A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Professora: Vanessa de Cássia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Professora: Vanessa de Cássia"— Transcrição da apresentação:

1 Professora: Vanessa de Cássia
O empreendedor Ser um empreendedor é muito mais que ter a vontade de chegar ao topo de uma montanha; e conhecer o tamanho do desafio; planejar cada detalhe da subida, é saber quais ferramentas precisa levar, esta comprometido com o resultado, ser persistente, calcular os riscos, acreditar na sua própria capacidade e começar a escalada.

2 Educação empreendedora
A formação de empreendedores não inclui receitas infalíveis. Cada empreendedor desenvolve sua própria receita de sucesso. Porém, exige conhecimento, dedicação e estudo.

3 Habilidade para montar, manter e desenvolver um empreendimento;
Para o empreendedor, aprender significa adquirir... * conhecimento sobre o negócio; Habilidade para montar, manter e desenvolver um empreendimento; Atitude de quem sabe aonde quer chegar e se preocupa em fazer bem feito. Aprender é reunir o conhecimento, a habilidade e a atitude para fazer alguma coisa.

4 Empreendedor Rural As empresas urbanas geralmente conta muito com terceirização dos seus serviços, isso acontece também na área rural, porém em menor proporção. Pois a maioria das empresas rurais são administradas pela própria família. Sendo considerada como empresa familiar.

5 1- DIAGNÓSTICO INVENTÁRIO DOS CAPITAIS DA EMPRESA;
* RENTABILIDADE DAS ATIVIDADES; * VIABILIDADE DE LONGO PRAZO.

6 1.1.2 - Capital Físico 1.1.3 - Capital Financeiro
1- DIAGNÓSTICO INVENTÁRIO DOS CAPITAIS DA EMPRESA Capital Natural Capital Físico Capital Financeiro Capital Humano Capital Social

7 1. DIAGNÓSTICO 1.1.1 - Capital Natural
1.1- INVENTÁRIO DOS CAPITAIS DA EMPRESA Capital Natural 02 mapas: de uso atual dos solos e capacidade de uso dos solos; Identificar sede, cercas, fontes, reservas, rios, etc; Clima, precipitação pluviométrica, altitude, tipo solo; Relacionar as áreas com atribuição de valores; Citar fonte de referência para os valores;

8 1. DIAGNÓSTICO 1.1.2 - Capital Físico
1.1- INVENTÁRIO DOS CAPITAIS DA EMPRESA Capital Físico Máquinas e Equipamentos; Construções e Benfeitorias; Culturas permanentes; Ferramentas; Micros e Sistema de informática.

9 1. DIAGNÓSTICO 1.1.3 - Capital Financeiro
1.1- INVENTÁRIO DOS CAPITAIS DA EMPRESA Capital Financeiro Recursos em Caixa; Depósitos à vista - conta corrente; Depósitos à prazo - aplicações; Contas a receber; Estoque de Insumos - p/ custeio e investimento; Estoque de Produtos para venda; Dívidas a curto e longo prazos (custeios e investimentos).

10 1. DIAGNÓSTICO 1.1.4 - Capital Humano
1.1- INVENTÁRIO DOS CAPITAIS DA EMPRESA Capital Humano Empresário e Familiares (ativos na empresa); Colaboradores; Parceiros.

11 1. DIAGNÓSTICO 1.2 RENTABILIDADE DAS ATIVIDADES
Identificar as atividades Econômicas Determinação de Receitas das atividades; Levantamento de custos de cada atividade; Fixos; Variáveis; Apuração de Resultados em cada atividade;

12 1. DIAGNÓSTICO 1.2 RENTABILIDADE DAS ATIVIDADES
Apuração de Resultados em cada atividade (+) RECEITAS (-) DESPESAS (=) RESULTADO

13 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
INTERNO 2.1 ANÁLISE FOFA (SWOT) Fortalezas (Pontos Fortes) Oportunidades Fraquezas (Pontos Fracos) Ameaças 2.2 Definição da Missão da Empresa 2.3 Objetivos de Longo Prazo (projeto) 2.4 Estratégias 2.5 Metas

14 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.1 ANÁLISE FOFA (SWOT) Também conhecida como Análise do Ambiente, é uma ferramenta de gestão estratégica que visa relacionar as Oportunidades e Ameaças presentes no ambiente externo com as Forças e Fraquezas mapeadas no ambiente interno da empresa rural.

15 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.1 ANÁLISE FOFA (SWOT) Fortalezas (Pontos Fortes) Ambiente Interno são características internas da empresa rural, tangíveis ou não, que facilitam atingir os seus propósitos

16 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Ambiente Interno 2.1 ANÁLISE FOFA (SWOT) Fraquezas (Pontos Fracos) são características internas da empresa rural tangíveis ou não, que dificultam atingir os seus propósitos

17 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.1 ANÁLISE FOFA (SWOT) Oportunidades Ambiente Externo são situações externas que dão à empresa rural possibilidade de mais facilmente atingir os seus propósitos

18 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.1 ANÁLISE FOFA (SWOT) Ameaças Ambiente Externo são situações externas que dificultam e/ou atrapalham o processo. Atrapalha os objetivos da empresa rural

19 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.2 Missão da Empresa É a razão da existência da empresa É a finalidade em relação a sociedade Qual é o negócio da empresa EXEMPLO Produzir de forma sustentada e comercializar produtos agrícolas de alta qualidade, criando oportunidades de trabalho e sustento digno para as famílias envolvidas no negócio.

20 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.3 Objetivos de Longo Prazo Que objetivos a empresa pretende alcançar São definidos a partir da análise FOFA e Missão Contemplam o projeto a ser realizado Iniciam com um verbo de ação (redação) EXEMPLOS Ter recursos humanos altamente realizados e orgulhosos de seu trabalho na empresa; Ser uma empresa reconhecida como de produção sustentável e que oferece produtos de alta qualidade aos consumidores.

21 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.4 Estratégias Define como os objetivos serão alcançados Quais caminhos ou meios serão utilizados Devem estar alinhados com os objetivos EXEMPLOS Os custos administrativos do trabalho devem ser mantidos baixos e a qualidade dos produtos deve ser melhorada através do uso de parcerias e participações dos trabalhadores nos resultados da empresa; O capital humano deve ser sempre o principal ativo da empresa. Seu treinamento e aperfeiçoamento será sempre prioritário.

22 2. PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
2.5 Metas São medidas quantificadas e específicas Devem ser SMART eSpecíficas Mensuráveis Alcançáveis Relevantes Temporais (tempo, data, prazo)


Carregar ppt "Professora: Vanessa de Cássia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google