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PublicouEsther Casa Alterado mais de 9 anos atrás
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Robótica Livre: Uma alternativa de construção cooperada do conhecimento com o uso de soluções tecnológicas livres Danilo Rodrigues César Maria Helena S. Bonilla
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Introdução Robótica Mundo Real Intervenção dos Humanos Multidisciplinar Robótica Educacional ou Pedagógica Ambiente de aprendizagem Professor Computador Transdisciplinar
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Kits de Robótica Treinamento X Capacitação Preços Kit Livre 95% mais barato do que o Kit Proprietário Software e Hardware Limitação Produto X Processo
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Construção do Ambiente de Aprendizagem Jean Piaget - Construtivista Seymour Papert - Construcionismo Vigotsky – Sócio-Interacionista Sócio-Construtivista
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Projeto Robótica Livre Inspirado na Licença GNU - GPL (General License Public) Implementado Escola Municipal Caio Líbano Soares CET / CEFET Itabirito
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Sustentação Interface de Hardware Livre – IHL Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC
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Interface de Hardware Livre - IHL Baixo Custo Facilidade de Montagem Componentes eletrônicos encontrados em equipamentos obsoletos ou inutilizados de informática ou eletrônica 8 saídas e 4 entradas (Porta Paralela)
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Sistemas e Aplicativos em Software Livre - SASL S.O. - GNU/LINUX - Libertas SuperLogo, C++, Java, Klogo, Shell Script, Qt Designer... Kommander
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Dispositivos Eletrônicos a serem Comandados - DEC Descarte de equipamentos (Lixo Tecnológico) Sensores, motores, engrenagens...
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Aplicação do Projeto 5 Grupos (4 alunos e 1 professor) Dividido em 8 etapas Sensibilização Apresentação do tema Capacitação básica Experimentações Planejamento dos projetos Montagem da Interface Montagem dos projetos Avaliações
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Resultados Obtidos Montagem das interfaces livres Software Livre utilizado para gerar o código fonte Kommander (Linguagem Shell Script) Projetos apresentados na I Semana de Ciência & Tecnologia Robô Manipulador - RONUX; Elevador; Árvore de Natal; Fechadura Eletrônica; IPA – Identificador de Presença de Água. Outro Projetos: Sucarro, Braço Mecânico, Display, Barco.
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Protótipo RONUX
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Protótipo Elevador
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Protótipo Árvore de Natal
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Protótipo Fechadura Eletrônica
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Protótipo IPA
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Conclusões Aprendem, com o desafio de dominar os recursos da Robótica, a construir seu próprio projeto, articulando diversos conteúdos, como matemática, química, física, biologia, entre outras, trabalhando ativamente com seu objeto de interesse, agregando conteúdos escolares com práticas reais/concretas. Postura mais ecológica, percebendo que elementos/componentes tidos como lixo podem ser fonte de recursos nos processos de desenvolvimento de novos produtos.
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Conclusões Os conceitos da GPL são praticados, ou seja, compartilham trabalho, informação e conhecimento, contribuindo para o capital intelectual de todo o grupo, além de desmistificarem a falácia de que soluções de baixo custo são soluções de baixa qualidade ou inviáveis. Os resultados alcançados são satisfatórios, pois a cada etapa concluída os educandos se mostraram mais motivados com o projeto, dominando competências e habilidades propostas, relacionadas tanto ao conteúdo específico da robótica quanto às dinâmicas de ensino-aprendizagem.
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Conclusões O Produto passa a ter importância a partir do Processo como um todo, instigando a criação de opiniões e o desenvolvimento do pensamento reflexivo, crítico e criativo.
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Despertar o desenvolvimento do pensamento crítico, reflexivo e criativo Sinônimo de Cooperação, Colaboração e Solidariedade Reflexão
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COUCHOT, Edmond. Da representação à simulação: evolução das técnicas e das artes da figuração. In: PARENTE, André; (org.). Imagem- máquina: a era das tecnologias do virtual. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1993. p. 37-48. DIAS, Paulo. Hipertexto, hipermédia e media do conhecimento: representação distribuída e aprendizagens flexíveis e colaborativas na Web. Revista Portuguesa de Educação, Braga, v. 13, n. 1, 2000. p. 141-167. FREITAS, Wilmar F.. Utilização de Tecnologia de Groupware no Desenvolvimento de Recursos Humanos: Uma análise comparativa entre dinâmicas disjuntas no ambiente de trabalho da Prefeitura de Belo Horizonte. Dissertação de Mestrado, Escola de Governo da Fundação João Pinheiro, 2001. LEMOS, André. Cibercultura: Tecnologia e Vida Social na Cultura Contemporânea. Porto Alegre: Editora Sulina, 2004. LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999. LICENÇAS. Licenses GNU. Disponível em:. Acesso em: 20 fev. 2007. http://www.gnu.org/licenses/licenses.pt.html Referências
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LUCENA, Marisa. Um modelo de Escola Aberta na Internet: Kidlink no Brasil. Rio de Janeiro. Ed. Brasport. 1997. MARQUES, Mario Osorio. A aprendizagem na mediação social do aprendido e da docência. Ijuí: Ed. Unijuí, 1995. PAPERT, Seymour. LOGO: Computadores e Educação. São Paulo: Editora Brasiliense, 1985. PRÊMIO. Prêmio Telemar de Inclusão Digital. Disponível em:. Acesso em: 22 fev. 2007. http://www.institutotelemar.org.br PROJETOS. Robótica Livre Projetos. Disponível em:. Acesso em: 22 fev. 2007. http://libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre/projetos_alunos_Ko mmander/ SILVA, Marco. Que é interatividade. Boletim técnico do Senac, Rio de Janeiro, v. 24, n. 2, maio/ago. 1998. p. 27-35. TENÓRIO, Robinson Moreira. Cérebros e computadores: a complementaridade analógico-digital na informática e na educação. São Paulo: Escrituras, 1998. 214 p. (Série Ensaios Transversais).
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“O educador que ´castra´ a curiosidade do educando em nome da eficácia da memorização mecânica do ensino dos conteúdos, tolhe a liberdade do educando, a sua capacidade de aventurar-se” (Paulo Freire) Homenagem
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www.libertas.pbh.gov.br www.libertasbr.org.br www.emcls.pbh.gov.br/robotica listas.softwarelivre.org/mailman/listinfo/roboticalivre libertas.pbh.gov.br/~danilo.cesar/robotica_livre www.roboticalivre.org Danilo Rodrigues César - danilorcesar@gmail.com Maria Helena S. Bonilla - bonilla@ufba.br Sítios e email's
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