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Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 1 A evolução do e-Learning no mundo Importância do Prêmio e-Learning Brasil Principais constações.

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1 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 1 A evolução do e-Learning no mundo Importância do Prêmio e-Learning Brasil Principais constações do Prêmio Desafios do auto-desenvolvimento A transformação do RH Fatores críticos de sucesso Autodesenvolvimento: a contribuição do e-Learning 6o. Congresso de Recursos Humanos Agenda

2 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 2 Auto-Desenvolvimento O impacto da tecnologia

3 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 3 auto-desenvolvimento é fator chave para gestão do Capital Humano nos Bancos e instituições financeiras Incorporação de novos funcionários; Disseminação da nova cultura; Treinamento em novos padrões e procedimentos. Aquisições e Fusões Múltiplos canais de vendas; Agilidade na Introdução de novos produtos; Suporte ao cliente Foco no Cliente Certificação ANBID Novas regulamentações, padrões de mercado. Certificação Globalização Dispersão geográfica dos empregados; Diversas unidades, agências; Línguas e culturas diferentes. e-Learning, auto desenvolvimento... auto-serviço

4 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 4... mas o que falta para tornar o Internet Employee tão desenvolvido quando o Internet Banking? Em 2002, crescimento de mais de 50% no número de usuários e em mais de 150% no volume de transações Brasil ocupa a vice-liderança mundial nesse segmento 23% dos clientes dos bancos do Brasil usam Internet Banking 0% 10% 20% 30% 40% 50% 60% AméricasÁsia PacíficoEMEA América do Sul O auto-serviço de RH é uma tendência? Percentual de empresas com Auto-atendimento de RH Fonte: Pesquisa IBM sobre Melhores práticas de RH 2002/2003 e-Banking e-Learning Em torno de 20% do treinamento é feito de forma on line,

5 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 5 A falta de vínculo com a Agenda do CEO Fracasso em demonstrar retorno ao negócio Cultura Organizacional Intra-estrutura de TI e desconhecimento das opções tecnológicas Principais barreiras à superar: Fonte: Pesquisa o Potencial do eLearning na America Latina, PwC Consulting, 2001/2002

6 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 6 Síndrome da bicicleta ergométrica

7 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 7 Síndrome do 7 Day Diet

8 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 8 A evolução do e-Learning no mundo Importância do Prêmio e-Learning Brasil Principais constações do Prêmio Desafios do auto-desenvolvimento A transformação do RH Contribuindo para o resultado Autodesenvolvimento: a contribuição do e-Learning 6o. Congresso de Recursos Humanos Agenda

9 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 9 Employee to Life Shopping Finanças Pessoais Lazer/Tempo Livre Entretenimento Employee to Employee Colaboração Instant messaging Localização de Experts e-meetings/ webcasting Suporte à Comunidade Employee to Company Help Desk Virtual e-Procurement e-Learning Páginas Amarelas E-mail Corporativo e-RH Employee to External Comércio Colaborativo Transações e-meetings Instant messaging Colaboração ClientesParceiros Fornecedores Funcionário Aplicativos Relacionados à Função Métricas Financeiro Informação de Clientes Employee to Work Função 1 Função 2 Função 3 Um novo ambiente de trabalho, mudando a forma do empregado se relacionar com a empresa e a função de RH

10 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 10 IBM é um grande exemplo Links customizados p/ aplicativos favoritos Equipes virtuais Chats On Line Biblioteca de documentos Conteúdo personalizado eMail & calendário eMeetings Serviços personaliza- dos ao funcionário Busca de profissionais e-Learning

11 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 11 Onde o uso de auto-serviço, é feito por atendimento on line, portal e suporte de especialistas

12 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 12 O uso de Self Service permitirá aos profissionais de RH dedicar maior foco às demandas do negócio e processos estratégicos Foco Tradicional Foco Emergente Foco do RH On Demand Tempo e recursos de RH Administrar processos RH Apoiar UN no ger.da força de trabalho Planejar e desenvolver a força de trabalho Self - Service Num. Transações Alto Baixo Transformar o RH movendo o máximo possível do processamento transacional para Self-Service. Contribuição de Tecnologia para a Função Capital Humano

13 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 13 A evolução do e-Learning no mundo Importância do Prêmio e-Learning Brasil Principais constações do Prêmio Desafios do auto-desenvolvimento A transformação do RH Fatores críticos de sucesso Autodesenvolvimento: a contribuição do e-Learning 6o. Congresso de Recursos Humanos Agenda

14 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 14 Fatores críticos de um projeto de implementação do conceito de auto-serviço? Tecnologia Há uma arquitetura única de e-business na corporação? As necessidades de negócio estão norteando as decisões de tecnologia? Quais são as necessidades do negócio? O conteúdo do Portal contribui para a criação de valor? As linhas de negócio estão envolvidas? Conteúdo e Serviços Estratégia e Gestão Qual a estratégia de gestão de pessoas? Quais são as funções-chave? Qual é o caso de negócios? O projeto tem intenso apoio/ patrocínio do nível executivo? Há comprometimento? Há estabilidade?

