A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA"— Transcrição da apresentação:

1 JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA
PROFESSOR LEONAM JUNIOR CAPÍTULO 13 9º ANO

2 HISTÓRICO DA INDUSTRIALIZAÇÃO
No início do século XX o imperador Mitsuhito aboliu o feudalismo. Implantou o capitalismo e o imperialismo. Após a Segunda Guerra recebeu apoio dos EUA tornando-o uma zona de influência. O “milagre japonês” aconteceu em decorrência do baixo custo da mão de obra, disciplinada e qualificada, investimentos maciços em educação.

3 Formado por Hokkaido, Honshu, Shikoku e Kiusho.
Clima frio Está sobre três placas tectônicas: eurasiática, filipina e pacífica. Clima subtropical Clima temperado É extremamente montanhoso. Terremotos e tsunamis. Fato que faz o território possuir rodovias, ferrovias, zonas urbanas, agrícolas e industriais concentradas no litoral. As inúmeras ilhas proporcionam a indústria pesqueira e construção naval. O Japão não possui petróleo, minério de ferro, manganês e qualquer outro tipo de mineral.

4 AGROPECUÁRIA INDUSTRIALIZAÇÃO
Mesmo sem recursos minerais e energéticos o Japão se desenvolveu. As montanhas limitam o uso de máquinas Para compensar, o país pratica a agricultura intensiva, porém a agricultura familiar ainda é muito ativa. -Empréstimos dos EUA -Investimentos em educação -Investimentos em tecnologia e ciência -Reconstrução de indústrias -Mão de obra qualificada, barata e disciplinada -País populoso (mercado interno) -Exportações -Formação de combinatos Produz arroz, trigo, cevada, batata, hortaliças e frutas como cereja e kiwi. Atende apenas 75% da população Importa trigo, açúcar, soja, carne entre outros.

5 POPULAÇÃO 10º país mais populoso com 126,4 milhões de habitantes.
Zona urbana de Tóquio com os parques industriais de Kawasaki e Yokohama (37 milhões de habitantes). Osaka com 11 milhões de habitantes. Nagoya com grande complexo industrial. De Tóquio até Osaka existe a megalópole Tokkaido com 80 milhões de habitantes. Fortemente concentrada na porção centro-meridional. 80% é urbana Maioria de religião budista com minorias xintoísta e cristã.

6 CRISE ECONÔMICA Afetou as exportações.
Aumento do preço da energia, principalmente petróleo. Forte concorrência dos Tigres Asiáticos, China, Estados Unidos e UE. A solução está sendo incentivar o consumo interno. O Japão hoje ocupa o 3º lugar na economia mundial.


Carregar ppt "JAPÃO: O PAÍS MAIS INDUSTRIALIZADO DA ÁSIA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google