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Prof. MSc. Cláudio Cabral

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Apresentação em tema: "Prof. MSc. Cláudio Cabral"— Transcrição da apresentação:

1 Prof. MSc. Cláudio Cabral
Gestão do Atendimento e Relacionamento com o Cliente Administração da Fidelidade Prof. MSc. Cláudio Cabral

2 Fidelização Fidelização – integra o processo filosófico do marketing de relacionamento.

3 Cliente Fiel O que caracteriza um Cliente Fiel?
Você se considera um cliente fiel? O que é necessário para uma empresa obter sua fidelidade?

4 Cliente Fiel- Conceito
Cliente fiel é aquele que: Está envolvido/ presente; Não muda de fornecedor (pelo menos sem dar uma chance); Mantém consumo frequente; É satisfeito com o produto ou serviço.

5 Fidelização Fidelização – é o processo pelo qual um cliente se torna fiel. Processo de evolução da Fidelização Fontes: Jill Griffin, Customer loyalty: how to earn it, how to keep it. Nova York: Lexington Books, 1995, p. 36. Veja também Murray Raphel e Neil Raphel, Up the loyalty ladder: turning sometime customers into full-time advocates of your business. Nova York: HarperBusiness, 1995.

6 O Cliente da Concorrência
É o cliente externo que não compra só da empresa atendida, compra também dos concorrentes. A soma dos clientes fiéis da empresa e da concorrência formam os clientes ativos. Por que compram na concorrência?

7 Como Fidelizar? Valorizar o segmento de melhores clientes. QUEM ME INTERESSA? Atenção especial e soluções reais. DE QUEM EU CUIDO? Aprender com o cliente. QUEM EU OUÇO? Entender o cliente, não simplesmente atender. QUEM EU ENTENDO?

8 Como Fidelizar? Gerir conhecimento. ONDE GUARDO AS INFORMAÇÕES SOBRE O CLIENTE? EU AS USO? Praticar o relacionamento. COM QUEM MANTENHO CONTATO? Comunicar-se de forma personalizada. DE QUEM EU GUARDO O NOME?

9 Modelo de Retenção de Clientes
Mobilizar as pessoas e a organização a favor da retenção dos clientes Estamos todos no mesmo “barco” Conhecer os clientes é retê-los Concentrar a atenção nos melhores clientes Delegar poderes aos subordinados Manter satisfeitos os clientes internos

10 Modelo de Retenção de Clientes
O compromisso da organização para com a retenção do cliente Errar é humano, recuperar um cliente é divino Manter-se em contato com o cliente

11 Modelo de Retenção de Clientes
Integração organizacional Lidere, siga ou saia do caminho Todos são responsáveis Reconheça um bom trabalho O que funciona hoje pode não funcionar amanhã

12 Princípios para reter clientes
Responsabilidade individual Orientação para a ação Adaptabilidade organizacional

13 Como fidelizar o cliente interno?
Envolver a equipe Relatórios consolidados para todos os departamentos-chave da empresa. Decidir a periodicidade. Números bem explicados Saber como o seu público interno pode ajudar na satisfação dos clientes.

14 Como fidelizar o cliente interno?
Envolver a equipe Esclarecer o público interno sobre a influência dos usuários sobre os compradores. Fazer Pesquisas internas e externas Valorizar os clientes internos

15 Por que um CRM pode fracassar?
Implementação sem o envolvimento interno. O processo não se torna constantemente evolutivo.

16 Quanto mais cliente melhor?
Ampliar a carteira de clientes deve ser uma estratégia muito bem planejada. Cuidado com o “ Circulo Vicioso” : Atrair (mídia), atrair mais, não dar conta de atender, perder, atrair para repor (mídia) Deve-se monitorar a satisfação do cliente para ajustar sua força de trabalho, visando manter o maior número de clientes rentáveis.

17 O máximo da fidelidade Perguntas estratégicas
Qual a profundidade do conhecimento de nossa empresa em relação aos clientes? Que lucratividade temos com nossos segmentos (grupos de clientes) de maior valor e potencial? Como definimos satisfação, fidelidade e lealdade? Como as aferimos?

18 O máximo da fidelidade Perguntas estratégicas
4. Qual o nosso percentual de consumidores fiéis? 5. Quantos consumidores (mais significativos) nossa empresa perde a cada ano? Quantos conquistamos? 6. Qual o segmento de consumidores potenciais que a empresa precisa buscar? 7. Qual o segmento de consumidores potenciais que a empresa precisa buscar?

19 O máximo da fidelidade Perguntas estratégicas
8. Há comprometimento de todos os funcionários de empresa? Eles possuem participação nos lucros ou outros prêmios por desempenho? 9. Qual o nível de comunicação que nossa empresa tem com todos os funcionários? Informa-se sobre as evoluções dos negócios empresariais?

20 Conclusão Para atingir alta performance nos resultados é fundamental implementar um programa fidelização e retenção de clientes. Deve-se aferir e gerenciar a rentabilidade dos clientes para direcionar recursos.

21 Exercício Baseado na empresa onde trabalha ou numa empresa que conheça, desenvolva estratégias para FIDELIZAR E RETER os: clientes finais (externos), clientes internos

22 Obrigado Até a próxima aula


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