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NOVOS MODELOS DE EMPRESA SETOR AUTOMOBILÍSTICO

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Apresentação em tema: "NOVOS MODELOS DE EMPRESA SETOR AUTOMOBILÍSTICO"— Transcrição da apresentação:

1 NOVOS MODELOS DE EMPRESA SETOR AUTOMOBILÍSTICO
Alina Araujo Camilla Pires Filipe Alves Julia Sader Ricardo Mazzetti

2 Cadeia Produtiva

3 O Setor Mundial Em 2008, produziu 69,6 milhões de unidades e os veículos leves responsável por cerca de 95,6% Maiores produtores são os EUA e o Japão. O Brasil está em 6º lugar 5 montadoras representam 49,2% da produção mundial de veículos leves Cerca de 680 mil exportações de veículos leves no modelo CKD

4 O Setor Mundial

5 O Setor Mundial

6 O Setor Mundial

7 O Setor no Brasil Instalada no Brasil desde a década de 50
Atualmente presente em 8 Estados brasileiros com 50 fábricas diferentes Em 2008 o faturamento líquido representou 19,8% do PIB industrial Emprega em torno de 110 mil trabalhadores Capacidade produtiva de 4,0 milhões de veículos/ano A frota brasileira possui 27,4 milhões de veículos e cresce em torno de 7,7% por ano As principais montadoras no Brasil são: FIAT, FORD, GENERAL MOTORS, VOLKSWAGEN, TOYOTA, MERCEDEZ-BENZ, RENAULT, PEGOUT CITROEN, HYUNDAI, HONDA, MITSUBISHI.

8 O Setor no Brasil

9 Perspectivas Incentivos fiscais do Governo – aumento na produção
Previsão para crescimento da economia de 5,2% Vendas alcançaram 3,3 milhões de unidade vendidas Exportações não aumentaram devido a lenta retomada pós crise dos outros países Em 2011 o crescimento das exportações deve aumentar em torno de 16% O crescimento do faturamento será perto de 9,8%, incremento devido o volume vendido internamente Deverão ocorrer reajustes de preços Não haverão investimentos em novas plantas, devido a crise ocorrida Serão feitos investimentos nas plantas existentes e aumento de turno

10 Perspectivas

11 Grupo Sinal Faturamento previsto para 2010 de 2 bilhões;
Mais de 30 concessionárias Fiat, Ford, Honda, Nissan, Kia, Renault e Suzuki motos; Atuação em São Paulo, ABCD e Minas Gerais; Mais de 2000 funcionários; Um dos principais players no segmento de vendas de veículos no Brasil

12 Grupo Sinal Política_Guerra Cambial/ Incentivos fiscais do Governo;
Economia_Desaceleração, aderência ao comportamento/ Aumento do Crédito/ Prazo; C Cliente_Fator de competitividade mais importante- Valor percebido/ atendimento e serviços prestados; D Concorrência_Alto custo inicial, poucos entrantes. Diferencial: velocidade de entrega, confiabilidade e eficiência operacional- estoques; E Tecnologia_Restruturação da produção- carro mundial (leves/ econômicos/ - poluentes) / Engenharia simultânea; F Social_Aumento do padrão de vida/ Crescimento da classe “C”; G Jurídico_Contran: Ambiental+ Segurança;/ Associações internacionais; H Infraestrutura_Efetividade: gerenciamento da produção/ qualidade. Implementação de materiais alternativos;

13 Grupo Sinal GRAU DE INCERTEZA IMPACTO Política Economia Cliente
baixo alto A Política B Economia baixo C Cliente H D Concorrência E E E Tecnologia B A F alto Social IMPACTO G Jurídico D C G H F Infraestrutura

