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Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br NetReadiness Are You Net Ready ?.. Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br.

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1 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
NetReadiness Are You Net Ready ?.. Marcelo A Barros PhD –

2 E-Business: Qual é o Primeiro Passo na Prática ?
Marcelo A Barros PhD –

3 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Pensar e Agir Rápido: Compreender Inovação em e-Business Definir os Mercados do e-Business Identificar os Valores do e-Business Definir Visão, Missão e Metas Definir Estratégias Gerencial/Mercadológica Fazer Plano de Negócios Marcelo A Barros PhD –

4 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Sumário: O Motor da Inovação em e-Business NetReadiness 3. PN: Estrutura e Ferramentas 4. Resumo Executivo (Visão, Missão e Metas) 5. Plano de Marketing (Valores, Mercados e Estratégias de Mercado) 7. Plano Financeiro 8. Prática de Plano de Negócios Marcelo A Barros PhD –

5 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
NetReadiness A Visão do Investidor Marcelo A Barros PhD –

6 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
E-Commerce “Numa transação de e-commerce, um pedido de compra de produtos ou serviços é feito por um cliente em seu computador ligado ao computador (site Web) do vendedor diretamente ou pela Internet” Marcelo A Barros PhD –

7 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
E-Commerce 1. Busca / Navegação 2. Pedido 4. Entrega 3. Pagamento Marcelo A Barros PhD –

8 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
E-Business Empresa Freguês (Business) ( Customer) Empresa B2B B2C (Business) GM / Ford Submarino Intecom Amazon Redes EDI Lojasamericanas Cliente C2B C2C ( Customer) Priceline Arremate, eBay Marcelo A Barros PhD –

9 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
A Visão do Investidor O que você tem que responder ao vender o seu Negócio ? ( reflexão sobre os fatores estratégicos de um negócio na internet segundo a visão de um investidor de capital de risco (Venture Capitalist)) SOMA: Sociedade Operadora do Mercado de Ações, Set, 2000 Marcelo A Barros PhD –

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A Visão do Investidor Por que o seu negócio tem futuro? (Descreva o mercado principal, as possibilidades alternativas, como e porque surgiu a idéia, as principais fontes de receita, etc.) Marcelo A Barros PhD –

11 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
A Visão do Investidor Por que a empresa reúne as condições para "tocar" o negócio? · Por que vocês vão conseguir o mercado e os outros não vão? · Que produtos já desenvolveram? · Que produtos pretendem desenvolver? · Que domínios já possuem? Marcelo A Barros PhD –

12 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
A Visão do Investidor Em que fase o projeto se encontra ? (i) idéia, (ii) em desenvolvimento, (iii) produto ou serviço disponível para os consumidores; (iv) já fez algumas "vendas" , (v) já fez muitas vendas e está procurando uma alavancagem para o negócio. Marcelo A Barros PhD –

13 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
A Visão do Investidor Quais palavras-chaves você considera que caracterizam seu negócio ? (mencione no mínimo sete expressões que caracterizam a boa imagem do negócio e/ou produto/serviço) Marcelo A Barros PhD –

14 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
A Visão do Investidor Quem são as pessoas do projeto ? Qual a experiência dos administradores em outros negócios? Breve descrição dos curriculos das principais pessoas envolvidas no projeto. Descreva os principais cargos, com respectivas funções, da estrutura atual e os necessários para funcionamento do negócio. Marcelo A Barros PhD –

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A Visão do Investidor Qual o mercado em que a empresa atua ? Qual a necessidade do mercado que está sendo atendida por sua empresa ou produto ? . Marcelo A Barros PhD –

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A Visão do Investidor Quem são os clientes potenciais? Pessoa Física : (características do nicho: região, idade, sexo, renda, escolaridade) Pessoa Jurídica : (características do nicho: região, porte da empresa, setor) Qual é o tamanho deste mercado ? Hoje e daqui a três anos. Marcelo A Barros PhD –

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A Visão do Investidor O que já existe de concorrência neste nicho do mercado? No Brasil e no exterior. Descreva forças e fraquezas e como o produto deles diferencia do seu. Quais as operações e estratégias de marketing utilizadas por eles? Cite os endereços eletrônicos dos concorrentes. Marcelo A Barros PhD –

