A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

AVALIAÇÃO – INTENCIONALIDADE HUMANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "AVALIAÇÃO – INTENCIONALIDADE HUMANA"— Transcrição da apresentação:

1 AVALIAÇÃO – INTENCIONALIDADE HUMANA
Cássia Bertão Ferreira CGE NRE Loanda

2 Planejamento e Avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica;
Instrumentos, Critérios, Objetivos: quais as relações existentes no processo ensino- aprendizagem; Possibilidades para a efetivação do Conselho de Classe no Espaço e Tempo Escolar

3 Planejamento e Avaliação na escola: articulação e necessária determinação ideológica;
“ O ser humano não age sem fins - independentemente de quais sejam e de que nível de consciência estejam” (LUCKESI,2005 p.106). “ O fato é que, na origem de toda conduta humana, há uma escolha; isso implica finalidades e também valores”.

4 Uma prática avaliativa: qual o comprometimento ideológico
Livros Didáticos Índice: Lista de Conteúdos Introduzia um conceito Por meio de pequenos textos, Cuja definições aparecem numa Determinada sequência Atividades: organizadas De tal forma que dos alunos Esperava-se apenas que Localizavam no texto Determinadas Palavras ou frases Para responder questões AVALIAÇÃO Cabia aos alunos “estudar” os questionamentos De modo a memorizarem as Perguntas e respostas O resultado desse processo será considerado com aprendizagem

5 Novas abordagens... Hoje em dia, você liga TV, acende uma lâmpada, liga um brinquedo a pilha. Parece mágica não é? Tudo funciona fácil, por causa da eletricidade! 1) Observe como a eletricidade é usada em sua casa. Faça uma lista de exemplos. 2) Sem eletricidade, como seria sua vida? Imagine como seria o mundo sem eletricidade.Comente com seus colegas e sua professora o que você imaginou. 3) A eletricidade é muito útil. Mas, para ela ser utilizada, precisamos ter cuidado. Junto com seus colegas, organize uma lista de cuidados que devemos tomar com a eletricidade (Oliveira e WYKROTA, 1990ª, p.113).

6 Não somos, pois indiferentes ao mundo no qual vivemos
Não somos, pois indiferentes ao mundo no qual vivemos. Assumimos posição. (Luckesi, 2005, p.106)

7 OFICINA – PROBLEMATIZAÇÃO DISCUTIR : QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS:
Instrumentos, Critérios, Objetivos: quais as relações existentes no processo ensino-aprendizagem OFICINA – PROBLEMATIZAÇÃO DISCUTIR : QUAL A RELAÇÃO ENTRE AS: CHARGES Citações E os comentários de professores, pedagogos, pais e alunos a respeito da definição de critérios de avaliação e conselho de classe; A partir da discussão indique o que pode ser considerado como: Avanços obtidos quanto aos encaminhamentos do processo educativo Das possibilidades de avanços, tendo em vista a formação continuada?

8 Sistematização: Quais são os posicionamentos de pais, professores, pedagogos, alunos a respeito de critérios, instrumentos de avaliação?

9 “ E, para avaliar, o primeiro ato básico é o de diagnosticar, que implica, como seu primeiro passo, coletar dados relevantes, que configurem o estado de aprendizagem” (Luckesi)

10 Critérios de Avaliação:
… referencial que gera parâmetros que devem ser previamente estabelecidos, descritos e conhecidos pelos alunos, favorecendo a transparência, a orientação do trabalho discente e a co-responsabilidade do aluno.

11 Critérios – Juízo de Qualidade
Os critérios devem ser previamente elaborados pelo professor a partir dos conteúdos estruturantes e específicos, e em consonância com o PPP da Escola.

12 5º Série: Conteúdo Estruturante: Matéria / Conteúdo Básico
Conteúdo Específico: Solo Peso: 4,0 Peso: 3,0 Peso: 3,0 História em Quadrinhos Atividades Experimentais Seminário e Pesquisa – 2,0 Instrumento com questões variadas – 2,0 Construção de um texto – Desenho – 1,0 Instrumentos c/quest. - 2,00 Atividades Invest/Exp.1,0 Pesquisa e Seminário 2,0

13 Os erros da aprendizagem...
“Os erros da aprendizagem, que emergem a partir de um padrão de conduta cognitivo ou prático já estabelecido pela ciência ou pela tecnologia, servem positivamente de ponto de partida para o avanço, na medida em que são identificados e compreendidos, e sua compreensão é o passo fundamental para a sua superação.” (Luckesi 2005, p.57).

