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Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing.

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1 Pesquisa de Mercado “É o planejamento, coleta, análise e apresentação sistemática de dados e descobertas relevantes sobre uma situação específica de marketing enfrentada por uma empresa” (Philip Kotler)

2 Objetivos da Pesquisa de Mercado
Avaliar os produtos ou serviços Analisar novos produtos ou serviços Segmentar o mercado Dimensionar o mercado Detectar novas tendências Avaliar os concorrentes

3 O teste do conceito O mercado / setor A clientela A localização
A concepção do projeto de empresa e a pesquisa de mercado iniciam uma etapa crucial no desenvolvimento e sucesso da empresa. É um processo ao mesmo tempo de análise e de intuição. Os dois elementos devem ser considerados atentamente e sem precipitação. O teste do conceito O mercado / setor A clientela A localização A concorrência O fornecedor

4 Quem faz ? Empresas especializadas Departamentos de grandes empresas
O próprio interessado

5 Análise dos dados Tabulação dos dados Cruzamentos
Análises e conclusões Relatório Indicações para a tomada de decisão

6 A Hipótese Se sim, por que? Se não, por que?
Você compraria meu produto? Se sim, por que? Se não, por que?

7 Segmentação O processo de se dividir uma população em grupos com características semelhantes é chamado de segmentação.

8 Quem são seus clientes ? Casais Jovens 10.7% Famílias c/Crianças 32.5%
Adolescentes 19.3% Seniores 6.0% Universitários 18.3% Adultos Solteiros 8.4%

9 Pesquisa de Mercado Coleta de Dados Primários 1) Observação
2) Levantamento 3) Pesquisa Experimental Coleta de Dados Secundários 1) Registros Internos 2) Publicações do Governo 3) Livros e Periódicos 4) Dados Comerciais 5) Dados Internacionais

10 Como definir mercado potencial
Mercado potencial total: pessoas x R$ 3.600,00 x 17% = R$ 3 milhões/ano Segmentação do público-alvo (clientes supermercado setor X) Quantificar público-alvo em cada segmento Localização geográfica: loteamento atendido Faixa etária: todas Sexo: homens e mulheres Renda: Classes D e E (faixa de renda predominante no loteamento) Número de casas: casas (fonte: estimativa da equipe) Média de pessoas por domicílio: 5 pessoas (fonte:IBGE) Renda per capita média: R$ 300,00/mês (fonte: IBGE 1997) Total de gastos com alimentação: 17% da receita (fonte: IBGE, POF)

11 Exemplos de Resultados
Como tornar mais fácil a interpretação do resultado gerado pela pesquisa de mercado.

12 PERFIL DA AMOSTRA SEXO

13 FAIXA ETÁRIA MÉDIA DE IDADE: 20 ANOS

14 PROFISSÃO

15 REGIÃO

16 Distribuição dos dados
Observamos que apenas 27% dos blogueiros estão conectados a 1 ou mais blogs. Estes são os blogueiros com maior potencial de se tornarem formadores de opinião, influenciando um grupo específico de pessoas. A mensuração é realizada pela densidade de rede dos internautas.

17 Tabulação dos Dados Reunir todos os dados e trabalhá-los de maneira a facilitar a sua análise. Análise comparativas Uso de gráficos

18 Relatório Final Apresentação Hipótese Objetivos Metodologia Resultados
Conclusões, recomendações e limitações Anexos

19 Objeto de Pesquisa Mercado Concorrente Local (ponto comercial) Fornecedor

20 O Mercado É o grupo de compradores reais e potenciais de um produto. Originalmente, o termo mercado, referia-se ao lugar onde os compradores e vendedores se reuniam para trocar seus bens.

21 A Abordagem ao Mercado Estrutura do mercado Análise da competição
Insights sobre a cadeia de valor (clientes e fornecedores), análises de tendências e segmentos Estrutura do mercado Análise da competição Quem são os players e como eles competirão com você, barreiras de entrada, reação dos competidores Potencial de mercado Quantificação do potencial de market share ou receitas que sua empresa poderá alcançar

22 Seleção de Mercado-Alvo Análise de Atratividade
Tamanho do mercado Qual o tamanho deste mercado? Crescimento Este mercado está crescendo, parado ou diminuindo? Rentabilidade Qual o tamanho do lucro vendendo para esse mercado? Concorrência Quantas empresas estão atrás desse mesmo mercado?

23 O Concorrente Empresas que podem (concorrência atual)
ou poderão (novos entrantes) atender necessidades e desejos dos seus consumidores, mesmo com produtos e serviços diferentes. É essencial definir as ameaças da concorrência na realização dos objetivos do plano de negócio.

24 Qual a vantagem competitiva?
O Concorrente Ponto forte Ponto fraco Atendimento + Estrutura Preço - Produtos Localização Qual a vantagem competitiva?

25 O Local

26 O Local Localização (ponto comercial) Lei de zoneamento do município
Característica de negócios da região Contrato de locação Estacionamento Acesso ao local Possibilidades de expansão

27 O Fornecedor Fornecem insumos ou serviços necessários a
fabricação de produtos ou prestação de serviços aos clientes. São importantes porque: Influem na qualidade do produto ou serviço final. Podem ser utilizados como diferencial competitivo em relação à concorrência através de parcerias.

28 Qual a força do fornecedor?
Ponto forte Ponto fraco Atendimento + Prazo Preço - Produtos Parcerias Qual a força do fornecedor?


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