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A Visão do Investidor Investimento: Quanto já foi investido no projeto? Quanto de capital está disposto a investir antes da captação? Qual a forma de saída para investidor (recompra das ações, venda para estratégico, abertura de capital, ...) Marcelo A Barros PhD –

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A Visão do Investidor O que você quer? Quanto capital pretende levantar nesta primeira captação ? Como e aonde esse recurso seria investido e com que objetivo ? Marcelo A Barros PhD –

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A Visão do Investidor Qual é o fluxo de caixa previsto para os próximos 12 trimestres ? Planilha Financeira Quais as premissas utilizadas ? Marcelo A Barros PhD –

21 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
NetReadiness O Plano de Negócios Marcelo A Barros PhD –

22 O e-Business Conjunto dos Elementos:
1. Espírito empreendedor (Liderança) 2. Produto/Serviço Diferenciado (Inovação TI) 3. Recursos (Competência) Marcelo A Barros PhD –

23 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
O e-Business Como integrar e manter ativos os ingredientes do e-business ? Marcelo A Barros PhD –

24 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
O e-Business 1. Espírito empreendedor (Liderança) 2. Produto/Serviço diferenciado (Inovação) 3. Recursos (Competência) 4. Projeto de Empresa (Governabilidade): Plano de Negócios!.. Marcelo A Barros PhD –

25 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
PN para Quem ? ASSOCIADOS VOCÊ BANQUEIROS NOVOS TALENTOS NEGOCIADORES PÚBLICO ALVO FORNECEDORES EMPREGADOS INVESTIDORES CORRETORAS EXECUTIVOS DE MARKETING ADMINISTRAÇÃO SUPERIOR SEBRAE Marcelo A Barros PhD –

26 PN no Processo de Inovação
Planejamento x Plano de Negócios Marcelo A Barros PhD –

27 PN no Processo de Inovação
1. Necessidade, Problema, Oportunidade 2. Articulação de Recursos 3. Definição de Mercado Potencial 4. Invenção 5. Plano de negócios. 6. Estudo de Viabilidade 7. Financiamento. 8. Produção. 9. Comercialização. Marcelo A Barros PhD –

28 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
PN: Pecados Capitais Sumário Incoerente Projeções de crescimento mal fundamentadas Dados de mercado chutados Infos incompletas sobre empreendedores Marcelo A Barros PhD –

29 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
PN: Pecados Capitais Ênfase no produto e não do negócio Desconhecimento dos concorrentes internacionais Falta de perspectiva a longo prazo Plano de Engenharia Fraco Erros no Plano Financeiro Marcelo A Barros PhD –

30 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
PN Simplificado Resumo Executivo A Empresa Plano de Marketing Plano Financeiro Apresentação/Venda Marcelo A Barros PhD –

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Resumo Executivo Instrumento de Venda do PN Preparado no Final Marcelo A Barros PhD –

32 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Resumo Executivo Enunciado do Projeto Competência dos responsáveis Os produtos, serviços e a tecnologia O mercado potencial Elementos de diferenciação Marcelo A Barros PhD –

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Resumo Executivo Previsão de vendas Rentabilidade e projeções financeiras Necessidades de financiamento Marcelo A Barros PhD –

34 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Descrição da Empresa 1. Dados Gerais do Negócio Nome e/ou Razão Social: Responsáveis, Equipe, Origem, responsabilidades e competências Endereço Completo para Contato: Visão, Missão e Metas Estrutura organizacional e legal As parcerias Marcelo A Barros PhD –

35 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Descrição da Empresa 2. Descrição do Produto Principal da Empresa Necessidade Atendida Funcionalidades do Produto Diferenciais de competitividade (Uniquenesses): ETC... Marcelo A Barros PhD –

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Descrição da Empresa 3. Processos Estratégicos do Negócio Estratégias de Engenharia/Tecnologia Estratégias de Negócio (Marketing e Vendas e Parcerias) Estratégias de Gestão da qualidade e produtividade (organizacional e de produto/serviço ) Marcelo A Barros PhD –

37 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Descrição da Empresa 3. Processos Estratégicos do Negócio Usar ferramentas de SW do MCT/CNPQ/RHAE Formulário de Propostas Currículo Lattes Marcelo A Barros PhD –

