- 2- 3


Carregar ppt "DESENVOLVIMENTO PESSOAL E PROFISSIONAL (DPP)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google