A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA MUSCULAÇÃO FAZ MAL OU NÃO? Ortopedistas afirmam que exercício não é bom para quem está em crescimento.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA MUSCULAÇÃO FAZ MAL OU NÃO? Ortopedistas afirmam que exercício não é bom para quem está em crescimento."— Transcrição da apresentação:

1

2 A MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA MUSCULAÇÃO FAZ MAL OU NÃO? Ortopedistas afirmam que exercício não é bom para quem está em crescimento

3 Afinal, musculação é ou não é um esporte saudável para adolescentes? A discussão não é nova, mas continua causando polêmica. Enquanto alguns ortopedistas afirmam que este tipo de exercício não é recomendável para quem está em fase de crescimento, professores de educação física garantem que, se, for feito com acompanhamento profissional, a musculação não é prejudicial ao jovem, muito pelo contrário.

4 É comprovado que a musculação não é indicada para adolescentes que estão com as placas de crescimento abertas, pois diminui o potencial de crescimento ósseo. Ou seja, o adolescente pode crescer menos do que cresceria se fizer musculação - alerta o médico Raimundo Gross.

5 A musculação pode causar hipertrofia da musculatura. Pode até usar peso, mas com menos carga e mais repetições. Isto é, ao invés de pegar dez quilos e fazer dez repetições, deve- se pegar um de um quilo e fazer cem repetições. Assim, ele se torna um exercício aeróbico – esclarece o cardiologista Luiz Paulo Rocha.

6 Acho que isto é um mito. Não estou convencido de que musculação faça mal. Desde que seja feita como uma atividade de duração moderada, de aproximadamente 40 minutos, e de intensidade média, não traz problemas – acredita Luiz Oswaldo carneiro Rodrigues, professor titular de Fisiologia do Exercício da Universidade Federal de Minas Gerais.

7 Essa história que musculação para adolescentes faz mal á saúde é um tabu. È verdade que até os 12 anos o jovem deve procurar outras atividades esportivas, mas a partir dessa idade não há contra-indicações – dizem profissionais de academia, como Márcio Pinheiro, professor do Ibeas. ( O Globo. Rio de Janeiro )

8 INTRODUÇÃO Ortopedistas afirmam que exercício não é bom para quem está em crescimento, pois diminui o potencial de crescimento ósseo e, além disso, pode causar hipertrofia da musculatura.

9 TEMA : Ortopedistas afirmam que exercício não é bom para quem está em crescimento POR QUÊ? diminui o potencial de crescimento ósseo pode causar hipertrofia da musculatura

10 DESENVOLVIMENTO (dois ou três parágrafos) É comprovado que a musculação não é indicada para adolescentes que estão com placas de crescimento abertas, pois pode causar um menor crescimento, se compararmos com outros que não fazem tal atividade física. Ela só deve ser feita após um amadurecimento ósseo, verificado através de radiografias de punho e joelho.

11 Outra postura contrária à prática de musculação na adolescência se embasa no fato de a mesma causar riscos ao desenvolvimento normal da musculatura, acarretando, às vezes, hipertrofia desta. Sugere-se, então, que haja maior repetição dos exercícios, tornando-os uma atividade aeróbica.

12 CONCLUSÃO Dessa forma, é importante fazer uma análise bem minuciosa dos aspectos arriscados da prática de musculação e verificar se ela, é, de fato, necessária e insubstituível, não apenas modismo. Sendo assim, a possibilidade de danos irreversíveis à saúde é bem menor.

13 Após a leitura da coletânea, elabore uma dissertação argumentativa, embasando-se no tema: musculação, no século XXI, uma necessidade ou apenas modismo? folha de bloco; 20 a 30 linhas; a caneta; Entrega dia 1º e 4/09.


Carregar ppt "A MUSCULAÇÃO NA ADOLESCÊNCIA MUSCULAÇÃO FAZ MAL OU NÃO? Ortopedistas afirmam que exercício não é bom para quem está em crescimento."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google