38 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Plano de Marketing Plano de Marketing: Análise de Mercado com ferramenta SWOT: Oportunidades, Ameaças, Pontos Fortes e Fracos (Riscos), Segmentação Plano de Marketing: Plano de Metas e Ações de Marketing e Vendas Marcelo A Barros PhD –

39 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Plano de Marketing Plano de Marketing: Análise de Mercado: Fatores Ambientais, Demanda (cliente e mercado), Oferta, ambiente competitivo, concorrentes, Ambiente Interno (Recursos e Capacitação de Marketing, Produção, Finanças, TI, Logística, Clima Organizacional, Parcerias, Variáveis de decisão de Marketing, Indicadores de Desempenho) Marcelo A Barros PhD –

40 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Plano de Marketing Análise da Demanda Análise das características do consumidor/cliente (atitudes, comportamentos, necessidades, desejos etc.): Segmentação Progressiva do Mercado Marcelo A Barros PhD –

41 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Análise do Cliente quem é; idade, cor, profissão, estudo, etc o que compra; razões de compra; razões de não-compra; quem inicia a compra, quem influencia, quem decide, quem compra e quem usa; Marcelo A Barros PhD –

42 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Análise do Cliente onde está localizado; onde compra; como compra; quando compra; freqüência de compra; quanto compra; como usa; problemas no uso; Marcelo A Barros PhD –

43 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Análise do Cliente que necessidades e desejos estão sendo satisfeitos e quais não; imagens do produto e da empresa; atitudes em relaçãoao ao produto e à empresa; como todas essas variáveis tendem a evoluir. Marcelo A Barros PhD –

44 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Análise de Risco Liste em separado as maiores ameaças Para cada uma apresente estratégias compensatórias; Exemplos: Tragédias, mortes, leis inesperadas, política de juros, mudança radical na internet, queda/subida da Nasdaq, bug tecnológico, dissolução da sociedade, migração de RH, etc... Marcelo A Barros PhD –

45 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Análise de Risco Prod/Serv Existente Prod/Serv Novo Cliente Existente Baixo Moderado Cliente Novo Alto Marcelo A Barros PhD –

46 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Plano de Marketing Análise da Concorrência (produtos/serviços e empresas) Indicadores SWOT: -2: grande vulnerabilidade -1: média vulnerabilidade 0: indiferente 1: média potencialidade 2: grande potencialidade Marcelo A Barros PhD –

47 Análise Concorrência: Produtos
Fator Crítico de Sucesso C1 C2 C3 C4 Meu Estratégias de marketing Disponibilidade Recursos Imagem do Produto Qualidade Certificada Qualidade Percebida Marcelo A Barros PhD –

48 Análise Concorrência: Produtos
Fator Crítico de Sucesso C1 C2 C3 C4 Meu Preço Inovação Tecnológica Prazos de Entrega Garantias Serviços Suporte Técnico Marcelo A Barros PhD –

49 Análise Concorrência: Produtos
Fator Crítico de Sucesso C1 C2 C3 C4 Meu Propaganda Promoções de vendas Orçamento de marketing Exclusividade/Patente/DA Usabilidade Marcelo A Barros PhD –

50 Análise Concorrência: Empresa
Fator Crítico de Sucesso C1 C2 C3 C4 Nós Capacitação em Marketing Porte da Empresa Localização Capacitação em Produção Capacitação em Finanças Marcelo A Barros PhD –

51 Análise Concorrência: Empresa
Fator Crítico de Sucesso C1 C2 C3 C4 Nós Capacitação em Vendas Capacitação em P&D Capacitação em RH Controle de Canais Parcerias Estratégicas Marcelo A Barros PhD –

52 Análise Concorrência: Empresa
Fator Crítico de Sucesso C1 C2 C3 C4 Nós Estrutura de Marketing Estrutura de Vendas Patente/Direito Autoral Capacitação em Logística Capacitação em TI Marcelo A Barros PhD –

53 Plano de Marketing : Estrutura
1.Página de rosto 2. Sumário 3. Resumo Gerencial 4. Corpo do Plano 4.1 Introdução ou background 4.2. Resultados da análise da situação Marcelo A Barros PhD –