14 Centralidade das Discussões
Padronização de Instrumentos; Discutir a quantidade de instrumentos, O Nº de Avaliações por Bimestre Criações de Projetos para melhorar índices de aprovações Nº de Provas por Bimestre

15 E os Instrumentos de Avaliação?
“ Por outro lado, os instrumentos de avaliação da aprendizagem, também, não podem ser quaisquer instrumentos, mas sim os adequados para coletar os dados que estamos necessitando para configurar o estado de aprendizagem” ( LUCKESI)

16 Isso implica que os instrumentos sejam:
adequados ao tipo de conduta e de habilidades que estamos avaliando (informação, compreensão, análise, síntese, aplicação); adequados aos conteúdos essenciais planejados e, de fato, realizados no processo de ensino; Adequados na linguagem, na clareza e na precisão da comunicação. Um instrumento de coleta de dados pode ser desastroso, na medida em que não coleta com qualidade, os dados necessários e ofereça base inadequada para a qualificação do objeto de avaliação.

17 Fale as cores das imagens em voz alta?

18 Fale o que está escrito na imagem em voz alta?

19 Conte os pontos pretos na imagem:

20 Conte os pontos pretos na imagem:
Conte os pontos pretos e brancos na imagem: Conte os pontos pretos na imagem:

21 Qual o objeto da consciência do homem, que conscientiza e sob quais condições...
(...) a reposta habitual que se dá a essa questão consiste em inferir que o objeto da consciência é aquele para qual se dirige a atenção do sujeito,” (Leontiev, 1983, p.198).

22 “Priorizar a aprendizagem de conceitos na ‘aula de amanhã” é o modo de a escola contribuir para o desenvolvimento humano, mesmo que seus resultados sejam percebidos apenas em um período de longo prazo.” (Sforni, e Galuch, p.11)

23 “ A Média..... ... O médio não pode ser um médio de notas, mas um mínimo necessário de aprendizagem... (Luckesi, 2005, pg.45). Exemplo:

24 Pontos a mais e Pontos a menos...
Isso pode corresponder à: Atitudes disciplinares; Condutas responsáveis; Uniformes... Participação em Projetos

25 Resistência ou Conformismo?
Além disso, a classificação não pedagógica acaba aferindo “pontos” com base em critérios não explicitados e fundamentados em atitudes como atenção, disciplina, docilidade, assiduidade,pontualidade,criatividade, participação, etc. (1ª Texto Grupo de Estudos 2008).

26 Video: Partly Cloudy

27 Deixando um convite... “Infelizmente, por nossas experiências histórico-sociais e pessoais, temos dificuldades em assim compreendê-la e praticá-la. Mas... Fica o convite a todos nós. É uma meta a ser trabalhada, que, com o tempo, se transformará em realidade, por meio de nossa ação. Somos responsáveis por esse processo. (Luckesi, 2005, p. 180).

28 Referências Bibliográficas
A avaliação da Aprendizagem Escolar – Cipriano Carlos Lukesi – 17 ed. – São Paulo: Cortez, 2005; Aprendizagem Conceitual e Apropriação da Linguagem Escrita: Um Diálogo Necessário – Maria Terezinha B. Galuch e Marta Sueli de Faria Sforni – UEM O que é mesmo o Ato de Avaliar a Aprendizagem – Artigo de Cipriano Carlos Luckesi Conteúdos Escolares e Desemvolvimento Humano: Qual a Unidade? Maria Terezinha B. Galuch e Marta Sueli de Faria Sforni – UEM Concepção e Organização da Avaliação no Contexto da Concepção de Educação: instrumentos, critérios e relações existentes no processo de ensino e aprendizagem . – CGE/SEED Eu Acompanho a avaliação escolar do meu filho. E Você? CGE/DPPE/SEED Avaliação da Aprendizagem Conceitual – Produção do PDE – Vanize Aparecida Misael de Andrade Vieira.


Carregar ppt "AVALIAÇÃO – INTENCIONALIDADE HUMANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google