A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O Currículo Participativo Disciplina: Currículo – Prof

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O Currículo Participativo Disciplina: Currículo – Prof"— Transcrição da apresentação:

1 O Currículo Participativo Disciplina: Currículo – Prof
O Currículo Participativo Disciplina: Currículo – Prof. Francisco Fialho Grupo: 3 – MAEDU - Exitus III Ezildinha L. Batista Ourique Sueli Batista Duarte Jacira Aparecida Pedrotti de Avila André Marchionatti Hoefling Baseado no trabalho dos Profs. Dante e Sandra Zita Tiné da UnB-Título: Currículo, escola e comunidade

2 Currículo Etimologia: Latim ‘Curriculum’
Significado: Caminho a ser percorrido O Percurso: Alguns acham fácil, outros acham difícil; Alguns vão até o fim, outros não Terceiros inventam o próprio trajeto

3 Currículo Escolar São experiências temáticas planejadas tendo como meta o ensino-aprendizagem de elementos culturais escolhidos pela instituição.

4 Currículo Extra-Escolar
Também podemos chamá-lo de comunitário, o qual se baseia nas peculiaridades de cada localidade nos âmbitos nacional, estadual, local, etc. É feito através de uma interação da escola com a comunidade, sendo produzido com base no contexto social em que se vive, nos aspectos culturais, artísticos e morais.

5 O Papel dos Sujeitos Os sujeitos não podem ser vistos ora como sujeito escolar, ora como não escolares. Todos não deixam de ser o que são quando estão na escola ou fora dela. São seres humanos. O que entra em jogo para pensar o currículo escolar diz respeito a vida das pessoas, por isso a necessidade de articulação entre escola e comunidade.

6 A Flexibilidade Curricular
A escola deve lançar mão de dispositivos de investigação, observação e reflexão para que possa fazer uma leitura rigorosa e crítica da realidade sociocultural, estabelecendo um diálogo permanente, intervindo mutuamente, confrontando as experiências com os conhecimentos historicamente construídos, a fim de estabelecer um currículo flexível.

7 O Pós Currículo O pós currículo é um grito, um alerta, um manifesto – como o foi o manifesto comunista de Marx e Engels, de 1848, para a classe trabalhadora – no sentido de buscar uma nova direcão para a educacão. ‘O pós currículo procura definir novas possibilidades racionais e emocionais no sentido de estabelecer uma nova realidade que leve em conta os desejos e anseios de cada indivíduo. É um anseio por mudança no discurso da educação e no próprio conceito de currículo. Tem como missão fixar conteúdos nocionais que permitam substituir realidades e condutas advindas de modelos tradicionais para modelos de parceria, ao estilo de “parto”, como na maiêutica socrática. Portanto, ficam superadas as mudancas traumáticas revolucionárias, que são aquelas supostas e subitamente feitas a partir de um ponto de partida zero para sua nova pratica educativa. Os conteúdos’e/ou as matérias do pós-currículo deve entrelacar-se com o antigo retirando deste o que dele melhor aproveitar para estabelecer as bases do novo modelo educacional pretendido. O pós currículo deve ousar na interdisciplinariedade curricular discutindo contatos e aproximacões de categorias hoje distintas, tais como a ciência, a literatura e a poesia.

8 O papel do professor O professor tem que estar comprometido com a mudança e sobretudo, comprometido com a finalidade da educação, mantendo o foco nos objetivos principais. Trabalhar com paixão. Manter uma postura aberta para se permitir a aprender com o aluno, a fim de melhor ensinar. Formação contínua. Interação do professor com o contexto social.

9 Conclusão Nesse ‘caminho’ que se quer percorrer, o ‘novo professor’ tem que saber ouvir a fim de poder estabelecer essa troca de experiências. Considerar e valorizar as diferenças culturais, a fim de construir de forma participativa um currículo que transforme a escola em fator de integração, comprometida com o desenvolvimento do novo sujeito no seu meio ambiente, preparando-o para enfrentar os desafios do mundo globalizado.


Carregar ppt "O Currículo Participativo Disciplina: Currículo – Prof"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google