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TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas Jefferson Bueno.

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1 TÓPICOS ESPECIAIS Gestão de Pessoas Jefferson Bueno

2 Conteúdo Recursos Humanos Recrutamento e Seleção Benefícios Plano de Carreira Gestão de Desempenho Gestão por Competência Gestão de Pessoas com foco em Resultados Educação Corporativa Treinamento, Desenvolvimento e Educação Benefícios e serviços Banco de dados e Sistemas de Informação de RH Principais Modelos de Administração Pública

3 O papel da área de RH Era mero departamento mecanicista que cuidava da folha de pagamento e contratação de pessoal. A gestão de pessoas hoje, se caracteriza pela: Participação Capacitação Envolvimento Desenvolvimento do capital humano das empresas Gestão de pessoas é tema central nas empresas, mas em muitas delas, apenas discurso.

4 Compete ao Dpto. De RH Promover Planejar Coordenar Controlar As atividades relacionadas à seleção, orientação, avaliação de desempenho funcional, comportamental, capacitação, qualificação e acompanhamento do pessoal da organização como um todo. Tem grande responsabilidade na formação do profissional que a instituição deseja, objetivando o crescimento do profissional e da empresa.

5 Gestão de pessoas como orientadora para princípios Desenvolvimento ético das atividades dos profissionais Capacidade empreendedora Capacidade de interagir com a nova tecnologia Capacidade para atuar em rede Flexibilidade Incorporar a missão e visão da organização Dominar o conteúdo da área de negócios da organização Posicionamento e capacidade para atuar como consultor interno

6 Perfil do Gestor de Pessoas Possuir visão sistêmica Produzir em equipe Bom relacionamento inter pessoal Capacidade de adaptação Cultura da qualidade Criatividade e comunicação Liderança Iniciativa Dinamismo

7 Era do Conhecimento Treinamento é o mais importante fator crítico de sucesso. Plano de capacitação Formação de gerentes Organização Necessidades Recursos humanos Recursos tecnológicos Recursos físicos OrientadorEstimulador

8 Política de RH Promover a seleção, a administração, o aperfeiçoamento e a valorização dos empregados, com foco na gestão de pessoas por competências, em um ambiente organizacional que prime pelas condições de trabalho e que propicie a motivação e a satisfação das pessoas, visando a excelência dos serviços. Explicita a todos o que a organização espera obter de seus colaboradores, assim como seus direitos e deveres. Vem de cima para baixo, envolve todos na organização Está incorporado a cultura de gestão

9 Ética no trabalho Ética na vida O comportamento ético vem sendo observado. Respeito Confiança Responsabilidade social

10 Recrutamento e Seleção Conjunto de procedimentos que atraem candidatos qualificados e capazes de ocuparem cargos da organização; Recrutamento são formas que a empresa irá utilizar para chamar e atrair os candidatos para a seleção; Recrutamento exige planejamento; Ter a certeza de que existe uma vaga a ser preenchida; Observar a descrição da vaga;

11 Processo de Recrutamento Decidir se a empresa possui uma vaga; Consultar o pessoal envolvido; Definir o perfil da pessoa que você precisa; Verificar as expectativas do candidato; Planejar a procura do candidato; Preparar o anúncio Selecionar os candidatos Responder aos candidatos. Responsabilidade do cargo Local de trabalho Qualidades pessoais desejadas Salário Resposta exigida(CV) O ÊXITO DE UMA EMPRESA NO FUTURO, DEPENDE DA SUA HABILIDADE EM SELECIONAR HOJE AS PESSOAS COM POTENCIAL PARA TEREM DE- SEMPENHOS COM ALTO NÍVEL DE QUALIDADE. “ Charles Flory”

12 Sistema de Recursos Humanos Conjunto de elementos entre os quais há uma relação; Disposição das partes ou dos elementos de um todo, coordenados entre si, e que formam uma estrutura organizada. Universidades Instituições de ensino Mão de obra disponível Mão de obra empregada Mercado de trabalho Sociedade Governo Crescimento econômico Inovação tecnológica Competitividade Empregabilidade

13 Segundo Clause Lévi-Strauss Sistema é: “uma estrutura que oferece um caráter de sistema, constituindo em elementos combinados de tal forma que qualquer modificação num deles implica uma modificação de todos os outros”.

14 Sistema Organizacional da Empresa FILOSOFIA ADMINISTRATIVA POLÍTICA DE ATUAÇÃO TRADIÇÃO,IMÁGENS PROCESSOS DADOS INTERNOS Filosofia empresarial Objetivos da empresa Junto ao RH Política de RH Processos Internos DADOS EXTERNOS Atividades Econômicas Mercado de trabalho Tecnologia Legislação PROCEDIMENTOS Adm de Cargos e Salários R&S T&D Avaliação de Desempenho Administração participativa Negociações REALIZAÇÃO Integração de RH aos negócios Trabalhadores Motivados Aumento da produtiVidade Integração no tranalho Consecução dos Objetivos de RH

15 Realização Integração de RH ao negócio; Motivação da força de trabalho; Aumento da produtividade; Consecução dos objetivos de RH

16 Recrutamento e Seleção Recrutar e selecionar deve servir para a empresa como função estratégica; Deve-se avaliar e mensurar as funções do cargo em aberto. (Salário X nível de atividades); Para se atingir um nível de qualidade do processo de recrutamento, deve-se acompanhar os meios pelos quais busca-se encontrar um profissional; A área de RH desenvolve suas atividades em função do que o mercado de trabalho oferece. A situação econômica, política, social e educacional no cenário nacional exerce influência sobre as atividades de RH.

17 Enfrentando o processo de R&S VOCÊ PRECISA SER ACHADO!!!!!!!!!!!!!!!! ONDE VOCÊ ESTÁ ALOCANDO SEU CURRÍCULO??????? ????????????????

18 Dicas 1-O currículo,o deve ser atraente, conciso e relevante do ponto de vista das informações; 2- distribua apenas nas empresas em que você deseja trabalhar; 3- Nunca chegue atrasado às entrevistas; 4-Use vestuário apropriado, e mantenha sua apresentação impecável; 5-Tenha sempre uma caneta, ou duas; 6-Desligue o celular; 7- Leve cópia do currículo; 8-Não minta ou exagere; 9- NÃO IMPLORE PELO EMPREGO!!! 10- Mantenha suas competências em dia e atualizadas com o mundo.

19 DICAS REVEJA O CONTEÚDO DADO EM SALA!! LEIA A APOSTILA!! JEFFERSON BUENO


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