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Universidade Federal do Paraná Campus Litoral GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Profª. Dione Lorena Tinti.

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1 Universidade Federal do Paraná Campus Litoral GESTÃO E EMPREENDEDORISMO Profª. Dione Lorena Tinti

2 UFPR – Universidade Federal do Paraná Campus LITORAL PARCERIAS: Governo Federal Governo Estadual Governos Municipais Estruturação do Projeto: PROGRAD Oficialização na UFPR Resolução 39/04 – COUN 01/06/2004 Histórico

3 O QUE É O PPI?  É o plano global da instituição para o desenvolvimento das suas três funções fim – ensino, pesquisa e extensão.  É o que define claramente o tipo de ação educativa que se quer realizar.  É um instrumento teórico e metodológico para a intervenção e mudança da realidade.

4 PROJETO POLÍTICO INSTITUCIONAL - PPI  A UFPR pretende, através de seu Projeto Político Institucional – PPI, consolidar-se como um agente de desenvolvimento comunitário.  O objetivo principal da implantação da UFPR Litoral, é propiciar, à região litorânea, qualidade de vida compatíveis com a dignidade humana e a justiça social.

5 Objetivos Específicos do PPI da UFPR Litoral  Participar na construção de um ciclo de desenvolvimento sustentável, através de ações imediatas, progressivas e permanentes, com o horizonte nos próximos 30 anos;  Contribuir para a articulação e interação entre os diferentes níveis educacionais e a comunidade;  Desenvolver a capacidade de diagnóstico acerca dos pontos fortes e fracos de desenvolvimento no âmbito de famílias e comunidades, buscando gerar conhecimentos para a sua superação;  Aperfeiçoar a capacidade de autogerenciamento das comunidades, através da criação de novas possibilidades de visualização do próprio futuro;  Criar um movimento de aprimoramento contínuo de estudantes, de professores e da comunidade, através de ações solidárias onde todos estudam, aprendem e geram alternativas de desenvolvimento.

6 O QUE É O PPP – Projeto Político Pedagógico?  PROJETO – deriva do latim projectu lançar para diante, direção, opção intencional.  POLÍTICO – arte de unificar e organizar as ações humanas, dirigindo-as para um fim comum. O objetivo da educação é a formação do cidadão crítico, reflexivo, criativo, responsável e participativo.  PEDAGÓGICO – pressupõe a organização dos elementos necessários à assimilação do SABER, fazendo a distinção entre o que é essencial e o que é secundário.

7 Alguns Princípios do Projeto Político Pedagógico  Educação e Desenvolvimento Sustentável Integrados na Ação Comunitária e na realidade;  Ações imediatas, progressivas e permanentes;  Integração dos níveis educacionais da educação infantil à pós- graduação;  Desenvolvimento integral do ser humano;  Desenvolvimento da capacidade crítica e da pro-atividade do educando em todas as atividades formativas;  Espaço para a construção de utopias e respeito aos limites humanos;  Exercício da docência fundamentada na mediação;  Formação continuada do corpo docente;

8 Elementos estruturantes do PPP  Fases com focos orientadores: 1. Conhecer e Compreender - Percepção crítica da realidade (1 a 2 semestres); 2. Compreender e Propor - Aprofundamento Metodológico e Científico (1 a 4 semestres); 3. Propor e Agir - Transição para o exercício Profissional (1 a 2 semestres).

