Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Junho e Agosto 2013 http://www.estudodarealidadelocal.org.br/
2
ENCONTRO IV
3
PARTE I Apresentação da Lição de casa
4
Retorno com apresentação dos resultados dos exercícios realizados do 2º Encontro para o 3º, feito pelos Professores, alunos e comunidade.
5
PARTE II Exemplos da Apropriação do Território Ação Escola e Comunidade:
6
A formação e o desenvolvimento cognitivo dos alunos e a vivencia de uma cultura de transparência, coletividade e aumento da capacidade de multiplicação dos conhecimentos são os principais objetivos dentro da Ação Escola e Comunidade.
7
Atividades já desenvolvidas...
8
Criação da Área de Influência da EMEF Procópio Ferreira:
9
Eleição dos Representantes: http://www.youtube.com/watch?v=eT0ze6jaE5Y
10
Realização de Oficinas: Maquete: Vídeo: Jornal:
11
Realização de Oficinas: Pesquisa de Campo: Redes:
12
Portal: www.comunidadeprocopioferreira.org.br/ (A viagem) http://comunidadeprocopioferreira.org.br/videos/equipe%202%20salesopolis.wmv
13
O centro do Projeto destacam-se duas vertentes complementares, sendo a primeira a criação de um Acervo Digital amplo e a segunda de compartilhamento desse Acervo através de Redes Digitais de intranet e internet.
14
Pesquisa/Diagnostico: Profissão dos Pais: https://docs.google.com/spreads heet/viewform?fromEmail=true&f ormkey=dEdCdm9JcktyRVgtV3p GUkY2ODJzYWc6MQ
15
Quem hoje aprende amanhã ensina: A aluna Adriana Patrício que fez parte da produção e do aprendizado na construção deste vídeo, hoje é atual oficineira de vídeo na parceria da Casa dos Meninos com a EMEF Procópio Ferreira: Documentário: Copa pra Quem? http://www.youtube.com/watch?v=35-UfaVUdyo http://www.youtube.com/watch?v=35-UfaVUdyo
16
PARTE III Proposta do Modulo de Formação do Grupo de Estudos do Território
17
Modulo: Grupo de Estudos do Território - GET: Para transformar a realidade é necessário conhecê-la... Objetivo: Realizar atividades interdisciplinares no âmbito escolar que traga para os alunos a percepção da necessidade de construção de uma base de informações que possa sedimentar seus desejos de mudanças a partir da realidade do local onde se vive.
18
FaseDescrição Domínio do território que se vive Estudo do Censo: O objetivo principal é destacar a importância da coleta de dados e uso das informações. Os dados utilizados para o trabalho são os dados do Censo demográfico realizado pelo IBGE em 2010. Pesquisa de Campo: Desenvolvimento de conceitos sobre a coleta de informações. Reforçar a idéia de que a informação é um valioso instrumento para a compreensão do mundo. Aprofundamento dos conceitos implícitos à pesquisa. Desenvolver conceitos sobre a coleta de informações no território; Discussão sobre as formas de pesquisa; Planejamento das informações a serem coletadas; Apresentação de Caminhos e técnicas para a coleta de informações, visando sua a posterior utilização nos bancos de dados; Construção de Maquete topográfica: Conhecimento sobre as técnicas de relevo e curvas de nível para a adição de informações coletadas em pesquisas de campo; conhecimentos básicos de geografia e cartografia.
19
Formação Especifica Jornal da Escola: Está temática da comunicação centrará forças na leitura, interpretação e produção de textos, através da elaboração de matérias, tendo como etapa: Construção das Matérias: o Compreensão do gênero textual utilizado para a construção de uma matéria jornalística; o Escolha dos Temas das Matérias que serão escritas para o Jornal que esteja ligado a escola e a comunidade; o Escolha das Imagens; o Produção das Matérias; o Correção dos Textos, juntos aos professores da escola; Edição e Diagramação; o Construção do Plano de Distribuição e sua execução.
20
Formação Especifica Produção de vídeos – com foco na produção de vídeos-aulas: Etapas de preparação de um vídeo: Roteiro: Escolha de um Tema que esteja ligado aos conteúdos trabalhados dentro da sala de aula, podendo assim, juntos aos professores produzir vídeos-aula de forma dinâmica e que fortaleça o processo de aprendizado dentro e fora da escola; Local; Filmagem: Compreensão do uso dos Equipamentos de filmagem. Realizar as filmagens; Edição e finalização do vídeo; Organizar e realizar apresentação dos vídeos prontos;
21
Formação Especifica Informática: Esta oficina tem como objetivo a formação de monitores de Informática, fazendo parte deste processo, a realização na pratica da reprodução dos conhecimentos adquiridos nesta temática, para outras pessoas da comunidade que ainda não tenham o mesmo domínio de informática adquirido pelos alunos que participaram desta formação especifica. Os conteúdos a serem trabalhados nesta oficina terão como base: Trabalhar com programas de Edição de Texto, desenvolvendo o uso e manuseio do teclado e do mouse; Trabalhar a construção e organização de dados a através de tabelas e gráficos; Estabelecer o acesso a Rede de Internet, como possibilidade de comunicação e de acesso a informações sobre diversos assuntos;
22
PARTE IV Conhecer para mudar Exercício de mapeamento
23
1.Banco de Dados: Pesquisa/Diagnostico: Aprendendo na pratica com se elabora um questionário, e transformá-lo em pesquisa/diagnostico aplicada junto aos alunos dentro e fora da escola. https://accounts.google.com/ServiceLogin?service=wise&passive=1209600&continue=https:// drive.google.com/?tab%3Doo%26authuser%3D0%23&followup=https://drive.google.c om/?tab%3Doo%26authuser%3D0<mpl=drive
24
2. Mapeamento: Possibilidades....I3geo http://mapas.mma.gov.br/i3geo/mma/openlayers.htm ?7dek1oh6apnnook70eai05avt5
25
PARTE V Conhecer para mudar Construindo o Plano Ação
26
Trabalhar com o modelo de arquivo para a construção do Plano de Ação
27
PARTE VI Conhecer para mudar Avaliando o Conteúdo trabalhado pelo Instituto Lidas
28
Avaliação do Curso de Formação: Estudo da Realidade Local https://docs.google.com/forms/d/1YhY26iCeaDvSVa7SQHXGQBm5if3_zR-_s6-F4MbDJrQ/formResponse
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.