54 Plano de Marketing : Estrutura
4.2. Resultados da análise da situação Situação ambiental - condições da economia e tendências - legislação e tendências - tecnologia e tendências - demografia e tendências - valores socioculturais e tendências Marcelo A Barros PhD –

55 Plano de Marketing : Estrutura
4.2. Resultados da análise da situação Situação ambiental - clima político e ideológico e tendências - clima governamental e tendências - clima psicológico e tendências - ecologia e consumerismo - oportunidades para os produtos da empresa em outros paises. Marcelo A Barros PhD –

56 Plano de Marketing : Estrutura
4.2. Resultados da análise da situação A indústria e a oferta As empresas concorrentes A empresa e o produto/serviço (fatores chaves de sucesso, vulnerabilidades, potencialidades, vantagens e desvantagens competitivas, ameaças, oportunidades) Marcelo A Barros PhD –

57 Plano de Marketing : Estrutura
4.3. Objetivos e metas 4.4. Estratégias 4.5. Públicos ou clientes-alvos Marcelo A Barros PhD –

58 Plano de Marketing : Estrutura
4.6. Ações propostas - MIX de Produtos/Serviços - Políticas de Preço - Estratégias de Promoção e Comunicação - Estratégias de Distribuição/Logística - Organização de marketing - Organização da força de vendas - Sistema de informações de marketing Marcelo A Barros PhD –

59 Plano de Marketing : Estrutura
4.7. Cronograma e responsabilidades 4.8. Resultados esperados - Previsão de vendas - Previsão de participação de mercado - Demonstrativo de lucros e perdas projetado 4.9. Benchmarks O que e como controlar (indicadores de avaliação de desempenho). Marcelo A Barros PhD –

60 Plano de Marketing : Estrutura
5. Anexos. Exemplos de anexos: Especificação técnica do produto/serviço Descrição de marcas, design, rótulos etc. Protótipo/demo Resultados de pesquisas e testes (de usabilidade do sw, do serviço, do conteúdo, da embalagem, de rótulo, de marca, de preço, da propaganda, de promoção, de venda, etc.) Estudos custos, demanda e de previsão de vendas Marcelo A Barros PhD –

61 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Plano Financeiro Planilha Financeira Custos, Receitas, Investimentos, Retorno dos Investimentos, Ponto de payback, Retorno esperado para o empreendedor e para investidores, associado ao cronograma de desenvolvimento e de comercialização, Forma de saída do investidor Marcelo A Barros PhD –

62 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Plano Financeiro Investidores: Pai, Mãe, Namorada (o) Incubadoras, Programas de Desenvolvimento em C&T Angels Bancos Venture Capital “Cliente Investidor” (Negócio Herdeiro) Marcelo A Barros PhD –

63 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
NetReadiness Visão, Missão e Metas Marcelo A Barros PhD –

64 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Visão Cenário onde queremos chegar!. Fenômeno criado pelas necessidades e oportunidades Indicadores do mercado Papel do empreendimento no cenário da Visão!. Marcelo A Barros PhD –

65 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Inovação Nossa contribuição no cenário da Visão!. Solução diferenciada usando a TI para atender a necessidade e explorar uma oportunidade Marcelo A Barros PhD –

66 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Missão O que faremos para chegar lá!. Produtos, Serviços, Estratégias Em que somos diferenciados Marcelo A Barros PhD –

67 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Metas Como medir se estamos chegando lá!. Indicadores de Sucesso, Valores dos indicadores no tempo Marcelo A Barros PhD –

68 Necessidades e Oportunidades de Negócio
Marcelo A Barros PhD –

69 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Existe real necessidade do consumidor por esse produto/serviço? O que ele dá a mais ao cliente (valor agregado)? Será ele competitivo no mercado? Marcelo A Barros PhD –

70 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Poderei lançar o produto/serviço no mercado de maneira rentável e lucrativa? E no tempo certo? O retorno do investimento inicial será financeiramente interessante? As margens são mais elevadas do que as de produtos/serviços semelhantes do mesmo setor? Marcelo A Barros PhD –

71 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Estamos na era da hiper-segmentação. (produtos de preço muito competitivos quanto para produtos premium) Será preferível para o produto ser ainda mais rentável -- aumentar ou diminuir sua faixa de qualidade? Marcelo A Barros PhD –

