A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

UCB – GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "UCB – GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM"— Transcrição da apresentação:

1 UCB – GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM
ÉTICA E GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM Profª Alcinéa Cristina Ferreira de Oliveira

2 Ética “...parte essencial da política da organização e imprescindível para o seu desenvolvimento e crescimento,uma vez que a opção por valores que humanizam o processo de trabalho e a relação com os clientes traz benefícios para a própria empresa e para a sociedade.” (MASSAROLLO e FERNANDES,2005)

3 Nas instituições de saúde o foco da atenção são pessoas, que necessitam de assistência.
A natureza da atividade desenvolvida pode provocar conseqüências irreversíveis ou fatais de executadas sem perícia. Muitas vezes as ações são executadas em situação de risco para os clientes e para os profissionais. Há inúmeras situações de desrespeito ao ser humano profissional – cliente.

4 Gerenciamento nas instituições de saúde envolve uma dimensão ética a decisão tomada envolve o serviço e os usuários, internos e externos. As decisões gerenciais não são inócuas ou isentas carregam um grande poder de irradiação. As questões éticas são inerentes ao processo administrativo

5 FUNDAMENTOS PARA AS TOMADAS DE DECISÕES ÉTICAS
Dilemas éticos reflexão, ponderação e discussão decisões tomadas mediante análise de cada situação

6 ÉTICA... “Procura o estabelecimento das razões que justificam “o que deve ser feito”,e não “o que pode ser feito” Pode ser considerada como uma questão de indagação,e nãode normatização do que é certo e do que é errado. ‘Os atos éticos devem ser livres, voluntários e conscientes” (MASSAROLLO e FERNANDES apud RIBEIRO, 1996)

7 Correntes teóricas de tomada de decisão ética
Corrente teleológica - do grego telos, “fim” Juízo de valores se baseia inteiramente nos efeitos produzidos por uma ação Uma ação é considerada desejável ou indesejável em relação às suas conseqüências Pensar que atitude tomar e quais serão as suas conseqüências,é pensar teleologicamente

8 Corrente deontológica
Visa os direitos e deveres do indivíduo e nas intenções associadas a um dado comportamento e não em suas conseqüências As pessoas devem ser tratadas em igual respeito

9 A ÉTICA E O CONTEXTO DO GERENCIAMENTO EM ENFERMAGEM
Gerenciar em enfermagem pressupõe tomada de decisões. O gerente possui autonomia até quanto ? Qual a sua relação com as pessoas e com a política da instituição ? Nos serviços de enfermagem a cultura e o poder da organização condicionam a forma de apreensão e de valoração dos acontecimentos, a partir das relações que se estabelecem no cotidiano. O perfil do gerente e sua postura na tomada de decisões afetam significativamente os resultados dessas decisões. Desafios maiores em mudanças de atitudes,inovações referentes à assistência, ao ensino e a pesquisa.

10 As questões éticas são influenciadas pelos recursos disponíveis para acessar escolhas.
No gerenciamento de enfermagem as questões éticas freqüentemente assumem dualidades entre aquilo que pode ser feito e aquilo que deve ser realizado. É preciso definir prioridades diante da deliberação do que fazer. A reflexão ética da prática profissional é um processo de aprendizagem permanente.

11 A questão ética reside na necessidade da convicção pessoal e da adesão institucional a valores e princípios. São necessárias medidas administrativas para que esses direitos sejam respeitados. Devem ser identificados, na cultura da instituição, qual o valor dado aos direitos dos usuários dos serviços de saúde. “Na prática profissional, principalmente em instituições hospitalares,o enfermeiro tem diversas oportunidades de facilitar e manifestar o respeito pelos direitos dos pacientes”( TREVISAN et al.,2002)

12 É necessário que se dê ao cliente autonomia que em alguns momentos, pode gerar uma tomada de decisão em dissonância com a que possivelmente o profissional assumiria. Risco constante de assistência à saúde ser desumanizada e despersonalizada com o crescente desenvolvimento e a incorporação tecnológica. Há a tendência de se tratar a doença e não a pessoa.

13 Algumas situações de dilema dos profissionais
Reflexões éticas Assistência aos pacientes terminais Estabelecimento do limite de introdução de suportes – encaminhar o paciente para a UTI é automático. A conduta de não intervir dificilmente é tomada com tranqüilidade. A preocupação da enfermagem deve ser de manter a dignidade, a tranqüilidade e o alívio do paciente até o final dos seus dias.

14 Muitas das questões éticas, daquelas que expressam profundos dilemas, não têm uma resposta pronta,para que possa ser encontrada nos códigos de ética ou nas leis, requerendo reflexão e discussão ética que permitam uma tomada de decisão. (MASSAROLLO e FERNANDES apud DAVIS, 1999) Administração de RH,engloba uma dimensão ética e pode representar implicações nessa esfera, quando não aplicados adequadamente.

15 Considerações finais As questões éticas fazem parte do cotidiano do gerenciamento de enfermagem É necessário que o gerente conheça a situação, o uso dos instrumentos éticos e legais, o reconhecimento de valores, crenças e convicções presentes nas situações. O gerente deve buscar a tomada de decisões respeitando os princípios fundamentados na ética em meio à inúmeras reflexões e discussões éticas no cotidiano da prática profissional. Participar e levar sua equipe a participar sempre, dos processos decisórios.

16 Referências MASSAROLLO,Maria Cristina Komatsu e FERNANDES, Maria de Fátima Prado. Ética e Gerenciamento em Enfermagem.Cap. 2. p in Gerenciamento em Enfermagem. Coor.KURCGANT, Paulina. Guanabara Koogan.2005

17 Para refletir “ Na luta por melhores condições de vida e trabalho para todos, há certamente um preço a pagar quanto ao futuro. O que fizemos a nós mesmos, com os outros, e pelos outros, jamais será esquecido. Não sendo por tudo isso, ainda seria nossa, por dever do ofício, a obrigação de assumir quaisquer desafios, para assegurar a todos - o direito à assistência de enfermagem.” Carvalho (1980, p.72)


Carregar ppt "UCB – GRADUAÇÃO EM ENFERMAGEM"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google