A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases para o pensamento

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases para o pensamento"— Transcrição da apresentação:

1 Bases para o pensamento
Os sinais da verdade são enviados pelo logos (em lugar da doxa – senso comum), pelo pensamento e pela palavra. O homem como medida de todas as coisas. Não podemos entrar duas vezes no mesmo rio.Tudo flui. Tudo se faz por contraste: da luta dos contrários nasce a mais bela harmonia. Realidade como um equilíbrio dinâmico de forças contrárias que coexistem e se sucedem sem cessar. A unidade do mundo é a sua multiplicidade. O todo é mais que a simples soma das partes.

2 Bases para o pensamento
A retórica, arte da persuasão, é apoiada na dialética. Deve atingir primeiro o sentimento, e somente depois a razão. A afirmação do ser (ontologia) exige a negação do seu oposto (Parmênides). Sofisma: afirmar e negar ao mesmo tempo. A palavra não prejudica as ações. O que é prejudicial é não nos instruirmos pela discussão antes de executar seja o que for (Péricles). A palavra (logos) é o fundamento da prática política (arché). É o elemento principal para pensar o espaço público; O melhor governo não é necessariamente o mesmo para todas as épocas/países. “ Sei que nada sei” . “ Conhece-te a ti mesmo” (Sócrates) .

3 BASES DO PENSAMENTO Conhecimento: crença verdadeira e justificada (Platão). Ceticismo As instituições e as leis que são válidas em algumas sociedades e inválidas em outras são arbitrárias e podem ser mudadas à vontade. (Relativistas e Sofistas). As noções formais de objetividade foram usadas não só para criar conhecimento, mas também para legitimá-lo, para mostrar a validade objetiva dos corpos de informação já existentes. (Paul Feyrabend). A multiplicação dos conhecimentos não proporciona a sabedoria (Heráclito).

4 RAZÃO E RACIONALIDADE A razão como atributo da alma.
A razão é auto-reflexão do pensamento. Atitude intelectual metódica ou estrutura fundamental de todo conhecimento verdadeiro. (Alain Croix). A razão corresponde a uma verdade de ter uma verdade coerente dos fenômenos, das coisas e do universo. A razão tem aspecto incontestavelmente lógico; A racionalidade é o jogo, é o diálogo incessante entre nossa mente, que cria estruturas lógicas, que as aplica ao mundo e que dialoga com este mundo; A racionalização consiste em querer prender a realidade num sistema coerente. Tendemos a minimizar ou rejeitar os argumentos contrários. (Edgar Morin)

5 CIÊNCIA: PARADIGMAS EMERGENTES
Simplicidade (Complexidade); Estabilidade (Instabilidade); Objetividade (Intersubjetividade)). Complexidade (contextualização e relações causais recursivas); Instabilidade (indeterminação – imprevisibilidade e irreversibilidade – incontrolabilidade): Intersubjetividade (objetividade entre parênteses). Pensamento Complexo: A não separação entre sujeito e o objeto; Ordem e desordem: entropia e auto-organização; Dialógica; Transdisciplinaridade; Holografia; Princípio recursório: A sociedade é um todo, organizado e organizador, que produz, pela educação e pela linguagem, os indivíduos e estes interagem e produzem a sociedade.

6 A ORGANIZAÇÃO QUE APRENDE
Peter Senge: A quinta disciplina pensamento sistêmico: integradora das demais. domínio pessoal: esclarecer e aprofundar nossa visão pessoal, de concentrar nossas energias, de desenvolver paciências e de ver a realidade objetivamente. modelos mentais: pressupostos arraigados, generalizações ou mesmo imagens que influenciam nossa forma de ver o mundo e agir. construção de visão compartilhada: envolve as habilidades de descobrir “imagens do futuro” compartilhadas que estimulem o compromisso genuíno e o envolvimento, em lugar da mera aceitação. aprendizagem em equipe: começa pelo diálogo, a capacidade dos membros de deixarem de lado as ideias preconcebidas e participarem de um verdadeiro pensar em conjunto.

7 CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO
Conhecimento explícito: codificado, expresso em palavras e números e símbolos especiais. Facilmente compartilhado. Conhecimento tácito: enraizado nas ações e experiência dos indivíduos, como nas emoções, valores e ideias. Necessidade de conversão tácito/explícito/tácito. O conhecimento mais precioso não pode ser transmitido ou ensinado. A redundância estimula o diálogo e a comunicação. Os gerentes servem como elo importante na inovação: estratégia e o operacional. Podemos saber mais do que podemos dizer


Carregar ppt "Bases para o pensamento"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google