A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Pedagógico CEI Jamir Dagir 2010. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE NOME: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JAMIR DAGIR ENDEREÇO: RUA SEPETIBA, 678 BAIRRO SICILIANO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Pedagógico CEI Jamir Dagir 2010. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE NOME: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JAMIR DAGIR ENDEREÇO: RUA SEPETIBA, 678 BAIRRO SICILIANO."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Pedagógico CEI Jamir Dagir 2010

2 IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE NOME: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JAMIR DAGIR ENDEREÇO: RUA SEPETIBA, 678 BAIRRO SICILIANO – DISTRITO DA LAPA CEP: FONE: DIRETORIA REGIONAL DE EDUCAÇÃO - PIRITUBA SUB PREFEITURA DA LAPA

3 ATOS LEGAIS DECRETO DE CRIAÇÃO: nº de 29/11/2001 com a denominação de CEI Vila Anglo II INICIO DE FUNCIONAMENTO: 12/12/2001 DATA DE INAUGURAÇÃO: 07/05/2002

4 Histórico A construção de uma creche na Vila Anglo fez parte da luta da Sociedade Amigos da Vila Ipojuca (SAVI), frente à necessidade da população do bairro de ter um local apropriado para a permanência de crianças pequenas. Em novembro de 1997 a Secretaria Municipal de Assistência Social aprovou a construção da Creche Municipal da Vila Anglo. Em 18 de fevereiro de 2000 as obras foram iniciadas e a conclusão da construção se deu em novembro de Em fevereiro de 2002 o CEI entrou em funcionamento, sendo inaugurado oficialmente no dia 7 de maio de o CEI passou a se chamar Centro de Educação Infantil Jamir Dagir através do Decreto n° 41913, de 16 de abril de 2002, em homenagem ao senhor Jamir Dagir, ex-presidente da SAVI que lutou pela construção do CEI no bairro.

5 Horário de Funcionamento: O CEI Jamir Dagir atende no presente ano 95 crianças em período integral de 10 horas, de segunda a sexta- feira, das 8:00 h às 18:00 horas; sendo os professores divididos em dois turnos de 5 horas cada com crianças.

6 Espaço O CEI Jamir Dagir possui sete salas para atendimento das crianças, distribuídas por dois andares. No primeiro andar ficam as salas dos Berçários I A e B, Berçários II A e B e Mini- grupo A; no segundo andar funcionam as salas dos Mini grupos B, C e D e Berçários II C e D. A distribuição das crianças é feita pela faixa etária: berçário I, nascidos em 2009; berçário II, nascidos em 2008 e mini-grupo, nascidos em 2007.

7 Caracterização da Comunidade O CEI Jamir Dagir atende 95 crianças, sendo 70% de famílias que moram nas proximidades do CEI; 20% que moram nas adjacências e 10% que moram em bairros distantes mas cujos pais trabalham nas proximidades do CEI.

8 Objetivos da unidade É objetivo do CEI Jamir Dagir acolher, educar e cuidar de crianças, criando condições para que elas tenham um desenvolvimento integral (afetivo, social, cognitivo, motor) e construa sua identidade individual, social e cultural em complemento à ação da família, respeitando a personalidade e as diferenças existentes entre elas. Portanto, visa-se levar cada criança a: 1 –sentir-se segura e acolhida no ambiente do CEI, utilizando esse novo espaço para ampliar suas relações sociais e afetivas, estabelecendo vínculos com as crianças e adultos ali presentes, a fim de construir uma imagem positiva sobre si mesma e sobre os outros, respeitando e valorizando a diversidade; 2 – tornar-se cada vez mais capaz de desenvolver as atividades propostas de maneira autônoma e independente, em cooperação com as outras pessoas (crianças e adultos) e, desta forma, aprenda a cuidar de si e dos colegas e coordenar pontos de vista e necessidades diferentes das suas, socializando-se;

9 3 – interagir com seu meio ambiente (social, cultural, histórico e geográfico) de modo a estabelecer relações entre os questionamentos sobre o meio, os conhecimentos prévios de que dispõe e as novas informações que recebe; 4 – apropriar-se dos mais diferentes tipos de linguagem construídas pela humanidade (oral, escrita, corporal, plástica, musical, matemática), de acordo com as suas capacidades e necessidades, utilizando-as para expressar seu pensamento e as suas emoções, a fim de compreender e comunicar-se com as outras crianças e os adultos. 5 – desenvolver sua identidade individual, tendo consciência de si como um ser único e diferente; desenvolver também a identidade social com os grupos aos quais pertence, inclusive o CEI, aprendendo a interagir com e dentro deles, construindo o conceito de pertença.

