A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Intertextualidade discursiva

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Intertextualidade discursiva"— Transcrição da apresentação:

1 Intertextualidade discursiva
Capítulo 11 Intertextualidade discursiva

2 Definições É comum ler um texto e, muitas vezes, deparar-se com certas passagens já lidas em algum outro lugar. Algumas vezes, trata-se da citação de uma personagem; outras, de um episódio; outras, ainda, de frases inteiras transcritas de textos já conhecidos.

3 Essa influência de um texto em outro é chamada de intertextualidade.
Trata-se de um verdadeiro diálogo entre os vários textos, ressaltando que essa influência independe do tempo e do espaço.

4 A intertextualidade  acontece quando há uma referência explícita ou implícita de um texto em outro. Também pode ocorrer com outras formas além do texto: música, pintura, filme, novela etc. Toda vez que uma obra fizer alusão à outra ocorre a intertextualidade.

5 A intertextualidade se apresenta nas várias áreas do conhecimento, não se restringindo aos textos literários. Evidentemente, o fenômeno da intertextualidade está ligado ao "conhecimento do mundo", que deve ser compartilhado, ou seja, comum ao produtor e ao receptor de textos.

6 Podemos citar três tipos principais de intertextualidade, a saber: a paráfrase, a paródia e o pastiche. Além desses, a citação e a referência ou alusão são as manifestações mais comuns de intertextualidade.

7 Paráfrase É a reprodução do conteúdo do texto original, empregando-se outras palavras. Explica-se, assim, com outros termos o conteúdo original, diferindo, dessa forma, do plágio (mera cópia). Na paráfrase as palavras são mudadas, porém a idéia do texto é confirmada pelo novo texto, a alusão ocorre para atualizar, reafirmar os sentidos ou alguns sentidos do texto citado. É dizer com outras palavras o que já foi dito. 

8 Paródia É uma imitação do texto original que rompe com o sentido original, pervertendo-o. Tem a finalidade de ironizar, criticar ou satirizar o texto original. A paródia é uma forma de contestar ou ridicularizar outros textos, há uma ruptura com as ideologias impostas. Ocorre, aqui, um choque de interpretação, a voz do texto original é retomada para transformar seu sentido, leva o leitor a uma reflexão crítica de suas verdades incontestadas anteriormente. Com esse processo há uma indagação sobre os dogmas estabelecidos e uma busca pela verdade real, concebida através do raciocínio e da crítica.

9 Pastiche É uma imitação do estilo ou da sintaxe do texto original. Não tem, contudo, função de satirizar, criticar ou ironizar a obra de origem, diferindo, assim, da paródia.


Carregar ppt "Intertextualidade discursiva"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google