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Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva1 Capítulo 5 Aquisição de Recursos Materiais.

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1 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva1 Capítulo 5 Aquisição de Recursos Materiais

2 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva2 Recursos Materiais São os itens ou componentes que uma empresa utiliza nas suas operações do dia a dia, na elaboração do seu produto final ou na consecução do seu objetivo social. Estoques da empresa: –Materiais auxiliares, matéria prima, produtos em processo e produtos acabados.

3 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva3 Organização da Área de Compras Veja figura 5.1 Veja Figura 5.2

4 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva4 O Sinal da Demanda Forma sob a qual a informação chega à área de compras para desencadear o processo de aquisição de bem material ou patrimonial. –Solicitação de compras –MRP –JIT –Reposição periódica

5 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva5 O Sinal da Demanda Ponto de pedido Caixeiro viajante Contratos de fornecimento

6 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva6 MRP TEMPO DE ITEMATENDIMENTOS EM SEMANASESTOQUE EM MÃOS A1 (1) 300 B1 (2) 1200 C2 (3) 0 D2 (4) 800 E16000 F23500 G34500 (1) Tempo gasto para montar 1500 unidades (2) Tempo gasto para montar lotes com mais de 1000 unidades (3) Tempo gasto para montar lotes com mais de 1000 unidades (4) Tempo gasto para montar lotes com mais de 500 unidades

7 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva7 Exemplo de MRP Veja Esquema de um MRP - Figura 5.4 Veja Figura Veja Cálculo das Necessidades de Materiais - Tabela 5.2

8 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva8 Sistema JIT Um cartão ou um conjunto de cartões kanban pode dar início ao processo de compras.

9 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva9 Sistema de Reposição Periódica Intervalo padrão pré fixado Quantidade a ser pedida: Q = estoque máximo - estoque atual

10 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva10 Sistema do Ponto de Pedido Lote padrão de compra pré definido Ponto de pedido calculado: PP = consumo médio x tempo de reposição (atendimento)

11 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva11 Caixeiro Viajante Visita de vendedor in loco para extrair pedido dos clientes. Sistema em extinção

12 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva12 Contratos de Fornecimento Há um contrato entre cliente e fornecedor e, quando há necessidade do bem, o computador automaticamente emite e envia ordem de compra via EDI.

13 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva13 Softwares de Planejamento e Controle Preparação das especificações Identificação dos proponentes fornecedores Preparação das cartas-convites Entrega da solicitação de fornecimento acompanhada de todas as informações necessárias e suficientes para os proponentes elaborarem suas propostas Recebimento das propostas Análise e julgamento

14 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva14 Softwares de Planejamento e Controle Negociações Emissão do pedido de compra ou contrato de fornecimento Acompanhamento do fornecimento (follow-up) Recebimento Aprovação ou contestação Solicitação do pagamento ao fornecedor

15 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva15 Parcerias São cada vez mais numerosas as empresas a acordar para o fato de que as alianças vão ter importância primordial no futuro. As alianças estão evoluindo tão depressa, que ninguém pode mais fazer tudo sozinho. James Houghton

16 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva16 Parcerias Adversário Confiança mútua Parceria ganha-ganha COMAKERSHIP Relacionamento empresa / fornecedor e o impacto no lucro

17 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva17 Evolução do Relacionamento Abordagem convencional - preço Melhoria de qualidade - qualidade Integração operacional - participação do fornecedor no projeto do produto e do processo, investimentos comuns em P&D Integração estratégica - Parceria real nos negócios.

18 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva18 Comakership Gerenciamento comum dos procedimentos dos negócios Desenvolvimento de produtos e processos Engenharia simultânea QFD Fornecimentos sincronizados e qualidade assegurada.

19 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva19 Avaliação de Fornecedores Custo Qualidade Pontualidade Inovação Flexibilidade Produtividade Instalações Capacitação gerencial e financeira

20 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva20 Modelo de Avaliação de Fornecedores QuesitosPeso Relativo PRODUTO Custo10 Qualidade14 Embalagem7 Garantia 4 SERVIÇOS Pontualidade na entrega.10 Presteza no atendimento5 Cortesia no relacionamento2 Qualidade na expedição e transporte3 Assistência técnica pós-venda5 ENGENHARIA Pesquisa2 Grau de inovação9 Flexibilidade nas alterações 4 INSTALAÇÕES Equipamentos9 Prediais3 Adequação do layout3 ADMINISTRAÇÃO/FINANÇAS Relações humanas - ambiente de trabalho5 Relacionamento comercial com clientes3 Capacidade financeira2

21 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva21 Modelo de Avaliação de Fornecedores Veja Quadro 5.5 Veja Quadro 5.6

22 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva22 Desenvolvimento de Fornecedores Avaliação prévia Diretrizes para programa de melhoria Treinamento e acompanhamento Interações constantes para melhoria de processos

23 Petrônio Martins & Paulo Renato Alt Editora Saraiva23 Negociações O contrato resultante deve materializar todos os avanços e novos conceitos atingidos até então, entre eles: –Exclusividade de fornecimento; –Compromisso de abertura de planilhas; –Repasse de ganhos com melhoria do processo; e –Penalidades decorrentes de não cumprimento de prazos.


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