72 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Terei vantagens competitivas para implementar (desenvolver), distribuir, lançar no mercado, exportar esse produto? Quais são elas? Deveria me concentrar em apenas uma ou em várias dessas atividades? Em qual (ou quais) delas? Marcelo A Barros PhD –

73 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade É mais lucrativo terceirizar o desenvolvimento e me concentrar no lançamento do produto no mercado (marketing)? Haveria alguma vantagem se o produto fosse fabricado ou vendido em menores quantidades? Marcelo A Barros PhD –

74 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Este é o momento propício para lançar o produto/serviço? Quais são os ciclos de consumo (ano inteiro, sazonal)? Marcelo A Barros PhD –

75 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Tenho certeza de que isso realmente me interessa? Gosto disso? Estarei disposto a adotar o estilo de vida que essa atividade implica? Disponho de conhecimentos, habilidades e experiências necessárias a esse gênero de atividade? Marcelo A Barros PhD –

76 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Terei tempo, interesse e aptidões para aprender o que for preciso a fim de realizar essa oportunidade de negócio? A atividade é agradável, prazeirosa, algo que poderei realizar sem estresse? Marcelo A Barros PhD –

77 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Estou de fato interessado em assumir o negócio e trabalhar com isso em tempo integral ou parcial? Essa oportunidade de negócio apresenta o potencial necessário para satisfazer aos meus objetivos de ganhos e lucros? Marcelo A Barros PhD –

78 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Ela realmente vai valer o esforço e o tempo que irei gastar? Trata-se de uma atividade legal? Ela condiz com meu código de ética pessoal e com meus valores morais? Marcelo A Barros PhD –

79 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Ela é compatível com o que eu sou? Permitirá que eu me realize plenamente? Ela possibilitará que eu me desenvolva e melhore como pessoa? Quero trabalhar com o tipo de gente que essa oportunidade de negócio implica? Marcelo A Barros PhD –

80 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Como eu me situo em relação a cultura do setor? E em relação a cultura dos profissionais do setor? Onde eu me situo em relação à competição no setor? Quais são minhas vantagens competitivas? Marcelo A Barros PhD –

81 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Teste da Oportunidade Tenho conhecimentos suficientes sobre o mercado, os clientes, os fornecedores e investidores? Com base nisso, serei capaz de gerenciar a atividade com eficácia? Minha capacidade financeira é adequada? Terei acesso a recursos financeiros suficientes? Marcelo A Barros PhD –

82 Oportunidades de Negócio: Relatório PopCorn
Faith Popcorn, Marcelo A Barros PhD –

83 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Relatório PopCorn Faith Popcorn, 1. O encasulamento Tendência a buscar proteção (Segurança) O casulo armado (posse de armas para autodefesa) O casulo nômade (o automóvel) refeições no carro, automóvel com telefone, televisão, etc.) O casulo socializado (convívio com grupos restritos de amigos que se visitam fazem juntos os mesmos programas etc.). Ambiente de trabalho como um casulo.   Marcelo A Barros PhD –

84 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Relatório PopCorn Faith Popcorn, 2. A aventura da fantasia Escape físico e emocional do casulo, mas sem risco. Em vez de viajar para o deserto do Saara, ouvir a música do grupo Gipsy Kings. Marcelo A Barros PhD –

85 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Relatório PopCorn Faith Popcorn, 3. Pequenas indulgências Pequenos presentes, sem o estresse das compras caras. Mercado cada vez mais importante para objetos de pequeno valor, para campanhas de desconto e promoções. Marcelo A Barros PhD –

86 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Relatório PopCorn Faith Popcorn, 4. Ergonomia O "feito sob medida", o "fiz do meu jeito": individualizado, personalizado. Marcelo A Barros PhD –

87 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Relatório PopCorn Faith Popcorn, 5. Pular fora "Ser" torna-se mais importante do que "ter". Tendência a juntar experiência, bens, aquisições feitas ao longo da vida e partir para um projeto pessoal prazeiroso, de auto-realização. Marcelo A Barros PhD –

