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SISTEMA MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR

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Apresentação em tema: "SISTEMA MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR"— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA MINEIRO DE ADMINISTRAÇÃO ESCOLAR
“A ESCOLA PÚBLICA CONTEMPORÂNEA E OS FAZERES DO GESTOR ESCOLAR” Encontro de diretores das escolas estaduais de Minas Gerais Metropolitanas A, B, C. 5 A 9 DE AGOSTO DE 2013 – Hotel Tauá – Caeté – MG

2 Objetivos: Dotar a rede estadual de ensino de um sistema informatizado e padronizado de gestão de processos administrativos e educacionais. Centralizar todas as informações educacionais da rede estadual de ensino de Minas Gerais em um sistema único. Oferecer aos gestores educacionais, e à sociedade mineira, informações precisas, atualizadas e confiáveis sobre o sistema estadual de ensino.

3 Obrigatoriedade e Responsabilização:
A Resolução da SEE Nº 1180, de 28 de agosto de 2008, tornou obrigatória a adoção em todas as escolas estaduais. Essa Resolução determina atualização dos dados até o 5º dia útil de cada mês. Art. 6 – É responsabilidade do Diretor da Escola a entrada dos dados no SIMADE, a sua fidedignidade e a sua atualização periódica.

4 Assim terá mais argumentos para fazer o acompanhamento e cobranças.
Ainda que o gestor não seja o executor das tarefas do SIMADE, deve compreendê-las. Assim terá mais argumentos para fazer o acompanhamento e cobranças.

5 Cabe ao Diretor (a) Criar senha para servidores no SIMADE, e inativar os servidores que não mais estão lotados na Escola. Controlar Pendências da Escola na tela inicial. Verificar Relatórios no menu utilitários Este menu é para uso frequente da escola para monitoramento dos trabalhos, até para avaliar se o trabalho está em dia. Há relatórios que vão subsidiar tarefas para as escolas.

6 Planejamento, Acompanhamento e Avaliação dos Projetos:
O SIMADE é a fonte oficial da SEE para o planejamento, acompanhamento e avaliação dos projetos (Proeti, PIP, Aprofundamento de Estudos, Professor da Família, etc); Escolha das empregabilidades pela escolas para realização do seminário. (Reinventando o Ensino Médio) Uso das informações de turmas, carga horária de disciplinas e docentes associados para subsidiar liberação de futuras designações nas escolas.

7 Planejamento, Acompanhamento e Avaliação dos Projetos:
Planejamento para atendimento de alunos incluídos e escolas de educação especial dando acesso a AEE, sala de recursos, profissionais especializados, materiais específicos. Acordo de Resultados (base para o SIMAVE, e indicadores de distorção idade/série e rendimento).

8 Destinações importantes:
Os dados do SIMADE das escolas estaduais são migrados para o Sistema Educacenso do INEP e se tornarão base oficial de dados do Inep/MEC para distribuição de recursos federais, tais como: - FUNDEB; - Merenda escolar; - Livro didático (inclusive braile); - Transporte escolar; - Materiais diferenciados como computadores para alunos cegos, etc.

9 Destinações importantes:
Os dados migrados para o Educacenso também servirão de base de dados para a aplicação de avaliações nacionais como a Prova Brasil e Saeb. Docentes que não estiverem informados no Educacenso não terão acesso a programas do MEC (Plataforma Freire e outros futuros).

10 Considerações Escola deve manter seus dados sempre atualizados – compromisso do Diretor (a). Maior envolvimento de outras equipes no SIMADE (área pedagógica, inspetores escolares, analista da educação etc...).

11 Fonte: SEDINE – Metropolitana B (adaptado)

12 Colaboração: Rosemari Conceição Diegues – Diretora EE Margarida Brochado Beatriz Costa SEE/MG Rosana Sedine Metropolitana A Alessandra Frauches Sedine Metropolitana B Paulo Sedine Metropolitana C Patrícia Sedine Metropolitana C


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