A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Bases Teóricas e Metodológicas do Condicionamento Físico

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Bases Teóricas e Metodológicas do Condicionamento Físico"— Transcrição da apresentação:

1 Bases Teóricas e Metodológicas do Condicionamento Físico
FORÇA MUSCULAR Bases Teóricas e Metodológicas do Condicionamento Físico

2 CONCEITO Força muscular é o resultado da contração ou tensão muscular, máxima ou não, com ou sem produção de movimento ou variação do tamanho do músculo. (GOBBI et al, 2005). É a capacidade de exercer tensão muscular contra uma resistência, envolvendo fatres mecânicos e fisiológicos que determinam a força em algum movimento particular. (TUBINO, 1979 apud GUEDES, 2003)

3 CLASSIFICAÇÃO QUANTO AO TRABALHO PRODUZIDO:
Estática ou isométrica – A resistência é maior que a força produzida. Dinâmica – A resistência é maior que a força produzida.

4 CLASSIFICAÇÃO QUANTO À FORMA DE APLICAÇÃO
Força Máxima – Capacidade de recrutar o maior número possível de unidades motoras para mover ou tentar mover uma resistência. Força Rápida ou Força Explosiva ou potência muscular – força associada a velocidade. Resistência de Força – Capacidade de um ou vários músculos possuem para sustentar uma determinada carga, sem fadiga excessiva e manutenção do qualidade do movimento.

5 FORÇA E O CICLO VITAL Rápido aumento até o final do período maturacional (biológico). Declínio progressivo após a terceira década de vida. Diferenças quanto a força de acordo com o gênero.

6 REGIMES E MÉTODOS DE TREINAMENTO
Método Isométrico; Método Concêntrico; Método Excêntrico; Método Isocinético; Método da Resistência Variável.

7 DESENVOLVENDO A FORÇA MÁXIMA
Incremento dos mecanismos neurorreguladores, aumento da capacidade de potência e da mobilização da via alática de fornecimento de energia para contração muscular. Aumento do diâmetro muscular (hipertrofia)

8 DESENVOLVIMENTO DA FORÇA MÁXIMA
Cargas entre 90 – 100% equivale fazer de 1 a 3 repetições; Intervalos longos – 2 a 6 minutos de recuperação; Obs: “para desenvolver força máxima, independente do método aplicado, deve ser observada a velocidade de execução dos movimentos” (PLATONOV & BULLATOVA, 2003)

9 DESENVOLVIMENTO DA FORÇA - VELOCIDADE
O desenvolvimento esta estreitamente relacionada ao grau de domínio do movimento; Carga 30-90% equivale a 1 a 5 repetições; Intervalos – 3 a 5 minutos, porém podem variar conforme o método empregado.

10 DESENVOLVIMENTO DA FORÇA-RESISTÊNCIA
Depende: Índices de força necessária; Intensidade e duração do trabalho; Particularidades de cada modalidade esportiva; Os métodos consistem na duração dos estímulos. O nível é determinado pela potência, pela capacidade de mobilização e economia dos sistemas de fornecimento energético e pelo nível de força máxima.

11 Obrigado


Carregar ppt "Bases Teóricas e Metodológicas do Condicionamento Físico"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google