88 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Relatório PopCorn Faith Popcorn, 6. Volta ao passado Eternamente jovem. Tendência a procurar manter a liberdade da juventude, o descompromisso, a energia, os sonhos. 7. Sobreviver Saúde, mais anos de vida, volta à natureza. Marcelo A Barros PhD –

89 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Relatório PopCorn Faith Popcorn, 8. Consumidor Vigilante Autodefesa em relação a preços 9. As 99 vidas. Simplificar para viver mais. 10. SOS (Salve O Social) Ambientalismo, Terceiro Setor, Cidadania Marcelo A Barros PhD –

90 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Relatório PopCorn Faith Popcorn, 8. Consumidor Vigilante Autodefesa em relação a preços 9. As 99 vidas. Simplificar para viver mais. 10. SOS (Salve O Social) Ambientalismo, Terceiro Setor, Cidadania Marcelo A Barros PhD –

91 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Mercados e-Business Conjuntos de indivíduos ou organizações, usuários potenciais (clientes) de seus atributos de empreendedor, de seus recursos e competência e de sua inovação (produto e/ou serviço). Marcelo A Barros PhD –

92 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Mercados e-Business Seus clientes atuais O grupo, estabelecimento, departamento ou equipe específicos da organização para a qual você trabalha. A organização para a qual você trabalha, como um todo. Alguma outra parte de sua organização. Alguma empresa, como um todo ou parte dela, para a qual você tenha trabalhado. Marcelo A Barros PhD –

93 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Mercados e-Business Uma categoria específica de empresas O ramo de atividade à qual pertence a sua organização atual (ou anterior, ou outra) Sua profissão liberal ou atividade. Sua comunidade. Algum grupo, comunidade ou organização que você conheça. Pessoas semelhantes a você. O mercado de massa. Marcelo A Barros PhD –

94 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Valores de e-Business Necessidades não-atendidas identificadas nos possíveis mercados, São o real motor da venda Mais importantes do que os próprios produtos e serviços. Marcelo A Barros PhD –

95 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Valores de e-Business Uma peça que falta em um arranjo ou seqüência de serviços. Uma oportunidade não-percebida por um líder do mercado. Um recurso subutilizado em um produto. Um evento sinalizador (um sucesso ou um fracasso inesperados). Uma mudança não percebida (de hábito, de cultura, de lei). Marcelo A Barros PhD –

96 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Valores de e-Business Um serviço inexistente na Internet, Um problema novo ou emergente. Um bloqueio, um obstáculo, uma carência, um limite ou uma falha crônica das pessoas ou organizações. Uma interface entre grupos diferentes. Marcelo A Barros PhD –

97 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Exemplos de Valores Itens com marca altamente conhecida Mercadorias que possam ser transformadas em mercadorias digitais como livros, música, e video Itens com garantia assegurada dada por vendedores altamente confiáveis e conhecidos Itens relativamente baratos Marcelo A Barros PhD –

98 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Exemplos de Valores Itens comprados com frequência, como por exemplo artigos de supermercados Itens que podem ser demonstrados com mais eficácia através de video Itens empacotados - bem conhecidos - que não podem ser abertos mesmo numa loja tradicional Marcelo A Barros PhD –

99 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Exemplos de Valores Vendas On-line - EUA, 1999 ($B) HW / SW Viagens 8 Serv.Financ. 7 Art.Colec. Música/Vídeo 6 Livros 5 Roupas/Art.Esp. 4 Flores/Present 3 Loj.Depart. 2 Ingressos Eletrônicos 1 Automotivo Casa/Jardim Fonte: Shop.org; Boston Consulting Group Brinquedos Marcelo A Barros PhD –

100 Atividades de Avaliação
Tarefa 1: Selecione uma empresa de e-busines e realize uma avaliação da mesma e de seu negócio segundo os critérios de maturidade para a e-conomia (NetReadiness) Marcelo A Barros PhD –

101 Atividades de Avaliação
Tarefa 2: Identifique, com uma descrição sobre o essencial, os possíveis mercados usuários (clientes) de seus atributos de empreendedor, de seus recursos e competência e de sua inovação (produto e/ou serviço ou processo na internet). Marcelo A Barros PhD –

