A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

© 2004 F.R.B. Cruz Workshop Pedagógico p.1 Estratégias para uma Atuação Eficiente no Magistério Superior Prof. Frederico R. B. Cruz Departamento de Estatística.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "© 2004 F.R.B. Cruz Workshop Pedagógico p.1 Estratégias para uma Atuação Eficiente no Magistério Superior Prof. Frederico R. B. Cruz Departamento de Estatística."— Transcrição da apresentação:

1 © 2004 F.R.B. Cruz Workshop Pedagógico p.1 Estratégias para uma Atuação Eficiente no Magistério Superior Prof. Frederico R. B. Cruz Departamento de Estatística Universidade Federal de Minas Gerais

2 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.2 Minhas qualificações para dar conselhos Monitor –Há algum tempo atrás... Professor auxiliar e assistente –De 1991 a 1993 Departamento de Matemática, Estatística e Computação Universidade Federal de São João del Rei Professor visitante –1997 Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais Professor adjunto –Desde 1997 Departamento de Estatística Universidade Federal de Minas Gerais

3 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.3 Meus Princípios Básicos como Professor Não preciso esperar do aluno a minha própria motivação para o conteúdo ministrado Admito abertamente que uns 95% do material estudado na faculdade vai para o arquivo morto depois da formatura –O único problema é que não há forma de saber quais 5% você vai precisar O erro mais grave (erro tipo 1) é reprovar um bom aluno –Quase todos os colegas acreditam que deixar passar um mau aluno é muito mais grave! Todo aluno tem sentir que teve um tratamento justo –Possível ainda que o aluno seja reprovado?! –Diálogo A vigilância deve começar no primeiro dia de aula

4 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.4 Requisitos de uma Aula Um assunto interessante –Temos realmente controle sobre isto? Uma estrutura de exposição correta –Um estrutura qualquer é melhor que estrutura nenhuma? Um método pedagógico eficaz –Há pedagogia eficaz?

5 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.5 Requisitos de uma Aula – O Assunto Assuntos da moda –Não dão problemas, pois são naturalmente interessantes Admitir sua dificuldade –Uma avaliação errada pode ser muito desestimulante Pensar na interdisciplinaridade –Procurar contextos alternativos e conexões –Explicitar correlação entre os conhecimentos apreendidos Enfoque conceitual –Preocupação com a fundamentação e entendimento do conceito

6 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.6 Requisitos de uma Aula – A Estrutura Princípio –Falar sobre o quê será exposto Meio –Expor o conteúdo Fim –Falar o que foi exposto

7 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.7 Requisitos de uma Aula – A Pedagogia Tradicional –Centrada no PROFESSOR Função se define como a de vigiar e aconselhar os alunos, corrigir e ensinar a matéria –Metodologia Conteúdos expostos de forma oral, numa sequência pré-determinada e fixa Enfatiza-se a necessidade de exercícios repetidos para garantir a memorização dos conteúdos Costuma se chamada de enciclopedismo, por enfatizar a aprendizagem de grande quantidade de conteúdos –Professor Autoridade máxima O guia do processo educativo Fica na frente da sala, falando para os alunos sentados em filas

8 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.8 Requisitos de uma Aula – A Pedagogia (cont) Renovada –Coloca o ALUNO no centro da atividade escolar Não o professor ou mesmo o conteúdo –Metodologia Destaca o princípio da aprendizagem por descoberta Estabelece que essa aprendizagem deve partir do interesse e da atividade de experimentação dos alunos No extremo, deve moldar toda a atividade da escola em torno da vontade do aluno e perder de vista o papel de transmissão de conhecimento –Professor Visto como facilitador no processo de busca do conhecimento pelo aluno Organiza e coordena situações de aprendizagem, adaptando suas ações às características individuais dos alunos Na sala de aula, tende a circular entre grupos de alunos que trabalham independentemente

9 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.9 Requisitos de uma Aula – A Pedagogia (cont) Tecnicista –Centrada em CARTILHAS Inspirada nas teorias behavioristas de aprendizagem A idéia é que, a partir do conhecimento da forma como o ser humano aprende, é possível desenvolver técnicas para o ensino –Metodologia Envolve a tecnologia programada de ensino A aprendizagem passa por uma sequência rigidamente pré-programada de atividades –Professor Especialista na aplicação de manuais que estabelecem o programa de aprendizagem Auxilia os alunos a executarem as tarefas pré-concebidas

10 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.10 Requisitos de uma Aula – A Pedagogia (final) Social e Política –Centrada em preocupações sociais e políticas Origem Maxista –Metodologia Pedagogia libertadora –Discussões de temas sociais e políticos e ações imediatas Pedagogia crítico-social dos conteúdos –Importância de domínio dos conteúdos, para defesa dos interesses de classe –Professor Coordenador de atividades Organiza e atua conjuntamente com os alunos

11 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.11 Requisitos de uma Aula (final) Um assunto interessante –Temos realmente controle sobre isto? Uma estrutura de exposição correta –Um estrutura qualquer é melhor que estrutura nenhuma? Um método pedagógico eficaz –Há pedagogia eficaz?

12 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.12 Minhas Preocupações Fundamentais Evasão –Quando e como se dá? –Até aceitável se for por algum fator externo Retenção –Não havia nenhuma evidência? Baixo nível cognitivo –Fator de maior pressão entre colegas professores –Para mim, é a preocupação menos importante

13 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.13 Minhas Preocupações Fundamentais (final) Estabelecimento das regras do jogo –Essencial programação para todo o semestre Incluem-se datas e assuntos das avaliações Resultados devem ser prontamente divulgados –Faz parte do tratamento justo ao aluno dar-lhe a chance de, com a matéria fresca na cabeça, ser capaz discutir a correção –Claro que mudanças são aceitáveis Estabelecimento das regras de etiqueta –A cola é uma infração grave, passível de processo disciplinar Impunidade nestes casos tira a motivação do grupo Mas a idéia não é flagrar ninguém colando –Enfatizar a importância de uma participação ativa

14 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.14 Conselhos Metodológicos Não tente resolver todos os problemas do mundo Planeje suas atividades Meça seu progresso Mantenha o foco –Não mude radicalmente de direção no meio do caminho Seja cético: não acredite em tudo que ler Seja cético: não acredite em tudo que lhe digam Converse regularmente com seus colegas

15 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.15 Conselhos Metodológicos (final) Não leve críticas dos alunos e/ou superiores para o lado pessoal –A crítica é ao seu trabalho, não a você –A crítica é ao seu trabalho mesmo que digam Você cometeu um ENGANO! Blá, blá, blá! Na realidade, algumas críticas podem sim ser pessoais –Há muitas pessoas com baixa auto-estima que necessitam de derrubar as outras –Entretanto, você tem a escolha de não levar para o lado pessoal –Você é uma pessoa esperta, mas humana, e portanto você comete enganos ocasionais, mas que não comprometem a sua esperteza

16 © 2004 F.R.B. CruzWorkshop Pedagógico p.16 Agradecimentos Agradeço aos meus professores, tanto os bons quanto os ruins, e a todos os meus alunos, os bons e os ruins, por me ensinarem sobre boas estratégias para uma atuação eficiente no magistério superior.


Carregar ppt "© 2004 F.R.B. Cruz Workshop Pedagógico p.1 Estratégias para uma Atuação Eficiente no Magistério Superior Prof. Frederico R. B. Cruz Departamento de Estatística."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google