14 Grupo Sinal Política_Guerra Cambial/ Incentivos fiscais do Governo;
Economia_Desaceleração, aderência ao comportamento/ Aumento do Crédito/ Prazo; C Cliente_Fator de competitividade mais importante- Valor percebido/ atendimento e serviços prestados; D Concorrência_Alto custo inicial, poucos entrantes. Diferencial: velocidade de entrega, confiabilidade e eficiência operacional- estoques; E Tecnologia_Restruturação da produção- carro mundial (leves/ econômicos/ - poluentes) / Engenharia simultânea; F Social_Aumento do padrão de vida/ Crescimento da classe “C”; G Jurídico_Contran: Ambiental+ Segurança;/ Associações internacionais/ Sindicatos; H Infraestrutura_Efetividade: gerenciamento da produção/ qualidade. Implementação de materiais alternativos;

15 Grupo Sinal Análise SWOT Fortes Fracos Oportunidades Ameaças
Liderança do Mercado; Consolidação no Mercado; Mix de produtos; Parceria com fornecedores; Alto indice de mudança da carteira de clientes; Pouca fidelização de clientes pós venda; Relacionamento distante com clientes; Oportunidades Ameaças Crescimento da Classe “C”; Facilidade de acesso a crédito; Expansão do setor; Concorrência acirrada; Dumping Chines no mercado;

16 Grupo Sinal Preço Veículo Estoque pronta entrega Tempo de Entrega
B A Preço Veículo A C B Estoque pronta entrega G C F Tempo de Entrega E H D Mix de produtos E J Preço Pós-venda I F Atenção no atendimento G Infraestrutura H Inovação I Flexibilidade J Programas de Fidelização

17 Grupo Sinal Análise de gaps
Preço pós venda – O preço do serviço pós venda é maior que dos principais concorrentes, motivando muitas vezes perda de clientes. F Atenção no Atendimento – Faltam treinamentos para profissionalização do atendimento dos clientes, fator que pode causar perda de clientes no momento da compra e inclusive em compras futuras. J Programa de Fidelização – Não existem programas de fidelização, o marketing é voltado apenas para vendas instantâneas e não para manter o cliente fiel às concessionárias.

18 Grupo Sinal Definição da Estratégia Competitiva e Plano de Ação
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS- Aumentar Padronização de Serviços Investir na melhoria dos padrões de serviços Estabelecer padrões de serviço que sejam percebidos na entrega do produto ao cliente Diversificar os produtos (Volks, GM e Toyota), mantendo o padrão de qualidade Sinal Investir em programas de fidelização de clientes Mudar o nome de todas as concessionárias para Sinal Bonificar os vendedores de acordo com a qualidade do seu atendimento medida na pesquisa de satisfação PONTOS DE ALAVANCAGEM Definição de uma metodologia para padronizar e avaliar prestação de serviços Investimento em ferramenta de CRM PLANO DE AÇÃO PERÍODO 3 meses 6 meses 9 meses 12 meses 15 meses 18 meses Estudo, implementação e divulgação do CRM Aquisião de concessões da Volks, GM e Toyota Treinamento dos funcionários Promoção e Divulgação dos Benefícios Obtidos para o Cliente

19 Grupo Sinal Resultados esperados Impactos Previstos
Melhora na Qualidade dos Serviços Prestados Agilidade na Prestação de Serviços Valorização da Marca Fidelização de clientes Aumentar a receita por cliente ao longo da sua vida de consumidor Tornar-se referência na prestação de serviço de venda de veículos Fatores Críticos de Sucesso Implantação de Ferramenta Adequada Treinamento adequado Extender as Ações para toda Rede Assegurar Padrões de Serviços Possíveis Barreiras Custo de aquisição de ferramentas Dificuldade em quantificar as vantagens das mudanças Cultura Organizacional Aspectos Culturais de cada Localidade

20 Conclusão Implementação da proposta necessita de quebra de paradigma na organização; Proposta inovadora no segmento com perspectiva de bons retornos; Mudança do foco do atendimento, tendo em vista a fidelização do cliente; Propõe uma mudança no modo de sua operação em comparação ao mercado; Pequenos custos em relação ao potencial de ganho previsto


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