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Aquisição de Recursos Materiais

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Apresentação em tema: "Aquisição de Recursos Materiais"— Transcrição da apresentação:

1 Aquisição de Recursos Materiais
Capítulo 5 Aquisição de Recursos Materiais Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

2 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Recursos Materiais São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social. Estoques da empresa: Materiais auxiliares, matéria prima, produtos em processo e produtos acabados. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

3 Organização da Área de Compras
Veja figura 5.1 Veja Figura 5.2 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

4 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
O Sinal da Demanda Forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial. Solicitação de compras MRP JIT Reposição periódica Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

5 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
O Sinal da Demanda Ponto de pedido Caixeiro viajante Contratos de fornecimento Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

6 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
MRP TEMPO DE ITEM ATENDIMENTOS EM SEMANAS ESTOQUE EM MÃOS A 1(1) 300 B 1(2) C 2(3) 0 D 2(4) 800 E F G (1) Tempo gasto para montar 1500 unidades (2) Tempo gasto para montar lotes com mais de 1000 unidades (3) Tempo gasto para montar lotes com mais de 1000 unidades (4) Tempo gasto para montar lotes com mais de 500 unidades Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

7 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Exemplo de MRP Veja Esquema de um MRP - Figura 5.4 Veja Figura - 5.5 Veja Cálculo das Necessidades de Materiais - Tabela 5.2 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

8 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Sistema JIT Um cartão ou um conjunto de cartões kanban pode dar início ao processo de compras. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

9 Sistema de Reposição Periódica
Intervalo padrão pré fixado Quantidade a ser pedida: Q = estoque máximo - estoque atual Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

10 Sistema do Ponto de Pedido
Lote padrão de compra pré definido Ponto de pedido calculado: PP = consumo médio x tempo de reposição (atendimento) Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

11 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Caixeiro Viajante Visita de vendedor in loco para extrair pedido dos clientes. Sistema em extinção Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

12 Contratos de Fornecimento
Há um contrato entre cliente e fornecedor e, quando há necessidade do bem, o computador automaticamente emite e envia ordem de compra via EDI. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

13 Softwares de Planejamento e Controle
Preparação das especificações Identificação dos proponentes fornecedores Preparação das cartas-convites Entrega da solicitação de fornecimento acompanhada de todas as informações necessárias e suficientes para os proponentes elaborarem suas propostas Recebimento das propostas Análise e julgamento Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

14 Softwares de Planejamento e Controle
Negociações Emissão do pedido de compra ou contrato de fornecimento Acompanhamento do fornecimento (follow-up) Recebimento Aprovação ou contestação Solicitação do pagamento ao fornecedor Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

15 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Parcerias “São cada vez mais numerosas as empresas a acordar para o fato de que as alianças vão ter importância primordial no futuro. As alianças estão evoluindo tão depressa, que ninguém pode mais fazer tudo sozinho.” James Houghton Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

16 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Parcerias Adversário Confiança mútua Parceria ganha-ganha COMAKERSHIP Relacionamento empresa / fornecedor e o impacto no lucro Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

17 Evolução do Relacionamento
Abordagem convencional - preço Melhoria de qualidade - qualidade Integração operacional - participação do fornecedor no projeto do produto e do processo, investimentos comuns em P&D Integração estratégica - Parceria real nos negócios. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

18 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Comakership Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios Desenvolvimento de produtos e processos Engenharia simultânea QFD Fornecimentos sincronizados e qualidade assegurada. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

19 Avaliação de Fornecedores
Custo Qualidade Pontualidade Inovação Flexibilidade Produtividade Instalações Capacitação gerencial e financeira Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

20 Modelo de Avaliação de Fornecedores
Quesitos Peso Relativo PRODUTO Custo Qualidade Embalagem Garantia SERVIÇOS Pontualidade na entrega Presteza no atendimento 5 Cortesia no relacionamento 2 Qualidade na expedição e transporte 3 Assistência técnica pós-venda 5 ENGENHARIA Pesquisa Grau de inovação Flexibilidade nas alterações INSTALAÇÕES Equipamentos Prediais Adequação do layout 3 ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS Relações humanas - ambiente de trabalho 5 Relacionamento comercial com clientes 3 Capacidade financeira 2 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

21 Modelo de Avaliação de Fornecedores
Veja Quadro 5.5 Veja Quadro 5.6 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

22 Desenvolvimento de Fornecedores
Avaliação prévia Diretrizes para programa de melhoria Treinamento e acompanhamento Interações constantes para melhoria de processos Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva

23 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva
Negociações O contrato resultante deve materializar todos os avanços e novos conceitos atingidos até então, entre eles: Exclusividade de fornecimento; Compromisso de abertura de planilhas; Repasse de ganhos com melhoria do processo; e Penalidades decorrentes de não cumprimento de prazos. Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva


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