9 Currículo disciplinar e o transdisciplinar Centrado nas matériasProblemas transdisciplinares Conceitos disciplinaresTemas ou problemas Objetivos e metas curricularesPerguntas, pesquisa Conhecimento canônicoConhecimento construído Unidades centradas em conceitos disciplinares Unidades centradas em temas ou problemas LiçõesProjetos Estudo individualGrupos pequenos que trabalham por projetos Livros-textoFontes diversas Centrado na escolaCentrado no mundo real e na comunidade O conhecimento tem sentido por si mesmoO conhecimento em função da pesquisa Avaliação mediante provasAtitudinal, conceitual e Procedimental Professor como especialistaProfessor como facilitador

10 Tipos de “Conteúdos” TipoDimensãoAbrangência Conceitual“Saber” Conhecimento de fatos, fenômenos, princípios, leis, saberes, idéias, imagens, esquemas, informações Procedimental“Saber Fazer” Domínio de habilidades, competências, aptidões, procedimentos, destrezas, capacidades, método de pesquisa, desenvolvimento de operações mentais, hábitos de estudo Atitudinal“Ser/Saber Ser” Envolvimento, interesses, atitude, postura, valores, posicionamento, convicções, preocupações, normas, regras, vontades.

11 Espaços Curriculares de Aprendizagem  Projetos: Estudantes: projetos de aprendizagem (construção do conhecimento a partir do interesse do(a) estudante); Professores: projetos de ação docente na região; Instituição: ações integradas com as políticas fundamentadas em desafios e objetivos comuns;  Fundamento teórico-práticos: São meios e não fins; Seguem as Diretrizes Curriculares; Propiciam saberes necessários aos projetos;  ICH – Interações Culturais e Humanísticas Espaço de aprendizagem para vivências e reflexões que privilegiam as relações entre os saberes científicos, culturais, artísticos, populares e pessoais.

12 SISTEMA DE AVALIAÇÃO Avaliação processual de múltiplos objetivos, através de indicadores progressivos. PROCESSO DE AVALIAÇÃO realizado por: Orientadores, Câmaras Profissionais e GICH (Grupo de Interações Culturais e Humanísticas) CAEA (Comitê de Avaliação de Ensino-Aprendizagem) CONCEITOS APL – Aprendizagem plena AS – Aprendizagem suficiente APS – Aprendizagem parcialmente suficiente AI – Aprendizagem insuficiente

13 EVOLUÇÃO DO ESTUDANTE  APL – Evolução normal  AS – Evolução mediada  APS – SEI (Semana de Estudos Intensivos)  AI - Reperiodização

14 DOCENTES  Titulação de ingresso :  25% Graduação  50% Mestrado  25% Doutorado  Formação continuada Articulada como planejamento acadêmico Baseada em indicadores de avaliação da ação docente e dos desafios impostos pelo PPP da UFPR-Litoral Formação específica  Atuação em 2 câmaras profissionais Específica Interdisciplinar  Orientação acadêmica em número progressivo  Projeto de Ação Docente até o limite de 20 alunos

15 Curso Gestão e Empreendedorismo  Fase I – Conhecer e Compreender (1 ano)  Fase II – Compreender e Propor (2 anos)  Fase III – Propor e Agir (1 ano)

16 Curso Gestão e Empreendedorismo  Objetivo Geral Curso :  Formar o profissional de GE como agente de desenvolvimento, analisando, planejando e executando, tanto nos espaços privados, públicos e organizações da sociedade civil. É um profissional que tem como atribuição articular estrategicamente a cooperação entre pessoas e organizações, bem como contribuir para a criação de alternativas voltadas à geração de trabalho e renda.

17 Curso Gestão e Empreendedorismo  Curso organizado em três eixos:  1. Mundo do Trabalho  2. Produção e Mercado  3. Território e Desenvolvimento

18 Curso Gestão e Empreendedorismo  Câmara de Gestão e Empreendedorismo  Reuniões quinzenais - terça-feira - 16:00 às 18:00 horas

19 Curso Gestão e Empreendedorismo  Componentes da Câmara GE  Coordenadores: Daniel e Lannes  Membros:  Cinthia  Daniel  Dione  Elsi  Lannes  Lesama  Lúcia  Márcia Regina  Valdir  Professores Colaboradores (Almir, Cristiane, Graciela, Mayra).

20 OBRIGADA! “Você deve ser a mudança que quer no mundo”. Gandhi


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