102 Atividades de Avaliação
Tarefa 3: Identifique necessidades não atendidas detectadas nos possíveis mercados investigados e descreva 3 delas, em ordem de prioridade, que podem se caracterizar como oportunidades para você. Explicite os critérios que utilizou para selecioná-las. Marcelo A Barros PhD –

103 Atividades de Avaliação
Tarefa 4: Estruture seu potencial empreendedor para a idéia de e-business definida como de maior prioridade, usando o modelo básico simplificado abaixo: O Empreendedor (Porque Você e Cia?) Nome do Negócio, Ramo do Negócio, Equipe e seu perfil, Responsável pelo Projeto, Visão, Missão e Metas Marcelo A Barros PhD –

104 Atividades de Avaliação
Tarefa 5: Estruture sua idéia de inovação para o e-commerce (produto e/ou serviço ou processo na internet), usando o modelo básico simplificado abaixo. Produto/Serviço Principal da Empresa: Necessidade Atendida, Funcionalidades do Produto/serviço, Diferenciais de competitividade (Uniquenesses),”Cliente Investidor” Marcelo A Barros PhD –

105 Atividades de Avaliação
Tarefa 6: Inicie o Planejamento de Marketing de sua idéia de e-business usando o máximo de informação de que dispuser no momento (até 14/DEZ). Prepare uma primeira versão do Sumário Executivo do seu PN, para apresentação no dia 14/DEZ. OBS.: Use os recursos que desejar. Marcelo A Barros PhD –

106 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Apresentação do PN Duração 8-15 minutos Ênfase no Negócio Estar bem preparado quanto à tecnologia Evitar jargões técnicos Marcelo A Barros PhD –

107 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Apresentação do PN Roteiro: 1. Equipe e razão da sua qualificação para realizar o projeto 2. Produto/Serviço 3. Análise de mercado 4. Analise financeira Marcelo A Barros PhD –

108 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Apresentação do PN Descrição do Produto/Serviço. Deve ser clara e objetiva. Começar pela necessidade que levou à inovação proposta e indicar os diferenciais de competitividade da solução. Focar no valor agregado para o cliente. Marcelo A Barros PhD –

109 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Apresentação do PN 2. Análise Mercadológica Claramente qual é a oportunidade, como pretende aproveitá-la e quais são as suas condições para isso; Qual é o mercado potencial (total, incluindo aquele já tomado pela concorrência), o mercado alvo, o valor que os clientes pagarão, como eles terão acesso ao produto/serviço e sua imagem. Apresentar quadro comparativo de competividade (pontos fortes e fracos) Descrever as fontes de fundamentação Análise financeira Deve ser sintética (uma página) Usar o melhor comunicador da equipe para apresentar Demonstrar, através do comportamento, da indumentária, do vocabulário e da postura, que pertence ao meio no qual vai atuar. Marcelo A Barros PhD –

110 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Apresentação do PN 2. Análise Mercadológica Apresentar quadro comparativo de competividade (pontos fortes e fracos) Descrever as fontes de fundamentação 3. Análise financeira Deve ser sintética (uma página) 4. Exposição Usar o melhor comunicador da equipe para apresentar Demonstrar, através do comportamento, da indumentária, do vocabulário e da postura, que pertence ao meio no qual vai atuar. Marcelo A Barros PhD –

111 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Apresentação do PN 4. Exposição Usar o melhor comunicador da equipe para apresentar Demonstrar, através do comportamento, da indumentária, do vocabulário e da postura, que pertence ao meio no qual vai atuar. Marcelo A Barros PhD –

112 Marcelo A Barros PhD – barros@dsc.ufpb.br
Bibliografia Kuratko, Donald and Hodgets, Richard. Entrepreneurship: A Conteporary Approach, Dryden Press, 1997. Liebowitz, Jay. Knowledge Management Handbook. CRC Press, 1999 Slywotzky, Adrian. The Profit Zone. Times Business, 1998 Hartman, Amir. Net Ready: Strategies for Success in the E-conomy. McGraw Hill, 2000, Seybold, Patricia. Customers.com. Times Business, 1999. Manning Ross, L., Business Plan.Com. Oasis Press, 1999. Filion, Dolabela. Boa idéia e Agora?. Cultura, 2000 Marcelo A Barros PhD –


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