10 São os seguintes os princípios que guiam a construção e execução da proposta educacional do CEI: - democratização das relações através da valorização da participação, do respeito, da cooperação e da solidariedade; - inclusão, vista como respeito às diferentes culturas, às diferenças de gênero, de classe social, de religião, corporais e cognitivas; - concepção de criança como sujeito de direitos e produtora de conhecimento; - qualidade no atendimento; - valorização da cultura das famílias; - valorização dos profissionais do CEI e do trabalho que exercem; - liberdade e autonomia para aprender, ensinar e pesquisar.

11 Trabalho do CEI O trabalho do CEI centra-se em três eixos: IDENTIDADEAUTONOMIACOMPETÊNCIAS Saber de siCuidar de siLinguagens: Cuidar do outrooral (Convivênvia)escrita musical artística corporal brincadeira conhecimento do ambiente

12 Em relação ao saber de si, espera-se que a criança consiga: - reconhecer seu nome - conhecer seu corpo - reconhecer-se no espelho - reconhecer partes do seu corpo - conhecer seus pertences - identificar a letra inicial de seu nome - identificar seu armário e seus objetos - identificar necessidades de seu corpo ( se alimentar, beber líquidos, ir ao banheiro, descansar ) - reconhecer diferenças entre meninos e meninas.

13 Em relação ao cuidar de si, espera-se que a criança consiga: - Apropriar-se de hábitos regulares de higiene pessoal (higiene) - aprender a usar o banheiro (com ajuda) - pedir para ir ao banheiro - lavar as mãos antes das refeições e depois de ir ao banheiro - escovar os dentes (mais velhos) - tirar a roupa na hora do banho e colocá-la no saco de roupa usada - comer sem ajuda e usar talheres adequadamente (alimentação) - segurar a mamadeira e/ou caneca de bico - iniciar o processo de se alimentar sozinho - beber líquidos sozinho (a) no copo de bico e depois na caneca - alimentar-se sozinho usando colher - aprender a servir-se. - Reconhecer situações de potencial perigo e tomar precauções para evitá-las (locomoção e segurança) - trabalhar o tônus muscular - sentar, engatinhar, ficar em pé com apoio - andar sozinho (a) - andar com firmeza, correr, pular - movimentar-se ao ouvir músicas e batidas - andar no triciclo - descer e subir escadas - andar com segurança no triciclo - brincar nos brinquedos do parque com segurança

14 Em relação as Linguagens, espera-se que a criança consiga: Aprender a expressar verbalmente desejos, sentimentos e necessidades; Aprender a organizar oralmente rotinas, instruções; Aprender a ouvir histórias, poesias, cantigas, etc. e reproduzir comportamentos leitores; Produzir sons com instrumentos musicais que o CEI possui e pelo manuseio de objetos variados; Acompanhar músicas usando instrumentos, objetos variados e os sons produzidos pelo próprio corpo; Acompanhar músicas se movimentando livremente; Experimentação de diferentes materiais de pintura: tinta feita com amido e anilina (B2), tinta para pintura a dedo, tinta plástica, guache, giz de cera, lápis de cor; Experimentar diferentes instrumentos para pintar: as mãos, rolinhos de espuma, esponja de espuma, pincéis grossos; Pintar em diferentes suportes: jornal, papel Kraft, sulfite, etc; Fazer atividades individuais e coletivas; Realizar atividades de pintura com a finalidade de conhecer as possibilidades de uso dos materiais e para representar experiências vividas (ex: festas do CEI, histórias que ouviu e gostou, visita à feira, etc.); Brincar com massinha, argila, jornal, sucatas; Usar papel picado, bolinhas de papel, figuras de revistas, sucatas e objetos tridimensionais.

15 Plano Especial de Ação Ser e Estar no Mundo Objetivos: 1) Aprimorar os conhecimentos do grupo gestor e de professores sobre a inclusão; 2) Organizar tempos e espaços do CEI, de modo a facilitar o acolhimento das crianças e das famílias; 3) Aprimorar as formas de olhar e ouvir as crianças para reconhecer suas necessidades; 4) Ampliar conhecimentos sobre o cuidar do meio ambiente para organizar formas de ação junto às crianças, profissionais que trabalham no CEI e famílias

16 Plano de Metas Conhecer para Participar Objetivo: Envolver as famílias com o trabalho no CEI de educar e cuidar, buscando torná-las parceiras neste trabalho. Divulgar a proposta educacional do CEI para que o trabalho realizado seja conhecido e valorizado. Metas previstas: 80% das famílias conhecedoras da proposta de trabalho do CEI e aumento de 10% de presença nas reuniões de pais.


Carregar ppt "Projeto Pedagógico CEI Jamir Dagir 2010. IDENTIFICAÇÃO DA UNIDADE NOME: CENTRO DE EDUCAÇÃO INFANTIL JAMIR DAGIR ENDEREÇO: RUA SEPETIBA, 678 BAIRRO SICILIANO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google