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Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais.

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Apresentação em tema: "Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução Entre 2005 e 2009 o Centro de Formação Continuada de Professores do Instituto de Estudos da Linguagem (CEFIEL) ofereceu cursos semipresenciais na área de Letramento e Linguagem para professores de escolas públicas, como parte das atividades da Rede Nacional de Formação Continuada do Ministério da Educação. Nesse período organizamos 3 Cursos de Formação de Monitores do CEFIEL (2006, 2007 e 2009) para atuarem nesses cursos, com base nos princípios teórico-metodológicos construídos pela equipe do Centro. A metodologia do Curso de Formação de Monitores foi sendo modificada em função dos resultados alcançados localmente bem como da consolidação da metodologia dos Cursos do CEFIEL. Metodologia / Experimental Esse estudo - de caráter qualitativo e longitudinal - analisa os resultados alcançados por cada um dos Cursos de Formação de Monitores em função da metodologia utilizada em cada um deles, com o objetivo de verificar (i) que ajustes metodológicos foram necessários e (ii) que efeitos tais ajustes tiveram na formação dos monitores. Durante o Curso os monitores vivenciam o papel de aluno e de formador de um curso de EaD, ocasião em que preparam e oferecem em grupo um minicurso para os demais participantes. Os resultados indicam que a organização em torno de atividades práticas de oferecimento e acompanhamento de minicursos é muito produtiva, ocasião em que os monitores podem, de maneira intensiva: (i) conhecer e analisar a metodologia dos Cursos do CEFIEL; (ii) conhecer e usar - com sentido - as ferramentas do TelEduc; (iii) discutir as relações entre objetivos/conteúdos de um curso e os recursos tecnológicos disponíveis; (iv) vivenciar e analisar modos de acompanhamento e de intervenção à distância. FORMAÇÃO DE FORMADORES PARA CURSOS A DISTÂNCIA: METODOLOGIA EM MOVIMENTO Fernanda Maria Pereira Freire - ffreire@unicamp.br COCEN/NIED IEL/CEFIEL Resumo - Dado o crescimento de iniciativas de cursos de diferentes níveis do tipo semipresencial e/ou à distância surge a necessidade de se preparar formadores de modo que possam planejar, preparar e oferecer cursos nessa modalidade de ensino-aprendizagem, bem como acompanhar e avaliar o desempenho de seus alunos. Esse tipo de preparação prevê - além do aprendizado dos recursos do ambiente virtual de ensino- aprendizagem – a seleção e/ou preparação de conteúdos e de modos de mediação/interação que favoreçam o aprendizado dos alunos. Desde o lançamento do ambiente TelEduc e, mais recentemente com o desenvolvimento do TIDIA-Ae versão e-Labora, temos desenvolvido metodologias para a formação de profissionais de diferentes áreas que têm sido continuamente ajustadas em função dos resultados alcançados. Resultados O esquema a seguir mostra a metodologia do Curso de Formação de Monitores e os principais ajustes efetuados. Pré-agenda Familiarização com o TelEduc Visita a um Curso já encerrado Agenda 1 - Aluno Conjunto de tarefas para uso de várias ferramentas Agenda 2 - Formador Elaboração do minicurso/mapeamento e utilização das ferramentas Agenda 3 Aluno e Formador Oferecimento dos minicursos Agenda 4 Formador e Aluno Oferecimento dos minicursos Agenda 5 - Formador Avaliação minicursos Procedimentos de/para acompanhamento do curso Agenda 6 Formador e Convidado Visita a um curso em andamento A Pré-agenda, as atividades das demais Agendas que estão sublinhadas, bem como o encontro presencial da Agenda 2 foram incorporados entre um e outro oferecimento do Curso. Conclusão O re-oferecimento do Curso promoveu a organização de uma comunidade de prática que se manteve ativa ao longo do ano de 2009, ocasião em que o CEFIEL ofereceu cursos para professores dos estados de SP, RJ e ES. Por meio do TelEduc os monitores organizavam atividades, discutiam procedimentos e orientavam os monitores novatos em relação ao acompanhamento dos professores em formação.


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