Carregar apresentação
1
SALA DE AULA INTERATIVA
MARCO SILVA
2
O LIVRO... Explora as mudanças que a interatividade proporciona ao ensino. Compara o trabalho do professor com o designer de interface. Identifica o que faz com que uma experiência interativa se torne engajante e proporcione melhor aprendizado.
3
UM CONVITE À INTERATIVIDADE E À COMPLEXIDADE
INTRODUÇÃO UM CONVITE À INTERATIVIDADE E À COMPLEXIDADE CONVIDO AO DIÁLOGO !
4
CRÍTICAS AO TERMO INTERATIVIDADE
Termo “da moda” Estratégia de marketing Regressão do homem à condição da máquina.
5
A INTERATIVIDADE... É um fenômeno da “sociedade da informação”.
Manifesta-se nas esferas tecnológica, mercadológica e social. Emerge com a instauração de uma nova configuração tecnológica e de uma nova dimensão mercadológica. Nova modalidade comunicacional
6
A interatividade não é apenas fruto de uma
Tecnicidade informática, mas de um processo em curso de reconfiguração das comunidades humanas em toda sua amplitude. MARCO SILVA
7
AS NOVAS TECNOLOGIAS INTERATIVAS...
Renovam a relação: usuário X imagem, texto e conhecimento Recepção e produção juntas Mudança na natureza da mensagem, no papel do emissor e no estatuto do receptor Mensagem modificável
8
utilizador, usuário que
O emissor ao assemelhar-se ao designer de Sofware interativo constrói uma rede e um conjunto de territórios a explorar. Ele oferece um conjunto de territórios abertos a navegações e dispostos as modificações e interferências. O receptor torna-se utilizador, usuário que manipula a mensagem como co-criador, co-autor.
9
A SOCIEDADE... A tendência do social é a informação, a comunicação, sendo assim, quando há investimentos em tecnologias comunicacionais, essas tecnologias evoluem para o mais comunicacional.
10
PALAVRAS CHAVES Participação intervenção Bidirecionalidade
Multiplicidade de conexões
11
O HIPERTEXTO E O NOVO EXPECTADOR
O hipertexto é como uma teia de conexões de um texto com inúmeros outros textos.
12
HIPERTEXTO Liberta o usuário da lógica da distribuição;
É um sistema interativo; O usuário é ativo, participativo na produção Mensagem: modificada e compartilhada União recepção e emissão
13
EPISTEMOLOGIA DA COMPLEXIDADE E INTERATIVIDADE
* PARADIGMA DA SIMPLIFICAÇÃO Sustentou a visão de que o mundo é uma máquina determinista perfeita, uma máquina ordenada em que a desordem, o acaso, a incerteza não podem ser mais que uma ilusão ou uma aparência e, a qualquer custo, devem ser rechaçadas.
14
PERSPECTIVAS PARA A EDUCAÇÃO
PAULO FREIRE “ a educação autêntica, repetimos, não se faz de “A” para “B” ou de “A” sobre “B”, mas de “A” com “B”, mediatizados pelo mundo.” P. LEVY “a escola é uma instituição que há cinco mil anos se baseia no ditar/falar do mestre”.
15
ESCOLA TRADICIONAL Transmissora de informações
Sala de aula de ritmo monótono Fala/ditar do mestre
16
SALA DE AULA INTERATIVA
O professor modifica a tradição do falar/ditar do mestre Disponibiliza múltiplas aberturas A participação - intervenção do aluno Co-autoria Comunicação conjunto da emissão e recepção Não-linearidade Combinações livres Criações narrativas possíveis
17
O PROFESSOR... Constrói um conjunto de territórios a serem explorados pelos alunos e disponibiliza a co-autoria e múltiplas conexões, permitindo que o aluno também faça por si mesmo. Se torna um estimulador de curiosidade e fonte de dicas para que o aluno viaje sozinho no conhecimento obtido nos livros e nas redes de computadores.
18
O ALUNO Passa de expectador passivo a ator situado num jogo de preferências, de opções, podendo ser emissor e receptor no processo de intercompreenção.
19
Continuação......
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.