15 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 15 Missão Modelo de Conteúdo Organização Funções e Responsa- bilidades Métricas Políticas Processo EstruturaOperacional Propósito e enfoque para gerenciar o portal Estrutura, relacionamentos de reporte, e conexões entre os recursos na empresa Definição das necessidades do negócio e dos grupos/indivíduos que as atenderão Fluxo de atividades pré-definido para ações necessárias e criação de outcomes Decisões pré-definidas com base em princípios, valores e regras do negócio Definição de conteúdo pela perspectiva de negócio Mecanismos de responsabilidade pelo portal na empresa, por nível de operação de processos: grupos/time e individuais Considerações ao se desenhar um Modelo de Gestão Tecnologia Estratégia e Gestão Conteúdo e Serviços

16 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 16 Como os outros organizam seu Modelo de Gestão? Gestão da Tecnologia Gestão de Conteúdo e Serviços Empresa Função Governança estratégica Patrocinadores Executivos Comitê de Gestão Gerência de Projeto Comitê Consultivo Gerência de Projeto - Gestão integrada do projeto - Comunicações, marketing - Gerência do modelo de gestão e patrocinadores - Visão, estratégia e business case - Processo de realização dos benefícios - Gerência de risco - Arquitetura de tecnologia Tecnologia Estratégia e Gestão Conteúdo e Serviços

17 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 17 Priorizando conteúdo e serviços – comece por onde o business case é mais aparente Facilidade de Implementação Valor para o Negócio Baixa Alta Comunicações Internas Cronograma de Férias Processo de Novas Contratações Gestão de Facilities Arquivo de Documentos Contra-cheque Administração do Plano de Aposentadoria Comunicação Externa Notícias Inscrição para Programas Internos Saúde e Segurança Dados Cadastrais Segurança da Rede Políticas e Procedimentos Benefit Enrollment Informações sobre Saúde do Trabalho Informações de Benefícios Seleção de Recursos e Talentos Gestão do Plano de Benefícios Variáveis Desenvolvimento Profissional de Carreira Revisão Anual de Salário Requisições de Benefícios Gestão do Relacionamento com Funcionários Processo de Recolocação Reporte Gerencial Premiações por Serviços Segurança Corporativa Provedores de Serviços Administração do Plano de Ações Pesquisas Reporte de tempo Treinamento Viagens Serviços de Terceiros Links para sites externos Reembolso de Despesas Gestão da Força de Trabalho Encargos da Folha Processo de Demissão Legenda: Não há versão via web Já existe versão para a web Tecnologia Estratégia e Gestão Conteúdo e Serviços Portal 1.0 3 meses Portal 2.0 6 Meses ILUSTRATIVO Portal 3.0 9 Meses Portal 4.0 12 Meses Fluxo de Evolução

18 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 18 A chave para uma estratégia de sucesso são os pontos de início – modelo âncora Construa com base modular e a partir de funcionalidades âncora Construa e as funcionalidades aparecerão? OU Tecnologia Estratégia e Gestão Conteúdo e Serviços O e-Learning pode ser uma dessas âncoras E-Learning

19 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 19 Objetivos/métricas Requerimentos Comunidades/ segmentação Protótipo –Interface de aplicativo –Gestão de conteúdo e conhecimento Regras de negócio Aplicativos auto- serviço Plano de Mudança Análise e Design Construir e implementar: –Arquitetura de TI/ Padrões. –Processo e regras –Viabilizar plataformas Estruturas de suporte operacional Marketing de lançamento e comunicações Implementar monitoração de performance Implementar próxima versão Extender a estratégia para unidades de negócio adicionais, funções e conteúdo e serviços relacionados Avaliação & Próxima Versão Gestão de Mudança Start-up do projeto Desenvolvimento de business case Análise do ambiente atual Definição das prioridades de negócio Protótipo visual Definição estratégica da arquitetura técnica Estratégia de versões Definição do escopo e planejamento do trabalho Estraté gia & Busines s Case Fase 1Fase 2Fase 3Fase 4 Conduzir workshop executivo Gestão e estratégia Conteúdo e serviços Infraestrutura de tecnologia Start-up e Visionning Fase 0 Gerência de Versão Modelo de Gestão Participação da Liderança Alinhamento Cultural Transferência de Capacidades Etapas de construção de um portal de auto-serviço Transição e Implementação

20 Business Consulting Services © Copyright IBM Corporation 2003 Obrigado ! Francisco Antonio Soeltl, francisco@micropower.com.br Antonio Sergio Salvador, asalvado@br.ibm.com 6o. Congresso de Recursos Humanos


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