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A Comunicação Social na Fundação Hemominas: premissas e resultados Regina Vasconcelos Novembro 2008.

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Apresentação em tema: "A Comunicação Social na Fundação Hemominas: premissas e resultados Regina Vasconcelos Novembro 2008."— Transcrição da apresentação:

1 A Comunicação Social na Fundação Hemominas: premissas e resultados Regina Vasconcelos Novembro 2008

2 24 anos em 2009: SUS / MS / SES hemoterapia: doação de sangue / cadastro de doadores de medula óssea hematologia: tratamento especializado e multidisciplinar para hemoglobinopatias e coagulopatias 2010 – Cetebio: tecidos musculoesqueléticos, pele, sangue de cordão umbilical e placentário, hemácias raras Missão: atuar em hematologia e hemoterapia com excelência e responsabilidade social. Visão de futuro: ser reconhecida nacional e internacionalmente como organização pública de excelência em hematologia e hemoterapia. Valores institucionais: comprometimento com a melhoria contínua; conduta orientada pela ética; agir com responsabilidade social e respeitar e valorizar o ser humano. Fundação Hemominas

3 papel de intermediar densa legislação federal mobilização social adesão social – mudanças sociais exigências ampliadas - Constituição Federal de 1988 / Código do Consumidor / estatutos sociais de idosos e crianças Saúde – absorção dos impactos viés político - responder às expectativas da sociedade brasileira prestar serviço ao cidadão Qual a contribuição da Comunicação Social nesse contexto?

4 Comunicação Social & Organização Pública Princípios: obrigação constitucional de prestação de contas de seu trabalho e da aplicação dos recursos públicos qualidade da informação como um direito do cidadão. Informação como serviço: diretrizes institucionais / preceitos de probidade pública função de esclarecer / clarear credibilidade da informação - âmbito das rotinas fato – bem social três ambientes técnicos – Imprensa / Relações Públicas / Publicidade → princípio constitucional de publicidade dos atos administrativos

5 Assessoria de I mprensa devolver à sociedade as ações em forma de notícia notícia – produto empresas de comunicação – afirmação comercial e editorial acesso do cidadão à instituição pública troca de idéias argumentações análises olhar o mesmo fato por ângulos diferentes de abordagem parceria – limites éticos de atuação gerencial sobre a notícia → oferecer fontes, discutir pautas e facilitar a produção de notícias

6 Assessoria de Imprensa Relacionamento com a Imprensa: Saúde - termos técnicos exercício de reflexão contextualizada linguagem acessível cidadão - interesses informacionais diferenciados pela atuação profissional ou formação instrucional Perfil da equipe: formação acadêmica própria - segurança técnica disposição para o diálogo permanente → notícia - acrescentar ao cidadão a possibilidade de reflexão madura / respeito

7 Monitoramento de noticias feedback no tratamento da notícia discussão e a argumentação ao nível editorial comprometimento com a notícia - tanto da organização pública quanto da empresa de comunicação direito de resposta Argumentações em discussão de pauta ou editorial – diálogo mantém distância ética dos interesses comerciais e políticos das empresas de comunicação e instituições ou pessoas → Análise e compreensão do fenômeno de distorção da função esclarecedora da informação

8 Assessoria de Imprensa Direito de resposta: notícia deixa de ser tratada como interesse de todos, da sociedade notícia tratada como interesse privado, da empresa de comunicação, da instituição ou das pessoas a que se refere → Resultados insatisfatórios - publicações não alcançam o correspondente aos danos financeiros, morais e de reputação pessoal de uma notícia inverídica e sua repercussão jornalística inapropriada → Manter a discussão da notícia como um bem social e não como um bem privativo fortalece as relações respeitosas entre assessorias e veículos de Comunicação Social

9 Media Training treinamento de fontes de informação – deve ampliar as possibilidades reflexivas do cidadão que trabalha em uma instituição pública para se comunicar com o cidadão de fora da instituição objetivo - compreensão dos processos comunicacionais interpessoal, corporativo-gerencial e social / importância do técnico no processo comunicacional → melhoria da qualidade da informação para imprensa e cidadãos

10 Relações Públicas Comunicação interna: identificar e estabelecer fluxos da Comunicação Interna e Gerencial - melhoria contínua dos processos comunicacionais, inclusive externos estabelecer padrão conceitual de veículos internos - natureza do trabalho do profissional define o acesso a meios tecnológicos e a informações. Adequar a linguagem - necessidades informacionais e o trabalho cotidiano dos diversos profissionais Credibilidade da informação: adequação da linguagem e regularidade criteriosa de sua renovação → equilíbrio entre redundância e novidade - permite estímulo para busca por informações → endomarketing – parceria entre Assessoria de Comunicação e Recursos Humanos

11 Relações Públicas Eventos – formas diferenciadas de Comunicação Social: protocolos do cerimonial - Decreto 70.274 de 09 de março de 1972 - participação representativa democrática - autoridade independe das simpatias pessoais. respeito e cortesia - atributos apreciados nas relações institucionais eventos políticos, técnicos ou administrativos – oportunidades de desenvolvimento, aprimoramento e amadurecimento institucional Representação oficial – reveste o profissional dos valores institucionais / confere status Curso de técnicas vocais / expressão corporal → Desenvolvimento das habilidades pessoais para atividades voltadas para a coletividade

12 Assessoria de Comunicação Social Publicidade: probidade e publicização mudança cultural – públicos interno e externo Governança eletrônica: acesso a serviços online Gestão estratégica: monitoramento de indicadores / contribuição para decisões administrativas

13 Assessoria de Comunicação Social - Resultados Treinamentos: Técnicas vocais e expressão corporal – 6 cursos para 120 servidores Workshop de Comunicação - 16 unidades para 480 pessoas Encontro da Rede Hemominas de Comunicação Interna Gincana do Planejamento Estratégico Eventos: Internacionais – simpósios sobre vírus HTLV / Fundação Eisenhower Fellowships Estaduais – diplomação de doadores fidelizados / Dia do Paciente Hemominas – 24 de Junho Internos - “Café com a Presidência” / Gestão Estratégica / Residual Produtos: Fator Positivo Jornal Hemominas Jornal Mural Campanhas internas Enquetes Fale conosco – notícias – eventos Portal Hemominas (Internet e intranet) Peças gráficas – VT - Spot Agenda mensal da Fundação Hemominas Estágio acadêmico

14 Assessoria de Comunicação Social - Desafios permanentes Comprometimento dos gestores da instituição Equipe de profissionais Infra-estrutura Disponibilidade de fontes internas

15 A Comunicação Social na Fundação Hemominas: premissas e resultados Regina Vasconcelos Assessora de Comunicação Social Fundação Hemominas comunicação@hemominas.mg.gov.br


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