A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda"— Transcrição da apresentação:

1 Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda
Método Comunicativo Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda

2 Sumário JALIL, S. A.; PROCAILO, L LEFFA, V. J.
1. Contexto: competência comunicativa na aprendizagem de língua 1. Abordagem comunicativa (AC) 2. Competências 2. Do código à abordagem semântica 3. Conclusão 3. O ensino de língua * 4. Conclusão

3 Contexto: competência comunicativa na aprendizagem de língua
Décadas de 60 e 70: professores e linguistas percebem que alunos são capazes de reproduzir sentenças gramaticalmente corretas, ainda que pouco utilizadas em situações reais. Comunicação: compreendida como um todo, não somente fala. Processo que visa aprendizagem de conteúdo, mas também pretende desenvolver habilidades.

4 Competências A competência comunicativa engloba outras competências:
1. Competência cultural; 2. Competência sociolinguística; 3. Competência discursiva; 4. Competência estratégica.

5 Conclusão O método busca um processo de ensino e de aprendizagem mais equilibrado e interativo por meio de atividades, jogos e dramatizações Brown (2001): “o professor que faz uso da Abordagem Comunicativa passa a ser um mediador da aprendizagem” (conselheiro dos aprendizes).

6 Abordagem comunicativa (AC)
Linguistas concentravam-se no código da língua. Tradição dos estudos semânticos e sociolinguísticos. Estudo de língua como um conjunto de eventos comunicativos. Implementação da Abordagem comunicativa no ensino de língua.

7 Do código à abordagem semântica
Wilkins (1976): (1) categorias semântico-gramaticais e (2)categorias de funções comunicativas. Uso da abordagem comunicativa: abordagem espiral. As palavras não têm, apenas, um significado imediato, mas adquirem valor especifico de acordo com o contexto.

8 O ensino de língua Deve-se evitar textos simplificados.
Deve-se abranger diversos gêneros e formas de textos (livros, jornais, classificados, bilhetes, etc). Deve-se integrar ao ensino de língua, igualmente, as quatro habilidades de língua. O professor de inglês assume o papel de orientador (deve mostrar sensibilidade e encorajar).

9 Conclusão O ciclo da aprendizagem de língua com a abordagem comunicativa não foi concluído. A AC segue o mesmo padrão histórico de outras abordagens: difusão da ideia de uma solução finalizada, dogmatismo doutrinário, imprecisão terminológica, falta de evidência baseada em fatos.

10 Referência Bibliográfica
JALIL, S. A.; PROCAILO, L. Metodologia de ensino de línguas estrangeiras: perspectivas e reflexões sobre os métodos, abordagens e o pós-método. In: Anais do IX Congresso Nacional de Educação e do III Encontro Sul Brasileiro de Psicopedagogia. Curitiba/SC: PUC-PR   LEFFA, V. J. Metodologia do ensino de línguas. In BOHN, H. I.; VANDRESEN, P. Tópicos em linguística aplicada: o ensino de línguas estrangeiras. Florianópolis: Ed. da UFSC, 1988. 


Carregar ppt "Por: Gabriela Ferreira Jessica Olinda"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google